quarta-feira, 6 de abril de 2011

18 de Abril - Dia Internacional de Monumentos e Sítios em Torre de Moncorvo

18 de Abril é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, por determinação da UNESCO. A nível nacional esta celebração é coordenada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) que escolheu como tema para as comemorações de 2011, a "Água, Cultura e Património", dando destaque a monumentos relacionados com a Água (aquedutos, moinhos hidráulicos, fontenários, etc).

No seguimento do contacto do Igespar, o PARM decidiu alinhar nestas comemorações, à semelhança dos anos anteriores, embora enquadrando esta comemoração nas actividades do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.


Assim, a nível de Torre de Moncorvo, foi decidido organizar um Passeio Cultural pelas Fontes e Chafarizes da Vila de Torre de Moncorvo, especialmente vocacionado para o público jovem que queira saber algo mais sobre este património, existente na sede do concelho (não se alargou a digressão ao resto do concelho, pelas dificuldades logísticas, embora haja belos chafarizes de água pura e cristalina, um pouco por todo o concelho, dignos de visita).


O percurso a realizar no próximo dia 18, apenas na sede do concelho, terá início na Corredoura até à Fonte Carvalho, e daqui deverá subir à Fonte de S. Tiago (perto do cemitério), Fonte das Aveleiras, Fonte de S. António e Chafariz Filipino (praça).


A visita será coordenada por Liliana Branco, aluna da ESE/IPB (Instituto Politécnico de Bragança) em estágio no Museu e conta com apoio do PARM, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Torre de Moncovo. A maioria das fontes estão a cargo desta última entidade.


Inscreve-te já!! - Na Biblioteca da tua escola, na Biblioteca Municipal (279258350) , na Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo (279252689), ou no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (tel. 279252724)


.

Sem comentários: