domingo, 20 de março de 2011

Sinais do Património - ciclo de conferências organizadas pela Escola Profissional de Arqueologia

.
(clicar sobre o cartaz para AMPLIAR)

A Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, Marco de Canaveses, em colaboração com o respectivo município, Ministérios da Cultura e da Educação e outras entidades, está a promover um ciclo de conferências intitulado "Sinais do Património", tendo em vista dar a conhecer aos alunos do curso de Assistentes Técnicos de Arqueologia diversos aspectos do património arqueológico e museológico.

Intervenção de N.Campos sobre o Museu do Ferro, no auditório municipal de Marco de Canaveses
.
O referido ciclo, coordenado pela Drª. Ana Maria Mascarenhas. foi iniciado no passado dia 14 de Março, com uma apresentação sobre o "Museu do Ferro & da Região de Moncorvo: um projecto de investigação, conservação e divulgação", a cargo de Nelson Campos, sócio do PARM, técnico superior da Direcção Regional da Cultura do Norte e colaborador do dito museu.
.
Importa dizer que o Museu do Ferro, embora criado pela ex-Ferrominas em 1983 no bairro do Carvalhal, veria o seu âmbito alargado após a transferência para a vila de Torre de Moncorvo, em 1995, ficando instalado no solar do Barão de Palme, onde se encontra. Nessa operação de transferência e instalação, colaborou a Escola Profissional de Arqueologia, então dirigida pela Drª. Rosa Soares, sendo a montagem dirigida por Nelson Campos e por Ana Mascarenhas, co-autores, com Miguel Rodrigues, do programa museológico que esteve na base de uma candidatura a fundos comunitários (documento publicado em 1996 na série Cadernos do Museu). Colaboraram então, nessa operação, dois alunos da E.P.A. e funcionários da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, além da ajuda pontual de sócios do PARM.
.
A próxima conferência deste ciclo intitula-se "Património: charme, cliché e outras coisas", estando a cargo da Arquitecta Ângela Melo, da Direcção Regional da Cultura do Norte/Serviço de Bens Culturais, tendo lugar no próximo dia 4 de Abril, pelas 15;00 horas, também no auditório municipal de Marco de Canaveses.

Sem comentários: