terça-feira, 16 de setembro de 2008

Acompanhamento da Intervenção no Muro Poente da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

Durante os meses de Julho e Agosto, decorreu uma intervenção no Muro Poente da Igreja Matriz de Moncorvo, cujo acompanhamento arqueológico foi efectuado pelo PARM.

Sucintamente, como se devem lembrar há cerca de dois anos, houve um período de grandes chuvas, que fez com que a sustentabilidade do muro estivesse ameaçada, isto é, em perigo de derrocada. Depois deste tempo todo, a actual Direcção Regional de Cultura - Norte, decidiu intervir.

Assim, como poderão ver através das imagens seguintes, foi desmontado grande parte do muro, tendo em atenção o aterro interior e o muro foi reconstruído e devidamente drenado. Por fim, foi reposto o lageado com uma pequena pendente para o muro para o melhor escoamento das águas.

De referir que, no decorrer do acompanhamento, foram recolhidos alguns materiais cerâmicos, osteológicos e metálicos, os quais serão tratados no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e aqui deverão ficar depositados se a Direcção Regional da Cultura do Norte assim o autorizar.

Há ainda a assinalar o achado de duas pedras decoradas, em granito, com motivos que poderemos considerar do período românico, ou tardo-românico. São mais dois elementos que podem confirmar a suspeita levantada há mais de 10 anos, sobre a localização da antiga igreja medieval de Santa Maria, no local da actual igreja matriz (ver, a propósito, a obra: "A igreja matriz de Torre de Moncorvo", de Eugénio Cavalheiro e Nelson Rebanda, Edição de João Azevedo, Mirandela, 1998 - pode ser pedida directamente ao Editor, ao Posto de Turismo de Torre de Moncorvo, ou ao Museu do Ferro & da Região de Moncorvo).

Ficam aqui algumas imagens do recorrer da obra:






























(Fotos PARM)

Sem comentários: