quarta-feira, 4 de março de 2009

Palestra "Pegmatitos: de Trás-os-Montes até sua casa"


Junto temos a honra de convidar todos os sócios do PARM e leitores do blog, para assistirem à palestra sobre o tema Pegmatitos de Trás-os-Montes até sua casapelo Dr. Romeu Vieira, que terá lugar no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, no dia 7 de Março (Sábado), pelas 15:30 horas.

O objectivo desta palestra é dar a conhecer uma área da Geologia quase desconhecida do público em geral, apesar das múltiplas aplicações práticas resultantes da investigação científica realizada sobretudo nos últimos 30 anos, podendo hoje falar-se num ramo específico da geologia, denominado “Pegmatologia”. Os pegmatitos são um tipo de rocha ígnea semelhante ao granito, mas mais evoluída, do ponto de vista geológico, o que propiciou a precipitação de elementos raros e metais leves, como o lítio, ou até gemas preciosas, como as água-marinhas.

Assim, os pegmatitos abrangem uma vasta gama de aplicações, para a indústria cerâmica (louças de casas de banho), azulejaria, vidro, ou metais leves essenciais para os ships de telemóveis, baterias de computadores (lítio) e alta tecnologia em geral.

Destes aspectos nos falará o conferencista convidado, Doutor Romeu Vieira, investigador do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que se encontra a estudar esta temática em Portugal, e em Trás-os-Montes em especial. Autor de vários artigos científicos sobre geologia em geral, mas sobretudo sobre os pegmatitos, Romeu Vieira foi o organizador do IV Simpósio Internacional sobre Pegmatologia, realizado na Universidade do Porto, e tem colaborado no estudo de pegmatitos localizados na zona de Barroso/Alvão, Souto/Barca de Alva, e minas da Bajoca(Almendra, concelho de Foz Côa). Na zona de Riba d’Alva (Ligares), localizaram-se também pegmatitos, associados a antigas minas de volfrâmio.

Para saber mais: http://e-geo.ineti.pt/aipt_seminar/sig/posters/Limaetal2008.pdf

Esta iniciativa insere-se ainda no ciclo de palestras promovidas pelo Museu do Ferro, em colaboração com a secção de Geologia do PARM, coordenada pelo Dr. Rui Rodrigues, no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra (ano 3).

Aproveitamos para lembrar que pode ainda ser visitada a Exposição temporária “Detalhes em Ferro” de Aníbal Gonçalves, além da exposição permanente dedicada ao Ferro e às antigas minas de Moncorvo.

Saudações Associativas!

Sem comentários: