terça-feira, 15 de abril de 2008

Prémio ProGeo - Menção honrosa para projecto: Museu do Ferro & da Região de Moncorvo

O ProGeo - The European Association for the Conservation of the Geological Heritage (Associação Europeia para a conservação do Património Geológico), é uma organização europeia sedeada na Suécia, com uma representação em Portugal, a ProGeo-Portugal, dirigida pelo geólogo José Brilha, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho.

O comité português do ProGeo instituíu, em 2004, o Prémio de Geoconservação, com o objectivo de:
- distinguir os melhores exemplos de conservação do património geológico promovidos por autarquias;
- estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar o Património Geológico e incentivar as autarquias a adoptar estratégias e procedimentos para a sua conservação;
- divulgar e sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor do Património Geológico como parte integrante do Património Natural;
- motivar os órgãos de comunicação social para o debate sobre o papel da Geologia na sociedade contemporânea.

É atribuído anualmente um único prémio (candidatura ganhadora), juntamente com uma menção honrosa atribuída ao segundo classificado.

Museu do Ferro & da Região de Moncorvo


Assim, no final do passado mês de Fevereiro, a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo apresentou uma candidatura a este prémio, a qual foi tecnicamente elaborada pela divisão de património municipal e equipa do Museu do Ferro, tendo subscrito a memória geológica o Dr. Rui Rodrigues, associado do PARM.

No dia 2 de Abril, na Universidade do Minho, reuniu-se o júri constituído para a atribuição do prémio, tendo decidido, por unanimidade, atribuir o Prémio GeoConservação 2008 à Câmara Municipal de Arouca, para a candidatura "Geoparque Arouca", tendo cabido à Câmara Municipal de Torre de Moncorvo a Menção Honrosa, e, destacamos da deliberação: "pela sua candidatura intitulada 'Museu do Ferro & da Região de Moncorvo' evidenciar empenhamento na valorização do Património Geomineiro e potencial para o desenvolvimento futuro de acções de conservação e valorização do Património Geológico".

Conclui a nota do Júri: "O Prémio e Menção Honrosa serão entregues no dia 22 de Abril de 2008, dia Internacional da Terra e Dia do Nacional do Património Geológico, nas respectivas autarquias vencedoras".

Sabemos que os representantes do Grupo Português do ProGeo, Doutores José Brilha (Universidade do Minho), Mário Cachão (Universidade de Lisboa) e Miguel Ramalho (Liga para a Protecção da Natureza), se deslocarão no próximo dia 22 a Arouca, da parte da manhã, e a Torre de Moncorvo, da parte da tarde.

O PARM, como entidade co-responsável com o município de Torre de Moncorvo na organização e gestão do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, congratula-se com esta notícia, que nos enche a todos de muito orgulho, pois representa um reconhecimento muito importante pelo investimento feito e pelo trabalho realizado.

Sobre este assunto, ver ainda:

http://www.progeo.pt/progeo_pt.htm

http://www.naturlink.pt/canais/artigo.asp?iCanal=35&iSubCanal=66&iArtigo=23252&iLingua=1

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens e continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Bom trabalho e muitos parabéns a todos!!!!

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao(s) mentor(es) desta feliz e oportuna iniciativa demonstrativa do empenho persistente e construtivo em prol do conhecimento/divulgação à escala global, do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo que neste concurso, em que vários outros Museus nacionais por certo concorreram, logo mereceu uma Menção Honrosa que em tudo dignifica Torre de Moncorvo e o seu espólio cultural.

Pena é que nem sempre sejam reconhecidos e divulgados trabalhos desta índole (sem betão nem alcatrão...).

Continuem nesta "educovia" que é o caminho certo do desenvolvimento.

Parabéns.
Eduardo Carvalho Sócio do PARM

PARM disse...

Agradecemos, pela nossa parte, as felicitações que nos têm sido dirigidas, muito particularmente do nosso consócio e até há pouco nosso Presidente da Direcção do PARM, Dr. Eduardo Carvalho. Salientamos, no entanto, que a candidatura foi do município, a quem devem ser especialmente dirigidas as felicitações. Nós apenas ajudámos e continuaremos a ajudar em tudo o que seja positivo e relevante para colocarmos o nosso concelho no Mapa.
Mau grado os ventos da História que persistem numa litoralização absurda e em "sugar" toda a vida humana das regiões do interior, temos que procurar caminhos no sentido de se encontrarem modelos de desenvolvimento alternativos e sustentáveis para estas terras (por mais gasta que esta expressão se encontre). Vem aí o famoso QREN... as regras de acesso a fundos seja para a agricultura, para a cultura, ou mesmo para o Turismo estão cada vez mais apertadas... Por isso, mesmo esta simples "Menção Honrosa", pode ser um pontinho no currículo de uma instituição como o Museu, para se conseguir mais algum apoio para se poderem fazer mais coisas... E o nosso sonho é que esta fosse a Sala de Visitas de Moncorvo, quer para os residentes, quer para os visitantes... Um local onde se entre no "espírito da terra", através do património arqueológico, edificado, modos de vida das pessoas, de onde se destaca o que foi o trabalho mineiro associado ao Ferro. E é importante que o mundo não se esqueça que aqui existe uma ocorrência mineral de primeira grandeza, uma "ilha de ferro", no meio de um oceano de montes...
Geólogos, arqueólogos, historiadores, antropólogos,entre todos interessados nos verbos "Saber" e "Conhecer", têm aqui uma excelente sugestão de visita!
Por isso, divulguem o nosso Museu, que é de Todos, e os atractivos da nossa região. É o nosso apelo aos associados do PARM, amigos do Museu e moncorvenses em geral.
É também a nossa obrigação como Cidadãos.
Um abraço a todos,
A Direcção.