segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Obras do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo

Aproveitando verbas que resultaram do encerramento da AIBT-Côa (projecto que encerrámos definitivamente nos inícios de 2007), no valor de 31.193,39€, foi decidido em Julho de 2007, em reunião com o Sr. Presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, aplicar esse remanescente financeiro acrescido de mais 50%, em equipamento e obras de requalificação do edifício do Museu, que, como se sabe, constituirá património municipal.

Em todo o caso, preferiu a Câmara que o concurso para essas obras e equipamentos fosse de iniciativa do PARM, dando a autarquia todo o apoio técnico à elaboração dos cadernos de encargos, abertura de concursos, escolha de proposta vencedora e acompanhamento de obras.
Quanto aos equipamentos, foi com esse montante que foi adquirido o novo mobiliário para o auditório (adjudicado à empresa Haworth-Cortal), bem como o equipamento sonoro também instalado no auditório (adjudicado a Carlos Mateus, de Torre de Moncorvo), e ainda um corrimão de ferro forjado, no escadório da fachada principal (obra de Irmãos Amaral, de Torre de Moncorvo). Todos estes trabalhos foram realizados ainda em 2007.

Já em 2008, para a parte de obras, foi a empreitada geral da recuperação do edifício entregue à firma Antero A. de Paiva, de Torre de Moncorvo. Esta empreitada consistiu na remodelação da cobertura que apresentava vários problemas, na eliminação de problemas de salitres, ao nível do rés-do-chão, raspagem e pintura das fachadas.

Todo o acompanhamento técnico foi prestado pela Divisão Técnica de Património do Município, sobretudo através das Srªs. Arquitecta Ana Rodrigues e Engª Marina Cavalheiro, com apoio pontual do Arqtº. Telmo Soromenho.

Embora ainda faltem alguns aspectos, como, por exemplo, o tratamento de caixilharias e tratamento das madeiras do Auditório, para já o edifício do Museu apresenta já outro aspecto(como se pode constatar pela última foto, em baixo):


Início dos trabalhos - Maio de 2008


Levantamento do telhado do lado das traseiras.


Colocação de isolamento sub-telha e ondulina.


Levantamento do telhado do lado da fachada principal, onde também foi reconstituído o beirado.


Recolocação das telhas.


A fachada principal com a pintura anterior muito degradada.


Picagem de parede do rés-do-chão para elimina o problema do salitre.


Fachada principal depois das obras, sendo colocado um "lettering" identificativo do museu, junto à entrada principal.

Sem comentários: