sexta-feira, 4 de maio de 2012

Amanhã: 5.05.2012 - comemorações do foral manuelino, com exposição e apresentação de livro da Doutora Assunção Carqueja Rodrigues

.
(Clicar sobre o cartaz para o AMPLIAR)

Completam-se hoje 500 anos sobre a concessão do foral novo de Torre de Moncorvo, pelo rei D. Manuel I (1469-1521). Com efeito, foi em 4 de Maio de 1512 que este rei, prosseguindo a sua política de reforma dos forais antigos, assinou o novo foral, dito "manuelino". As novas cartas de foral, em forma de cadernos, continham uma série de disposições algo generalistas e visando sobretudo a exacção e a normatização do sistema contributivo, dentro de uma política de reforço do poder central, exercido pelo rei, a partir da corte, algures na capital do reino, agora capital do império. O Rei passava a ser o centro do mundo, agora representado pela esfera armilar, insígnia de D. Manuel. 
Assim,  os forais novos, de certo modo, vieram fazer tábua raza das velhas prerrogativas dos concelhos, algo casuísticas ou seguindo modelos que consagravam previlégios e leis locais enraizadas na noite dos tempos medievos, em todo o caso autárcicas e mais autonómicas. 
A insígnia do Rei passa a figurar em edifícios públicos, desde os mais importantes, como o mosteiro dos Jerónimos, igrejas ou castelos, até às obras mais modestas, desde que pagas pelo erário régio ou sendo símbolos de poder, como era o caso dos pelourinhos. Também numa das pedras que resta do pelourinho de Torre de Moncorvo figura a esfera armilar, além de uma ave (decerto um corvo, embora lhe falte a cabeça), que está noutra das peças, ambas resguardadas no átrio do Paço do Concelho.

De forma a assinalar a efeméride, o município de Torre de Moncorvo vai promover um conjunto de acções (conforme cartaz acima), que se iniciarão amanhã, pelas 15:00 horas, no Centro de Memória, com a inauguração de uma exposição sobre "D. Manuel e o seu tempo" e o lançamento de um livro de autoria da Doutora Assunção Carqueja, nossa ilustre Sócia Honorária, intitulado: "Torre de Moncorvo. Quadros da sua História" (com ilustrações de sua filha Arqtª. Isabel Rodrigues Konrad).

A não perder!!

Sem comentários: