segunda-feira, 25 de novembro de 2013

X PARTIDELA DA AMENDOA DO MUSEU DO FERRO - MONCORVO

.
Como aqui noticiámos oportunamente, realizou-se no passado sábado a X Partidela Tradicional da Amêndoa, organizada pelo Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (gerido em parceria pelo PARM e Município de Torre de Moncorvo). O evento, que contou com a presença de numeroso público, decorreu no auditório do Museu, sendo abrilhantado pelas intervenções do grupo de teatro Alma de Ferro e pela Tuna tradicional da Lousa. 
A organização agradece encarecidamente os apoios institucionais e os patrocínios do comércio local, que, apesar da crise, não deixou de acorrer à chamada com uma série de produtos regionais que encheram de iguarias as "mesas da merenda" que, como era costume, se oferecia no final dos serões das antigas "partidelas". Também de assinalar a presença dos idosos e responsáveis do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia (os verdadeiros "profissionais da arte"), que também confeccionaram bolos para esta verdadeira festa popular, feita de muito voluntarismo, generosidade, amor à terra e apego às suas/nossas tradições.
.
Aqui fica uma breve reportagem:
Momento de abertura da sessão, pela vereadora Srª Engª. Piedade Menezes, em representação do Município de Torre de Moncorvo.

O Sr. Joaquim Morais, em representação da recém-constituída Confraria da Amêndoa, explicita os objectivos da mesma.


Chegaram os apanhadores da amêndoa! - actores do grupo de teatro moncorvense "Alma de Ferro" , com uma saca do produto que vai ser "escatchado"...


Encenação da Partidela Tradicional, vendo-se à esquerda o ilustre etnomusicólogo Mário Correia (da editora Sons da Terra) em registo atento.


 Alma de Ferro, no seu melhor, recriando um serão à moda do antigamente, partindo amêndoa em ambiente de "cozinha tradicional".


Vista geral da sala, onde o público escuta atentamente a Tuna Popular da Lousa.


Tuna da Lousa, uma presença já habitual e sempre muito aplaudida nas Partidelas do Museu.


Hora da merenda e confraternização.


Uma "partideira" ainda resistente...

Fotos: Zé Sá e N.Campos


Sem comentários: