Agradecemos encarecidamente a tod@s os Amig@s que nos parabenizaram pelo 35º aniversário da fundação do Parm Moncorvo. De facto, o 1º passo do processo de legalização da associação deu-se em 21 de Novembro de 1986, com escritura pública, sendo que a publicação em Diário da República só ocorreu em Janeiro de 1987. Contudo, haveria que contar com três anos de existência informal do grupo do PARM, de 1983 a 1986.
Ainda que propriedade particular (família Abel Gomes), este edifício está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977 (Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977). Mais do que a sua arquitectura singela, destaca-se pelo conjunto de notáveis pinturas quinhentistas que revestem todo o interior e a abóbada do alpendre.
Porque se concluíu na passada semana o restauro das referidas pinturas, como era nosso sonho, voltaremos ao tema num "post" mais desenvolvido.
Por agora, fica esta fotografia poética de um outro tempo, dos Arquivos da DGEMN, sendo possivelmente de autoria do Dr. Horácio Nobre Brilhante Simões, um dos grandes paladinos da preservação do património moncorvense que nos precederam, e que nunca é de mais salientar. A ele se deve a abertura do processo de classificação desta capela, daí que aproveitemos para também o homenagear.
Sem comentários:
Enviar um comentário