domingo, 1 de abril de 2018

“RedIberica de EspaciosGeologicos y Mineros” promove passeio geológico, com passagem por terras de Moncorvo



No passado dia 27 de Março, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo recebeu a visita de um grupo de 25 pessoas, na sua maioria vindos de Espanha, no âmbito de um “Passeio da Páscoa” sob o tema “Recorridos (percursos) geológicos de Portugal”, uma iniciativa promovida pela RedIberica de Espacios Geológicos y Mineros e liderada pelo nosso amigo Josep Maria Mata-Perelló, Professor emérito da Universidad de Barcelona. Esta rede encontra-se em fase de estruturação há cerca de dois anos, contando já com alguns parceiros em Portugal, integrando parques geológicos e mineiros, assim como alguns museus associados a esta temática, como é o caso do nosso Museu, aderente desde a primeira hora.

O referido grupo incluía vários professores do Ensino Secundário e Universitário, a quem se associaram dois professores do IPB (Instituto Politécnico de Bragança. No Museu do Ferro foi feita uma visita guiada, após uma introdução à História da região, em que se inscreve a mineração do ferro desde o período pré-romano.


Depois de uma breve visita à igreja matriz de Torre de Moncorvo, construída com granitos da região, cortados e transportados de uma distância considerável, o grupo rumou para a zona das antigas minas de ferro, tendo feito escala no restaurante “Botelho”, para retemperar as suas forças antes de subir ao alto da Carvalhosa. Aqui o responsável do Museu, Nelson Campos, fez uma abordagem histórica da exploração mineira, referindo sobretudo a fase da laboração pela empresa “Ferrominas”, ficando as explicações geológicas a cargo do Professor Carlos Balsa, do IPB (Instituto Politécnico de Bragança). Foi percorrida uma parte da galeria de Santa Bárbara e vista a zona de extracção a céu aberto, pontuada pelos restos das infraestruturas mineiras, cada vez mais vandalizadas.

No regresso, e com destino a terras de Macedo de Cavaleiros, onde o grupo iria visitar, no dia seguinte, os pontos do Geoparque de Terras de Cavaleiros, puderam ainda inteirar-se das condições geológicas da formação do Vale da Vilariça, com origem numa importante falha tectónica. Para melhor informação sobre este tema, foi feita uma paragem na simpática aldeia de Assares (Vila Flor), para uma visita ao Centro Interpretativo do Cabeço da Mina. Neste local, o professor Carlos Balsa, do IPB, explicitou o contexto geomorfológico da Vilariça, destacando, entre outros aspectos, a origem das nascentes hidrotermais de BemSaúde (Sampaio-Vila Flor). Por seu lado, Nelson Campos (da DRCN), salientou a importância do achado do conjunto de estelas pré-históricas do Cabeço da Mina (com cerca de 4000 anos), seu significado e importância no contexto europeu.

Esperamos que esta visita possa vir a estimular mais um pouco o turismo cultural e científico, alargando horizontes a uma escala ibérica.

por: N.Campos




Sem comentários: