quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Igreja Matriz de Moncorvo - Recuperação de sacrário

No dia 16.11.2009, da parte da manhã, uma equipa da empresa Arte & Talha (de Santa Comba Dão, Viseu), procedeu à remoção do Sacrário localizado no absidíolo correspondente à capela do Santiíssimo Sacramento, com vista ao seu restauro – trabalho adjudicado pela Direcção Regional da Cultura do Norte/Serviço de Bens Culturais, após informação de duas técnicas superiores de Conserv. e Restauro de Tibães.

Durante a operação de remoção do sacrário verificou-se que praticamente todos os colunelos que ladeiam o corpo da peça se encontravam muito atacados pelos xilófagos, assim como uma peça intermédia entre o sacrário e a sua cúpula. Na base, ao proceder-se ao levantamento, encontrou-se uma colónia de milhares de insectos. Segundo os técnicos, a praga pode ter-se instalado há cerca de 2 anos, sendo este um problema comum a muitas peças de arte em igrejas portuguesas, de há uns anos a esta parte, possivelmente relacionado com as alterações climáticas.

Espera-se o resultado final do restauro, de que se dará posterior informação. Entretanto a igreja matriz de Moncorvo, fica temporariamente privada de um dos seus tesouros artísticos, a bem da sua salvaguarda e recuperação (que se impunha).

(Fotos PARM)

Sem comentários: