segunda-feira, 9 de novembro de 2009

II Passeio Micológico e workshop em Moncorvo

Decorreu no passado Sábado o II Passeio Micológico e Workshop, dedicada à recolha, estudo e valorização dos cogumelos, espécie que faz parte da nossa dieta alimentar e nos leva a percorrer o campo no Outono e Primavera.
.

O início da explicação no Roboredo.
.
A sessão, orientada pelo Eng.º Afonso Calheiros e Menezes teve início às 10.00 horas junto ao Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, com uma breve apresentação e introdução do programa da jornada. Seguiu-se o passeio a pé até à Mata Nacional do Roboredo, no percurso do caminho antigo que ligava Torre de Moncorvo a Lamelas.
Aqui, recolheram-se cerca de 16 espécie de cogumelos venenosos/não comestíveis - Amanita muscaria (Regalgar), Amanita pantherina, Cortinarius trivialis, Kuehneromyces mutabilis, Hypholoma fasciculare, Collybia fusipes, Collybia confluens, Hygrophoropsis aurantiaca, Lycoperdon pyriforme, Clitocybe giba, Clitocybe pithyophila, Russula sp., Lactarius chrysorrheus, Pisolithus tinctorius, Agaricus xanthoderma, entre outros - e cerca de 7 cogumelos comestíveis - Suillus bellini, Xerocomus ferrugineus, Lacaria ametisthyna, Clitocybe odora (com cheiro a anis), Macrolepiota procera (roque, rocos), Boletus edulis, Lactarius deliciosus (sancha, pinheiras).
A explicação versou também sobre a flora da região, principalmente a relação desta com o reino dos fungi.
.
.

A excelente Lactarius deliciosa (Sancha), que este ano tarda a aparecer.
.

Dois Macrolepiota procera, em formação.
.

Um Amanita Muscaria (venenoso)
.

A descoberta de um Boletus edulis gigante (comestível).
.
De tarde, o workshop no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, teve início pelas 14.30 horas, com uma breve apresentação teórica sobre a ecologia dos fungos, onde os cogumelos se inserem, seguida de uma breve caracterização das principais espécies comestíveis e não comestíveis existentes da região.


A sessão explicativa teórica.
.
Seguiu-se a sessão prática, com a disposição dos cogumelos recolhidos no passeio, em comestíveis e não comestíveis, e a respectiva identificação e caracterização.
.

Os participantes durante a sessão de classificação das espécies.

.

O cogumelo venenoso e alucinogénico Amanita muscaria (ou Regalgar).
.

O cogumelo Hygrophoropsis aurantiaca.
.

O cogumelo não comestível Clitocybe giba.


Os cogumelos recolhidos depois de identificados.
.

A fogueira do magusto

No final do dia, realizou-se o magusto, tendo sido servido um lanche com produtos regionais aos participantes do evento. A eles, os nossos agradecimentos pela participação e pelo interesse e empenho demonstrado.

(Fotos PARM/MF&RM)

Sem comentários: