quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Pascoela na Senhora da Esperança - reportagem

Aqui ficam algumas imagens da jornada da Pascoela de 2009, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, com a modesta colaboração do PARM.

O Caminho faz-se caminhando... - Como antigamente, pelo caminho velho, com a vila de Torre de Moncorvo em plano de fundo (foto de N.Campos)

Os "peregrinos" aproximando-se da estrada da Açoereira, ainda pelo caminho velho... (foto de Luís Lopes)

E o povo foi-se juntando sob o alpendre da vetusta capela... (foto de Luís Lopes)

Momento para uma espreitadela ao interior - altar da Senhora da Esperança (foto de N.Campos)

Um festival para os mais novos, saltando à corda (foto de Luís Lopes)

Um jogador da malha, em grande estilo, executa o arremesso... (foto de Luís Lopes)

A malha quase acertava no pino! seriam 6 pontos... - Este é um jogo antiquíssimo, existindo centenas de malhas em xisto recolhidas na Vila Velha, vila medieval extinta, que está nas raízes da nossa vila da Torre de Moncorvo (foto de Luís Lopes)

A arraiola era um jogo de grande precisão e perícia que se jogava com moedas, muitas das vezes da época romana, ou então discos de chumbo (foto de Luís Lopes)

Era preciso colocar a moeda sobre a linha marcada na tábua, ou aproximá-la o mais possível. Quando o jogador se achava seguro de que não seria batido pelo jogador seguinte, pedia "tentos!"... As regras podiam variar de terra para terra, impondo-se um registo criterioso destes jogos e suas variantes (foto de Luís Lopes)

Enquanto isso, a pequenada entretinha-se noutros jogos tradicionais (foto de Luís Lopes)

Hora da merenda!!... (foto de N.Campos)
Ponto alto do programa: "desfazendo o folar" (foto N.Campos)
No final, foi desfeito o folar, com merenda farta, vinho e sumos a acompanhar!...
Apesar de se recuar para Domingo esta tradição que se realizava na Segunda da Pascoela, por este ser dia de trabalho, congratulamo-nos com a "ressurreição" deste costume antigo, que é um bom pretexto para se recuperarem outras tradições (como os jogos), um elemento da gastronomia pascal (o "folar"), a fruição de um elemento patrimonial multissecular (a capela), e, para além disto tudo, promover o convívio salutar entre os moncorvenses de todas as idades, de vários bairros e de todas as condições socio-profissionais.
Que para o ano haja mais, com mais participação ainda!

Sem comentários: