quinta-feira, 9 de abril de 2009

Filme sobre a Encomendação das Almas

(clique na imagem para aumentar)

Convidam-se todos os interessados a assistir à projecção do filme sobre a Encomendação das Almas, 30 anos depois da sua elaboração (1979), que decorrerá no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, amanhã (Sexta-feira Santa), pelas 21.30h.

Estarão presentes o realizador, Leonel Brito, e o argumentista, Rogério Rodrigues, e evocar-se-à a memória do Padre Joaquim M. Rebelo, grande percursor para o estudo do culto dos mortos do sul do distrito de Bragança.

Contamos com a vossa presença!

4 comentários:

Unknown disse...

Por favor, em minha cidade, fazemos a Encomendação das Almas, e dizem por aqui que esta nos foi trazida de "Trás dos Montes". Estou fazendo um trabalho escolar sobre o assunto e gostaria de contar com sua ajuda.Obrigada.

parm disse...

olá Cida,
Qual é a sua cidade? Procure saber aí quando começou essa tradição (há 100, 200 ou mais anos?). Aqui supomos que pode ter raízes medievais, mas é depois do concílio de Trento e principalmente nos séculos XVII e XVIII que estes rituais se intensificam. Se quiser saber mais, contacte-nos: parmoncorvo@gmail.com ou: museu-ferro@hotmail.com

Anónimo disse...

À Direcção do P.A.R.M. e do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, os meus agradecimentos pela magnifica recepção que me dispensaram e pelo bom acolhimento dado ao meu filme .
Em especial ao seu director ,Dr. Nelson Rebanda ,agradeço ,comovido ,tudo o que fez para que me sentisse em casa.
Leonel Brito

Anónimo disse...

Viva Leonel,
muito sensibilizados, nós é que agradecemos! algumas centenas de quilómetros, deixando a sua vida familiar (num momento especialmente complexo) para estar aqui connosco, na apresentação de um filme que é um monumento, muito para além de um documento histórico, etnográfico, antropológico... Em casa está seguramente, e tem que continuar a estar quem a ela pertence (que não somos nós os detentores das chaves!). Grande abraço, até breve,
N.