quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nova Montra do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, procedeu-se à reformulação da Montra do Museu.
Achámos por bem que ficassem representados os antigos mestres ferreiros do concelho, os mineiros da Ferrominas (1950-1986), e outras imagens relevantes para o estudo da mineração e metalurgia do Ferro, que temos vindo a recolher e organizar num Banco de Imagens (em base de dados informática, consultável no Centro de Documentação do MF&RM).

O resultado final é o seguinte:



Legenda:

1 - Mestre ferreiro António Augusto Carvalho (1920- ), natural de Felgueiras, com oficina nos Escuradais e, posteriormente, residente no Carvalhal e Amigo do Museu (foto A. Basaloco, 2005)

2 – Mina das Fragas da Carvalhosa, Carvalhal. Trabalho de pá mecânica carregando vagonetas. (foto Ferrominas, anos 50 do séc. XX, Arquivo do Museu do Ferro - doação do Engº. João Pedro Monteiro de Barros Cabral, Amigo do Museu do Ferro, em 2008)

3 – Oficina do Ferreiro Adérito Ângelo Amaral (1927-1999), na Rua dos Palheiros (Torre de Moncorvo). Na foto, encontram-se Adérito Amaral, Adérito Amaral Jr. e José Amaral, Amigos do Museu (Arquivo Particular, anos 80 do séc. XX)

4 – Mina das Fragas da Carvalhosa, Carvalhal. Escolha do minério no tapete rolante (foto Ferrominas, anos 50 do séc. XX, Arquivo do Museu do ferro - doação do Engº João P. Monteiro de Barros Cabral, Amigo do Museu do Ferro, em 2008).

5 – Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Edifício Principal e Jardins (foto Luís Lopes. 2009)

6 – Forja do ferreiro do Larinho, Sr. Manuel Joaquim Meireles (1918-2003). Na foto: Manuel Joaquim Meireles, João Amaral e Adriano Francisco Amaral (foto Fernando Meireles, cerca de 1979/80)

7 – Forja do ferreiro Sr. Manuel Coelho (1939- ), na Rua Direita (Felgar), Amigo do Museu (foto A. Basaloco, Amigo do Museu, 2005)

8 - Mina das Fragas da Carvalhosa, Carvalhal. Extracção e transporte do minério de ferro. (foto Ferrominas, anos 50 do séc. XX, Arquivo do Museu do Ferro - doação do Engº J.P. Monteiro de Barros Cabral, em 2008)

9 – “A forja do vulcano”, pintura de Diego Velázquez, 1630 - no Museu do Prado (Madrid).


(direitos das imagens reservados)

6 comentários:

LOPES disse...

Caro amigo Nelson verifico que a grande luta continua na divulgação de tudo que à arte diz respeito, tenho andado fora do mundo blogueiro, de vez em quando e noite fora dou umas olhadelas.

Cumprimentos

N. disse...

Viva Amigo Lopes, pois é, temos que ir fazendo por pôr isto no mapa, e que a famigerada Crise não seja desculpa para nos sentarmos num canto sem fazer nada! E vamos conseguindo fazer estas coisas, em termos de animação e divulgação cultural, a baixo custo, com uma gestão muito controlada, como tem de ser. Continua a espreitar cá para a terra, aí de longe, ao menos para matar saudades. Até um dia destes, um abraço,
N.

Anónimo disse...

se a foto 5 é do Luís Lopes, porque é que a nº1 e nº7 não são de António Basaloco?
Dentro de 100 anos lá vai o director do museu a andar a descobrir nos arquivos quem andou a fotografar o quê.
Não é por nada camarada nelson....

PARM disse...

Desde já, me responsabilizo pelo lapso em não ter mencionado a autoria das fotos n.º 1 e 7, que são da autoria de António Basaloco, recentemente nomeado Amigo do Museu, e a quem peço desculpa pelo mesmo.

Este, como podem ver, já foi devidamente corrigido. Agradeço a informação prestada pelo Anónimo, sendo por isso que temos vindo a instar os sócios e amigos do Museu a colaborarem no blog.

Cumprimentos.

Rui Leonardo

história e arte disse...

olá Nelson!!

está fabulosa a composição, com a espiral ao centro... os mestres, que bonita, que evocativa... mas é a montra de quê? tenho que ir aí visitar o museu, obviamente!! :) no domingo encaminho para esse belo espaço de memorias ferreas um grupo de turistas

quando vens cá, temos que conversar!!

beijinhos

Locas

N. disse...

olá Locas!!! obrigado pelo teu comentário - e, claro que é a montra do próprio Museu! Se já cá tivesses estado, verias que no rés-do-chão, na fachada principal, há uma montra no lugar de uma antiga porta de garagem. De tempos a tempos reformulamos essa montra para não ser sempre a mesma coisa. Mas esta vai ficar mais tempo, até porque a fotografia ampliada fica num balúrdio. Ficamos a aguardar a tua visita e que nos encaminhes então esse pessoal. Há dias esteve aqui uma aluna creio que Mestrado (aí na ESE-IPB), que te conhece.
E eu é que estou em falta com as fotografias que te prometi, mas é o que dá ter o arquivo fotográfico ainda todo por organizar!... (falta de tempo, mas logo que possa e se ainda te der jeito, vou ter de rebuscar tudo para encontrar isso). Se cá viesses era mais fácil, pois assim já não me esquecia! Aparece! bjs
N.