terça-feira, 26 de junho de 2012

"Património no Território" - exposição na Biblioteca Municipal

Está ainda patente na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo a exposição "Património no Território - Castelos, igrejas e sítios da raia transmontana", organizada pela Direcção Regional da Cultura do Norte.
Esta exposição é composta de vários painéis onde correm diaporamas sobre vários monumentos do Norte de Portugal, entre os quais a igreja matriz de Torre de Moncorvo.


Instalada no átrio e interior do 1º piso da Biblioteca Municipal, esta exposição pode ainda ser visitada até à próxima sexta-feira, dia 29 de Junho.
"O património arquitectónico e arqueológico constitui um dos principais recursos e atractivos do Leste Trasmontano. A Direcção Regional de Cultura do Norte tem sob a sua gestão directa, nesta região, um conjunto de monumentos abertos ao público e cuja preservação e divulgação tem vindo a ser objecto da sua intervenção" - pode ler-se no folheto que acompanha a exposição.

Com efeito, aqui se apresentam vários monumentos emblemáticos da raia transmontana ou nas suas proximidades, que foram alvo de acções de conservação e valorização nos últimos anos e que podem ser visitados.
A título de exemplo, na nossa região, salientam-se, para além da igreja matriz de Moncorvo, também a igreja da Misericórdia e igreja matriz de Freixo de Espada à Cinta, ruínas da vila e castelo de Ansiães, ruínas de Castelo Melhor, povoado pré-histórico do Castelo Velho de Freixo de Numão, vila amuralhada de Numão, castelos de Mogadouro, Penas Róias, Algoso e Miranda, Sé de Miranda, etc.



    Pormenor do folheto da exposição "Património no Território"
 
A não perder: só até sexta-feira, dia 29 de Junho, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo!!
 
Txt. e fotos: N.Campos; folheto: DRC-N.

Sem comentários: