quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nova sede do PARM

.
Como foi do conhecimento geral, no âmbito das comemorações municipais do 25 de Abril foram entregues as chaves de novas sedes a três associações de Torre de Moncorvo, entre as quais o PARM. A nós tocou-nos o rés-do-chão da Casa do Morgado Leopoldo Henriques (sob a agência local do BES), onde se encontrava um jardim de infância entretanto transferido para o Agrupamento de Escolas. 
A cedência foi feita ao abrigo de um contrato de comodato por 20 anos, podendo ser prolongado, caso a associação se mantenha activa. 
Depois de se ter gorado a possibilidade de aquisição de uma casa contígua ao museu para sede do PARM, sobre a qual chegou a haver uma deliberação camarária em 2001, pensamos que assim, finalmente, se resolve um dos problemas associativos, que era o de uma sede própria, tendo-nos arrastado ao longo dos tempos por diversas sedes provisórias, num longo historial que oportunamente poderemos fazer aqui no blogue.
Importa lembrar que nos ligam ao presente espaço algumas afinidades, atento o facto de termos intercedido pela sua preservação, em 1999, junto de quem de direito, o que veio a acontecer, longe de pensarmos que algum dia aqui ficaríamos sediados. 
Na verdade trata-se de um edifício histórico cuja construção terá sido iniciada no 1º quartel do século XVIII, certamente pensado para ser um vasto palácio, mas cujo projecto inicial terá sido condicionado pela falta de recursos por parte dos proprietários, a família Botelho de Magalhães. Mesmo assim, foi construída aos "bochechos" e nela terá nascido o pai de um dos fundadores da República do Brasil, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, como em tempos escrevemos aqui: http://torredemoncorvoinblog.blogspot.pt/2009/07/fundador-da-republica-do-brasil-era.html

Fachada Poente da Casa Leopoldo Henriques - sede do PARM no r/c

 Angulo SW, vendo-se parte do logradouro

 Fachada do lado Norte - entrada da actual sede do PARM, no r/c

Momento das mudanças - espólio encaixotado

Aposento que se destina ao secretariado.
.

Sem comentários: