terça-feira, 9 de junho de 2009

Pela preservação da Vila Velha

EDP/Baixo Sabor: zona de protecção altera acesso de camiões

A EDP foi obrigada a alterar o plano de acessos à obra da Barragem do Baixo Sabor, depois de ver reprovada pelos organismos oficiais competentes uma proposta que fazia passar centenas de camiões pela área de protecção de um monumento nacional.

Segundo confirmou à agência Lusa Paula Silva, a directora dos bens culturais da Direcção Regional de Cultura Norte (DRCN), a proposta da EDP foi "rejeitada" porque "havia uma aproximação grande e pesada ao sítio arqueológico".

O sítio em causa é conhecido pelas "Ruínas de Vila Velha da Vilariça", um antigo povoado medieval, classificado monumento nacional, em 1992, há 17 anos.

Fonte: Agência LUSA

Ver mais sobre este assunto:

No jornal Público on line: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1385195

No site da RTP: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=EDP-projecta-acesso-para-camioes-em-zona-de-proteccao-de-monumento-nacional.rtp&article=224708&layout=10&visual=3&tm=8

O alerta sobre este assunto foi dado pelo Sr. Eng.º Joaquim Morais Vaz, proprietário do terreno em que se implanta o referido monumento, que, como sabemos, é da maior importância para a História do concelho de Torre de Moncorvo.

O PARM realizou sondagens arqueológicas neste local entre 1989 e 1992, com apoio do ex-IPPAR, da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, do IPJ, e do Sr. Morais Vaz, proprietário da Quinta da Portela (já falecido, pai dos actuais proprietários), encontrando-se o espólio guardado no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. É nossa intenção retomar aí trabalhos arqueológicos e encetar um programa de recuperação e valorização das ruínas, tendo em vista o seu aproveitamento turístico, tal como há muito foi previsto no âmbito de uns serviços de extensão cultural do MF&RM (vd. Museu do Ferro e da Região de Moncorvo - Introdução a um programa museológico, 1996; e Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Estudos. Catálogo. vol. 1, 2002 - obras que podem ser consultadas e adquiridas no Museu).

Relembramos que já nos inícios do ano de 2008, aquando da fase da consulta pública do EIA do troço do IP-2 entre a Junqueira e o Pocinho, o PARM exprimiu a sua preocupação pela preservação das ruínas da Vila Velha e da sua envolvente - continuaremos atentos e vigilantes, aliás como se espera de uma associação de defesa do Património.

Sem comentários: