MUSEU DO FERRO E DE MONCORVO - 27 ANOS DEPOIS...
Completam-se nesta data 27 anos da refundação do nosso museu, então transferido para a sua localização actual.
Criado pela ex-Ferrominas E.P. e inaugurado em 4.12.1983 no antigo bairro mineiro do Carvalhal, com o encerramento das minas e liquidação da empresa, a existência do núcleo museológico mineiro ficou comprometida. Procurando aproximá-lo mais dos moncorvenses, sobretudo da população escolar, mas também dos turistas que, sobretudo, acorrem à sede do concelho, teve-se por bem a deslocalização do acervo original, acrescido de outras recolhas realizadas pelo PARM.
Ao abrigo e um acordo de parceria celebrado com o município de Torre de Moncorvo e, posteriormente, com a EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro), foi possível salvar-se o espólio original, assim como o próprio edifício solarengo escolhido para o efeito (outrora solar do Barão de Palme, depois casa da família de Balbino Rego e, ao longo do século XX, quartel da GNR). De outro modo, este seria mais um casarão em ruínas em pleno coração da vila...
Durante mais de um quarto de século o Museu tem cumprido a missão cultural a que se propôs, ainda que com alguns constrangimentos durante o período pandémico, tal como aconteceu com as demais infraestruturas culturais a nível global. Estamos certos que melhores dias se seguirão, pelo que esperamos continuar a contar com a vossa presença.
(Texto retirado do Facebook do Museu do Ferro): aqui
Casa Bairro Mineiro (parte nova construída no início dos anos 80 do século XX) onde foi inicialmente instalado o Museu. Em primeiro plano, as três vagonetas com minério bruto e britado, sobre um segmento de carril.
(Foto N.Campos /MF&RM).
(Foto N.Campos /MF&RM)
(Foto N.Campos /MF&RM)
Sala da Ferrominas - equipamento de campo e de laboratório, Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, na fase 1995-2000.
(Foto N.Campos /MF&RM)
Sem comentários:
Enviar um comentário