
A magnífica edição agora saída a lume, além do texto em português, possui uma tradução em inglês, sob o título "Frontier fortifications on the portuguese expansion strategy".
Versando sobretudo sobre o processo de fortificação das praças-fortes do antigo Ultramar português, desde África, Índia e Brasil, o autor aproveita para fazer uma reflexão sobre o interesse cultural do património construído pelos portugueses, apresentando ainda uma pequena bibliografia selectiva e legendas circunstanciadas sobre a preciosa iconografia que recolheu: gravuras, fotografias, mapas e plantas alusivos às fortificações referidas no texto. Muitas dessas fotos, antigas, a preto & branco, são verdadeiros documentos, pois resultam de trabalhos arqueológicos que o Professor Adriano dirigiu, nomeadamente em Angola. Foi precisamente uma destas a escolhida para a capa, onde se vêm alguns estudantes durante as escavações realizadas no embarcadouro do fortim da Corimba (Luanda), em 1968.
Aqui felicitamos o Professor Adriano Vasco Rodrigues por mais este trabalho, agradecendo a gentileza da sua oferta, que em melhor data não podia calhar, já que hoje se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios!
Bem haja!
Sem comentários:
Enviar um comentário