quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Novos contributos para as bibliotecas do Museu e do PARM

1 - Chegou-nos recentemente um assinalável contributo para a Biblioteca/Centro de Documentação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, composta por um conjunto de livros técnicos relacionados com geologia e minas, generosa oferta do Sr. Engº João Pedro Monteiro de Barros Cabral e esposa, D. Maria de Fátima Goulão da Costa Brito Cabral (residentes em Cascais).
Este contributo é ainda mais importante por terem feito parte da biblioteca de seu tio, Eng.º Gabriel Monteiro de Barros, o director técnico das Ferrominas desde 1951 até ao final desta empresa mineira (1992), e que foi também sócio honorário do PARM. Aqui deixamos os nossos agradecimentos por esta doação, composta pelo manual de Robert Peel, Minning Engineer’s Handbook, 3ª Ed., 1952, 2 vols., da Wiley Handbook Séries, e os seguintes livros: Abrégé de Géologie, de autoria de A. de Lapparent (Paris, 1907); O Ferro, de Amaro Guerreiro (biblioteca Cosmos, Lisboa, 1948); e Topografia prática e agrimensura, de autoria do Coronel Guedes Vaz e Major Mousinho d'Albuquerque (ed. de Livrarias Aillaud e Bertrand, Paris-Lisboa, s/d).


2 - Foram também adquiridos, num alfarrabista do Porto, quatro manuais de bastante interesse sobre Topografia mineira (de autoria do Eng.º Mendes da Costa), e metalurgia, designadamente do ferro, a saber: de J. Rosich, Tecnologia del hierro y principales metales; de E. L. Rhead, Metalurgia; e de B. Whiteley, Commom Commodities and Industries – Iron Founding. São obras técnicas fundamentais para a compreensão dos processos tecnológicos da Era industrial (1ª metade do séc. XX), pelo que serão integradas na Biblioteca /Centro de Documentação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.



3 - Também para a Biblioteca/Centro de Documentação do Museu, foi oferecido pelo Eng.º Aires Ferreira 1 exemplar, em edição fac-similada, da Memória sobre a História Moderna da Administração das Minas em Portugal, do Barão de Eschwege. - A edição original desta obra é de 1838, e não de 1938, como erroneamente saiu no frontispício desta edição, que foi patrocinada pela Direcção Geral de Energia e Geologia, em 2007.


4 – Outro contributo muito importante para a Biblioteca/centro de Documentação do Museu veio de José Luís Gonçalves, um jovem recentemente formado em Design e Multimédia pela Universidade da Beira Interior, que nos ofereceu um catálogo fotográfico (fotos p/b), de sua autoria, intitulado Escombros – As minas de Trás-os-Montes, livro acompanhado de um CD e um painel em biombo com várias ampliações fotográficas, realizados no âmbito de um trabalho de curso.
O autor nasceu no Porto em 1985, tendo passado a maior parte da sua vida em Bragança, e encontrando-se a trabalhar presentemente em Coimbra, onde constituíu uma empresa de Design e Multimédia, com outros colegas. O trabalho que nos ofereceu, altamente meritório, pode propiciar uma excelente exposição no nosso Museu. Aqui ficam os nossos parabéns e o nosso agradecimento por este gesto, que muito nos sensibilizou.


5 - Para a Biblioteca do Museu foi adquirido o livro Tecnologia da Fundição, de José M. G. de Carvalho Ferreira (edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 2007), com o objectivo de colher informação para se melhorar a apresentação que está patente ao público, em suporte informático, na sala do Ferro do Museu.


6 - Para a Biblioteca do PARM, foi adquirida a importante obra: Memórias Económicas da Academia Real de Ciências de Lisboa – 1789-1815, em cinco volumes (edição do Banco de Portugal). Esta obra integra a colecção “Clássicos do Pensamento Económico Português", e tem vários artigos de interesse onde se faz referência ao estado das manufacturas e da mineração na era pré-industrial, com alusão às ferrarias da Chapa-Cunha (Mós, Torre de Moncorvo) e Foz do Alge (Tomar), além de inúmeros artigos sobre o estado da agricultura nesse período, com propostas para o seu desenvolvimento.
Aqui se inclui uma importante memória sobre a Agricultura moncorvense nos finais do séc. XVIII, pelo Dr. José António de Sá, que foi o célebre corregedor da comarca de Moncorvo, autor de várias medidas de fomento (como a plantação de amoreiras por causa da criação do bicho da seda, por toda a comarca) e limitação de certos “abusos” por parte das câmaras, que eram gravosas para a liberdade dos povos e obstáculos ao Desenvolvimento, na opinião do autor.


7 – Igualmente para a Biblioteca do PARM recebemos do nosso sócio Armando Gonçalves outro relevante contributo, que foram oito números da revista Archeologia, dos anos 1978-1980. Trata-se de uma revista que se publicava em Dijon, França, e se destinava ao grande público, com temáticas que iam desde trabalhos arqueológicos, descobertas, problemáticas científicas, e património em geral, tratadas com bastante rigor.


8 - Ainda para a Biblioteca do PARM o sócio Rui Leonardo ofereceu um Dicionário Escolar da Terra, de autoria de John Farndon, Ed. do Círculo de Leitores, obra de interesse para a iniciação à Geologia e Geografia, especialmente para alunos das escolas.



* * *
Agradecemos encarecidamente os contributos decorrentes de ofertas e apelamos aos sócios e outros beneméritos para que nos ajudem a enriquecer as Bibliotecas do PARM e do Museu do Ferro (neste caso, com livros mais especializados, na temática de geologia, minas e metalurgia).


As obras mencionadas podem ser consultadas nas Bibliotecas do PARM e do Museu, nomeadamente aos Sábados e Domingos.

À falta de uma sala de leitura mais espaçosa, os sócios e outros interessados podem levar os livros até ao Auditório do Museu, aproveitando para ver as exposições patentes e podendo tomar um café.


Aguardamos a vossa visita!!

Sem comentários: