quarta-feira, 27 de maio de 2009

Palestra "Sismologia: Princípios e Aplicações"

.
Marquem já nas vossas agendas!

Como é sabido, encontramo-nos numa zona em que episodicamente se regista alguma sismicidade, com origem no grande acidente geomorfológico e tectónico que é a falha da Vilariça.
Estão historicamente documentados alguns sismos na nossa região, alguns com repercussões nas estruturas da igreja matriz de Torre de Moncorvo, como foi o ocorreu há 151 anos, num dia de S. José.

Quando já tínhamos decidido convidar a especialista nesta matéria, Dra. Patrícia Santos, ocorreu o grande sismo de Itália (do dia 6 de Abril).

Em tempos existiu uma estação sismográfica na serra do Roboredo, ao que parece hoje desactivada.

Assim, pela pertinência deste tema, a Secção de Geologia do PARM, coordenada pelo nosso consócio Dr. Rui Rodrigues, convidou a Dra. Patrícia Santos para nos falar sobre esta matéria, no próximo dia 6 de Junho, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
----
Sobre a Conferencista:

Patrícia Santos, é licenciada em Geologia, na FCUP - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2004), com pós-graduação em Prospecção e Avaliação de Recursos Geológicos, na FCUP (2006), e encontra-se na actualidade a desenvolver os estudos para a dissertação de doutoramento, sendo bolseira, desde 2006, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o tema "Cartografia de espessuras de alteração numa zona piloto da margem do Douro através de Métodos Sísmicos: implicações para o Ordenamento do Território", na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

É autora e co-autora de diversos artigos científicos relacionados com a temática de que nos vai apresentar no próximo dia 6 de Junho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu já exprimi por várias vezes o meu apreço pelo Museu do Ferro e pela actividade cultural que continua tenazmente a desenvolver, com total mérito de quem o dirige e entende perfeitamente o que é serviço público na área da cultura.
Quanto ao PARM, cujo blog oficial lamentavelmente pouco tenho frequentado, é notório o elevado nível científico das actividades propostas e dos técnicos, investigadores e cientistas convidados para as suas conferências. Bem merece ser divulgado por todas estas razões e ainda pelo saudável e refrescante banho de consciência cívica que representa.
Parabéns a todos - e mais uma vez como moncorvense o meu obrigado.
Daniel de Sousa

parm disse...

Caríssimo Daniel Sousa,
Muito obrigado, uma vez mais, pelas suas palavras, que para nós constituem um forte estímulo para fazer mais e melhor. Estamos cá para isto mesmo! E o mérito não é de quem dirige, mas de todos os elementos de uma pequeníssima equipa que aqui presta este serviço público em prol da Cultura da nossa terra e de quem nos visita!
Um grande abraço para si, da parte do PARM e do Museu do Ferro,
A direcção do PARM.