terça-feira, 22 de março de 2011

Celebração do dia da Árvore, da Água e da Poesia, no jardins do Museu do Ferro

Apesar da Primavera ter entrado ontem, celebrou-se hoje o Dia da Árvore, da Água e da Poesia, numa acção dirigida a dezenas de crianças do jardim-escola nº. 1 de Torre de Moncorvo. A actividade foi organizada por Liliana Branco, aluna estagiária da Escola Superior de Educação de Brangança/ IPB(Instituto Politécnico de Bragança), curso de Educação Ambiental, tendo contado com a colaboração dos funcionários e colaboradores do Museu e da Biblioteca Municipal, bem como das educadoras do referido Jardim-escola.

Aqui fica a reportagem:

Em primeiro lugar, numa palestra ao ar livre, foi explicada às crianças a importância da água, as suas aplicações e a necessidade de se poupar o seu consumo, tudo numa linguagem acessível ao seu nível etário.

.

Depois de terem colaborado na sementeira de um canteiro de ervas aromáticas, as crianças pintaram desenhos alusivos ao tema da árvore e da floresta.

Várias crianças participaram depois na plantação de uma árvore (nespereira) nos jardins do museu.

Momento final da plantação, calcando a terra em volta da planta, antes de se regar.

Crianças brincando no relvado dos jardins, antes de participarem num cortejo, em que ostentaram plaquinhas recortadas com a forma de gotas de água, com poemas colados no verso e cantando canções alusivas.
.
O objectivo desta iniciativa foi transmitir a mensagem da importância da água e das árvores para a vida das pessoas. A poesia veio por acréscimo, difusa numa tarde soalheira, animada pelo canto dos pássaros....
Se de "pequenino se torce o pepino", então fica-nos esta sementeira de esperança num mundo melhor, em respeito pelos valores da Natureza.
.

Sem comentários: