
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Exposição "Presé-pios" no Museu do Ferro

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Igreja Matriz de Moncorvo - Recuperação de sacrário
Durante a operação de remoção do sacrário verificou-se que praticamente todos os colunelos que ladeiam o corpo da peça se encontravam muito atacados pelos xilófagos, assim como uma peça intermédia entre o sacrário e a sua cúpula. Na base, ao proceder-se ao levantamento, encontrou-se uma colónia de milhares de insectos. Segundo os técnicos, a praga pode ter-se instalado há cerca de 2 anos, sendo este um problema comum a muitas peças de arte em igrejas portuguesas, de há uns anos a esta parte, possivelmente relacionado com as alterações climáticas.
Espera-se o resultado final do restauro, de que se dará posterior informação. Entretanto a igreja matriz de Moncorvo, fica temporariamente privada de um dos seus tesouros artísticos, a bem da sua salvaguarda e recuperação (que se impunha).
Recuperação de pináculo na Igreja Matriz de Moncorvo
Património Artistico, Lda. (Tomar), contratada pela Direcção Regional da Cultura do Norte/Serviço de Bens Culturais, procedeu, na passada semana, à remontagem, consolidação e restauro de um pináculo, que se encontra na escadaria Sul da parte dianteira do Adro. - Congratulamo-nos com esta medida, esperando que se consigam arranjar as verbas necessárias para a consolidação de outros pináculos e cruzeiros, assim como para outras obras de restauro deste monumento que é o nosso ex-libris por excelência.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
II Passeio Micológico e workshop em Moncorvo
No final do dia, realizou-se o magusto, tendo sido servido um lanche com produtos regionais aos participantes do evento. A eles, os nossos agradecimentos pela participação e pelo interesse e empenho demonstrado.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Passeio Micológico II - Divulgação na Imprensa
O II Passeio Micológico e workshop, que se irá realizar amanhã, a partir das 10.00 horas, foi ontem divulgado na Revista Visão n.º 870, dedicado ao Ambiente, na secção "Sete", pág. 3.
Recorda-se a todos os interessados que deverão efectuar inscrição até às 17.00 horas de hoje.
.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
II Jornada Micológica em Torre de Moncorvo
PROGRAMA:
De manhã:
10;00h – Concentração no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo – breve explicação da acção e dos seus objectivos, por parte da organização;
10;15h – Saída a pé em direcção à serra do Roborêdo, pelo caminho da casa florestal (antigo caminho medieval que ia de Torre de Moncorvo para Mós, Freixo de Espada à Cinta, etc.);
Até às 12;00h – observação com colecta selectiva de alguns cogumelos para se classificarem e analisarem na sessão que terá lugar da parte da tarde.
12;30h – Chegada.
Almoço por conta dos participantes, nos locais à sua escolha.
Equipamento: o participante deverá levar calçado apropriado para andar no campo, impermeável e guarda-chuva, se o tempo a isso obrigar; máquina fotográfica; 2 canivetes; se é já um conhecedor de cogumelos e quiser trazer alguns para consumo próprio, deverá levar um saco especial para este efeito; se quiser recolher outros cogumelos para análise na sessão da tarde, deverão estes ser cuidadosamente apartados dos comestíveis – A colecta a realizar deverá ser feita de acordo com o Código de Conduta do Apanhador de Cogumelos, que será distribuído aos participantes.
Da parte da tarde:
14;30h – Encontro dos participantes no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, para assistirem à palestra sobre cogumelos, com projecção de uma apresentação PowerPoint, pelo Engº. Afonso Calheiros e Menezes (engenheiro florestal, técnico superior do PNDI e presidente da Direcção do PARM);
Após a palestra, será feita uma seriação e classificação das espécies recolhidas na acção de campo, com orientação do Engº. Afonso Calheiros e recurso a bibliografia especializada.
Ao final da tarde: Magusto /convívio.
Nota: Pede-se a todos os interessados que se inscrevam até às 17;00 horas do dia 6 de Novembro, através dos contactos habituais.
A organização.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
VI Partidela Tradicional da Amêndoa
Este ano contou com a participação especial do Grupo de Teatro "Alma de Ferro" que encenou vários dos aspectos do ciclo da amêndoa, particularmente a apanha, a descasca e a secagem, com alusões à "brecha" e ao "rebusco".
Seguiu-se a partidela onde participaram cerca de uma centena de pessoas do concelho, assim como vários visitantes do resto do país e até um representante da vizinha Espanha. Antes de ser servida a merenda tradicional, que acompanhava as antigas partidelas, a Tuna Tradicional da Lousa, brindou-nos com mais um concerto de grande qualidade, como é habitual.
A todos os artistas, participantes, colaboradores voluntários e patrocinadores os nossos agradecimentos, por terem tornado possível a concretização desta actividade, com empenho notável. Aqui fica uma breve reportagem fotográfica do evento:
O grupo de teatro Alma de Ferro, encenando a apanha da amêndoa.













sexta-feira, 16 de outubro de 2009
VI Partidela Tradicional da Amêndoa

Agradece-se a confirmação de presença até ao dia 21 de Outubro (Quarta-feira), podendo ser efectuadas através do telefone/fax 279252724 e dos mails museu-ferro@hotmail.com e parmoncorvo@gmail.com.
Saudações associativas!
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Palestra "A Geologia como Ciência Forense"
Seguiu-se uma explicação sintética sobre como a história da Ciência Forense e os métodos e processos de investigação têm evoluido, e sobre o papel das várias ciências físicas, naturais e humanas para o aperfeiçoamento desta ciência, dando-se particular destaque à Geologia. Aqui referiu-se muito pormenorizadamente as aplicações e os contributos da geologia, quer através dos vários tipos de crimes em que pode ser chamada a intervir, (nomeadamente assassínios, assaltos, raptos, fraudes, ou tráfico de droga), assim como as formas concretas de que a Geologia dispõe para os ajudar a solucionar, através da análise de lama, seixos, rocha, partículas minerais, partículas orgânicas, entre outros.