Após uma primeira explicação na sala de recepção denominada "Oficina do Conhecimento", o visitante poderá ver a exposição "Vestígios", que já esteve patente no auditório do Museu em 2009, e que versa sobre a Arqueologia e Património edificado da região de Moncorvo.
Nesta mostra, ao longo de alguns painéis, percorre-se a longa história da região, desde os primeiros locais que terão sido frequentados pelo Homem pré-histórico, passando pelos povoados da Idade do Ferro ("castros") e da época romana, até aos vestígios mais importantes da Idade Média. Salientam-se aqui os povoados medievais do Baldoeiro, Santa Cruz da Vilariça, Adeganha, Mós e culminando no Castelo de Torre de Moncorvo, cuja génese se situa no reinado de D. Dinis, logo após a atribuição do foral a esta povoação, que assim ganhou o estatuto de vila e concelho em 1285.
A "viagem" passa depois pela imponente igreja matriz, que se pode ver, no mesmo espaço, através de fotografias, de uma maquete, e até na realidade, através das janelas da sala, pois fica mesmo ao lado do museu.
Outros valores patrimoniais são ainda evidenciados, desde os solares, capelas, conjuntos rurais e, a finalizar, aspectos de Arqueologia Industrial, com destaque para os vestígios da mineração do ferro. Chegados aqui, faz-se o direccionamento para a Sala do Ferro, onde o assunto é desenvolvido mais detalhadamente:
Na chamada "sala do Ferro" é feita uma abordagem aos processos antigos do trabalho deste metal, desde a fundição pré-industrial ao trabalho das forjas. Na secção geológica é apresentado o famoso minério de ferro de Moncorvo (hematites e magnetites) enquadrado numa pequena colecção de outros minerais da região. As origens do ferro, a evolução dos fornos de fundição, os vestígios da exploração romana do ferro em Moncorvo, a ferraria-forja de Chapa-Cunha, a Revolução Industrial, e, finalmente, o grande momento de exploração protagonizado pela Ferrominas entre 1951 e anos 80 do século XX, são outros aspectos que se podem conhecer nesta sala.
As visitas serão guiadas pelos funcionários do Museu no seguinte horário: das 10:00h às 12;30h e das 14;00 às 18;00h.
***
Ainda da parte da manhã do dia 18, será feita, no Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, uma apresentação sobre o Museu e seus conteúdos, para os alunos que, por questões de horários não se puderem deslocar ao museu.
Sem comentários:
Enviar um comentário