sexta-feira, 20 de março de 2009

Comemorações do Dia da Árvore e da Floresta

Iniciaram-se hoje, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, as Comemorações do Dia da Árvore e da Floresta (que será amanhã dia 21 de Março), em colaboração com o Agrupamento Vertical de Escolas de Torre de Moncorvo. Estas irão prolongar-se até à próxima segunda-feira.

Hoje, os alunos de 5º e 6º ano visitaram o Museu, mostrando os seus trabalhos e dos seus colegas alusivos às Árvores e às Aves da região. A Exposição dos trabalhos dos alunos fica patente até ao final do mês no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Abertura da exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

De seguida, cada turma plantou árvores nos jardins do Museu, destacando-se as amendoeiras, carvalhos e laranjeiras.

A plantação da primeira amendoeira por uma das turmas.

Plantação de uma amendoaeira pelos alunos.

Por fim, procedeu-se a uma sessão explicativa onde interveio a coordenadora da actividade, a Dra. Marlie Andrês, alertando para a frágil situação do mundo actual, e apontando soluções e o papel que cabe a cada um de nós na alteração da situação.

A Coordenadora da actividade, Dra. Marlie Andrês, no momento da sua intervenção inicial.

Vista geral da sessão explicativa, pela Eng.ª Mariana (CMTM).

Já a Eng.ª Mariana, técnica da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, alertou para a importância da floresta na nossa vida quotidiana. Por fim, ofereceu a cada aluno uma t-shirt alusiva ao dia, bem como, alguns folhetos.

Distribuição das t-shirt's pela Eng.ª Mariana (CMTM).

Alguns alunos que participaram na actividade.

Os alunos no final da actividade....

Na próxima segunda-feira, dia 23, os alunos do agrupamento de escolas regressarão aos Jardins do Museu para assistir a uma sessão explicativa orientada pelo Eng.º Afonso Calheiros e Menezes, presidente da Direcção do PARM e técnico do Parque Natural do Douro Internacional, alusiva às Aves e Árvores da região de Moncorvo.


A Direcção do PARM agradece à Dra. Marlie Andrês todo o empenhamento demostrado para a realização desta iniciativa, bem como ao Município de Torre de Moncorvo pela oferta das árvores e por toda a colaboração prestada
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Li o texto e custa a acreditar que estamos na mesma terra das quadras recolhidas pela Dr.ª Júlia Biló( ver blog ,A descoberta de torre de Moncorvo ,post ,Peredo do Castenhanos , cont.) , do seu conto “A Marquinhas dos Remédios” e de outros textos saídos no blog sobre o ensino na região.
Ao Museu ,ao PARM, à Escola ,o meu muito obrigado ,pelo que realizam para educar, ensinar, os nossos filhos. Mais uma vez, obrigado.
Um pai emocionado.