quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios

Vista Geral da Vila de Moncorvo (Reprodução da "Revista Popular", de 1848)


No próximo Sábado, dia 18 de Abril de 2009, comemora-se o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios.

O concelho de Torre de Moncorvo possui belos monumentos e sítios a visitar, dos quais se destacam a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e a Igreja de Santiago Maior da Adeganha, ambas Monumentos Nacionais.

Interior da Igreja Matriz de Moncorvo, a partir do Coro Alto. Reprodução de postal ilustrado dos meados do séc. XX

A construção da actual Igreja Matriz de Moncorvo iniciou-se na primeira metade do séc.XVI, prolongando-se cerca de um século, e reflecte a austeridade religiosa dos tempos tridentinos. É de salientar o belo pórtico Renascentista sobre a entrada principal, entre outras beldades a descobrir.

Vista geral da Igreja Matriz de Moncorvo (Arquivo PARM)

Já a Igreja da Adeganha é do período medieval (séc. XIV) e apresenta elevada qualidade escultórica. Destaca-se o arco de volta inteira existente na parede lateral que apresenta motivos enxaquetados – típicos do românico local, bem como uma representação de um parto na fachada principal. Recentemente foram descobertas no seu interior várias pinturas murais de que se destaca a representação de Santiago Maior, na capela mor, e outras existentes nas paredes laterais do corpo principal da Igreja, de que deixamos aqui alguns exemplos.

Pormenor de pintura mural representando a Ressurreição de Cristo, existente na parede sul do corpo principal da Igreja (Foto PARM)

Neste dia, o PARM irá disponibilizar informação pormenorizada sobre os monumentos referidos e organiza uma visita guiada à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo. Para tal, devem inscrever-se até ao final do dia 17 de Abril de 2009, através dos seguintes contactos:

tlf: 279252724 ; e-mail: parmoncorvo@gmail.com

Também pode inscrever-se na sede no edifício do Museu do Ferro de Torre de Moncorvo.

Para visitar a Igreja de Santiago Maior de Adeganha, deve-se deslocar de motu próprio a esta localidade e pedir a chave à zeladora da mesma, D. Aida.

Saudações Associativas!

Sem comentários: