quinta-feira, 26 de junho de 2025

Rescaldo da atividade DA "VILA VELHA (Santa Cruz da Vilariça) À VILA NOVA (Torre de Mendo Corvo)"

Como aqui noticiámos, realizámos ontem, dia 21/06/2025, uma visita guiada às ruínas da "Vila Velha" (Santa

Cruz da Vilariça), a que se seguiu a observação dos restos do Castelo de Torre de Moncorvo, com origem numa "fortaleza" mandada construir por D. Dinis, após a transferência do estatuto de Santa Cruz para a "vila nova" de Torre de Mendo Corvo.

Agradecemos a todos os participantes que não tiveram medo do calor da Vilariça, nem de cobras e carraças, já que as formigas que avistámos nos pareceram mais inofensivas do que as da lenda do despovoamento do dito cujo "locus" de Sancta Cruce.
No seguimento dos "Passeios Medievais" que realizámos em anos anteriores, esta foi a nossa forma de comemorarmos os 800 anos da atribuição do foral à vila de Santa Cruz por D. Sancho II (8/06/1225), revisitando os espíritos dos antepassados, na comunhão com o pó, longe de "salões nobres" a que não temos direito. Melhor assim.
Aqui a reportagem (dividida em duas partes) de Rómulo Duque sobre a visita guiada realizada pelo Parm Moncorvo no passado dia 21/06/2025 - parte correspondente ao Castelo da "vila nova" dionisina.
Esperemos que gostem:

(Retirado do Facebook do Sr. Rómulo Duque)


Sem comentários: