terça-feira, 1 de abril de 2008

Portugal-Holanda - Conferência pelo Prof. Rentes de Carvalho



Aqui fica o Convite aos nossos associados (e a todos os interessados) para assistirem à Conferência que será proferida no próximo Sábado, dia 5 de Abril, no Auditório do Museu do Ferro, em Torre de Moncorvo, pelo Exmº Senhor Prof. Doutor Rentes de Carvalho, subordinada ao tema: "Portugal-Holanda, dois mundos".

Mais informamos que o distinto orador é professor universitário jubilado da Universidade de Amesterdão, onde foi professor de Literatura Portuguesa, de 1964 a 1988. Natural de Vila Nova de Gaia, tem as suas origens em Estevais de Mogadouro e, mais remotamente, numas quintas hoje abandonadas, algures no limite da freguesia de Carviçais (concelho de Torre de Moncorvo).

Tendo saído de Portugal por motivos políticos em 1945, depois de uma passagem pelo Brasil, fixou-se na Holanda em 1956, onde trabalhou inicialmente no departamento comercial da embaixada brasileira. No âmbito da sua actividade universitária e como escritor, na Holanda, deu a conhecer vários clássicos da literatura portuguesa (por exemplo Eça de Queiroz e Raul Brandão), e aí escreveu obras que foram "best sellers", tais como os livros Com os Holandeses (1972) e Ernestina (1998), para já não falar de Portugal: um guia para amigos (Portugal, een gids voor vrienden, ed. De Arbeiderspers, 1ª ed., 1989), que nunca teve versão portuguesa, e que é responsável pela procura de Portugal por parte de muitos turistas holandeses.

Apesar de ser muito conhecido e estimado na Holanda, Rentes de Carvalho é um autor quase desconhecido em Portugal, apesar de se ter estreado há exactamente 40 anos, com o seu romance Montedor.

Assim, esta Conferência é uma proposta que lhe fazemos para conhecer um país da Europa do Norte com o qual Portugal nem sempre teve as melhores relações no passado e do qual pouco mais conhecemos que as tulipas e a selecção de futebol. E é uma proposta de descoberta através de um olhar autorizado e (escalpelizador) de um português, nosso conterrâneo, que (con)vive há várias décadas com esse enigmático povo do Norte, onde fez carreira sem ser como estivador ou operário de construção civil, como muitos dos nossos patrícios honradamente fizeram/fazem e que ele tão bem retrata (por exemplo em A amante holandesa, ed. port., 2003).



Em resumo, ouvir falar da Holanda através das palavras do Prof. Rentes de Carvalho, com a sua argúcia, fina ironia e permanente bom humor, além do muito saber, não só livresco mas sobretudo vivido, é um privilégio único!

Além disso, o objectivo deste encontro, no Museu do Ferro, é ainda prestar uma homenagem ao Homem e Escritor que infelizmente tão pouco valorizado tem sido no seu país de origem (apesar de lhe ter sido atribuída a comenda da Ordem do Infante D. Henrique em 1991 e de ter recebido a Medalha de Ouro da cidade de Vila Nova de Gaia, sua terra natal, em 1992), por ocasião da celebração dos 40 anos da sua carreira literária, firmada com o lançamento de Montedor.

Durante a sessão serão apresentados filmes promocionais e distribuídos folhetos sobre a Holanda que nos foram gentilmente cedidos pela Embaixada do Reino dos Países Baixos em Lisboa (designação oficial da Holanda), a quem agradecemos toda colaboração prestada.

Para os interessados, estarão ainda disponíveis para venda alguns livros do professor Rentes de Carvalho.

Contamos com a sua presença no próximo Sábado à tarde!

Não se esqueça, e traga um(a) Amigo(a) também!...

Para mais informações sobre Rentes de Carvalho, ver:

http://www.jrentesdecarvalho.nl/port/index.htm,

ou o seu blog: http://tempocontado.blogspot.com/ (temos um link no nosso blog)

5 comentários:

Anónimo disse...

A exemplo de anteriores palestras, e que já foram muitas, esperamos que desta vez a nossa comunidade "intelectual" moncorvense se faça representar em número que dignifique tão ilustre palestrante, infelizmente quase desconhecido entre nós portugueses.
Continuem com estas iniciativas.

Anónimo disse...

Tem toda a razão o comentador anterior, porque entre essa dita classe "intelectual" moncorvense há muito "pantufeiro": pessoal que calça as pantufas e fica em casa a ler o jornal e a ver televisão o fim de semana inteiro... bem, inteiro não, porque entretanto alguns têm que ir às compras com a esposa ao Dolce Vita de Vila Real, ou ao Ecomarché de Mirandela. E depois queixam-se que "não se passa nada" nesta terra! - E para além disso, como se disse no "post", é mesmo um privilégio ouvir o Professor Rentes, que é um notável escritor e excelente comunicador. Por isso, também faço votos para que apareça muita gente, porque de certeza que não se vão arrepender!

Anónimo disse...

Apoio e subscrevo tudo o que foi dito anteriormente.
Se eu fosse dessas bandas estaria ai de certeza, na primeira fila.
Um bem-haja a quem toma estas iniciativas.

Anónimo disse...

Portugal 3 - Holanda0

Anónimo disse...

Pessoal, isto não é nenhuma partida de futebol, mas não se esqueçam de comparecer a este "Portugal-Holanda", no sábado à tarde, apresentado pelo Mister Rentes de Carvalho.
Podem ter a certeza que todos sairemos a ganhar, culturalmente falando, claro!