terça-feira, 26 de novembro de 2013

Passeio Micológico e workshop - é já no próximo sábado, dia 30 de Novembro!

(clicar sobre o cartaz para o AMPLIAR)

A associação do PARM retoma os passeios micológicos iniciados há poucos anos (ver: http://parm-moncorvo.blogspot.pt/2008/11/1-passeio-micolgico-organizado-pelo.html  e
http://parm-moncorvo.blogspot.pt/2009/11/ii-passeio-micologico-e-workshop-em.html ), tendo em vista chamar a atenção para as potencialidades da serra do Roboredo em termos de biodiversidade, recursos naturais variados, beleza natural e salubridade, numa perspectiva ecológica, em suma.

O "passeio micológico" não é propriamente uma "ida às sanchas", mas sim uma oportunidade para se conhecer o fantástico mundos dos cogumelos, guiados pela mão de quem sabe. Tal como nas edições anteriores, a visita será guiada pelo nosso consócio e membro da Direcção Engº. Afonso Calheiros e Menezes,  técnico superior do Parque Natural do Douro Internacional.

Além do cartaz (em cima), aqui fica o Programa, solicitando a inscrição prévia até ao dia 29/11:

De manhã:

9;30h – Concentração no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo – breve explicação da acção e dos seus objectivos, por parte da organização;

9;45h – Saída a pé em direcção à serra do Roboredo, pelo caminho da Casa Florestal (antigo caminho medieval que ia de Torre de Moncorvo para Mós, Freixo de Espada à Cinta, etc.);

Até às 12;00h – observação com colecta selectiva de alguns cogumelos para se classificarem e analisarem na sessão que terá lugar da parte da tarde. 

12;30h – Regresso.

Almoço: por conta dos participantes em locais à escolha.

Equipamento: o participante deverá levar calçado apropriado para andar no campo, impermeável e guarda-chuva, se o tempo a isso obrigar; máquina fotográfica;
2 canivetes (um para cogumelos comestíveis e outro para tóxicos); luvas de plástico ou borracha para recolha de cogumelos venenosos.

Se é já um conhecedor de cogumelos e quiser trazer alguns para consumo próprio, deverá levar um saco especial para este efeito; se quiser recolher outros cogumelos para análise na sessão da tarde, deverão estes ser cuidadosamente apartados dos comestíveis – A colecta a realizar deverá ser feita de acordo com o Código de Conduta do Apanhador de Cogumelos, que será distribuído aos participantes.

Da parte da tarde:

14;30h – Encontro dos participantes no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, para assistirem à palestra sobre cogumelos, com projecção de uma apresentação PowerPoint, pelo Engº. Afonso Calheiros e Menezes.

Após a palestra, será feita uma seriação e classificação das espécies recolhidas na acção de campo, com orientação do Engº. Afonso e recurso a bibliografia especializada.

Ao final da tarde: Magusto /convívio.

Nota: Pede-se a todos os interessados que se inscrevam até às 17;00 horas do dia 29 de Novembro.                                                                                          

----
Agradecimento: a Organização agradece aos nossos amigos André Cavalheiro e Filipa Esteves, designers gráficos, a oferta do cartaz (com foto cedida por Engº. Afonso Calheiros).


Sem comentários: