quinta-feira, 23 de junho de 2011

palestra sobre Morcegos

Conforme aqui anunciado, teve lugar no passado dia 18 de Junho, no salão do Museu do Ferro, a palestra sobre Morcegos da região de Moncorvo, proferida pelo Engº. Afonso Calheiros, numa co-organização do Museu do Ferro/Câmara Municipal de Torre de Moncorvo/PARM e Instituto Politécnico de Bragança, através de colaboração da estagiária Liliana Branco, aluna finalista da ESEB (Escola Superior de Educação de Bragança), da licenciatura de Educação Ambiental.

O engº. Afonso referiu, no decurso da palestra, que existem mais de um milhar de espécies de morcegos, sendo o maior que existe em Portugal o morcego arborícola, com 45 cm de envergadura. São animais nocturnos, essencialmente insectívoros, o que é benéfico, em termos de controlo de pragas de insectos, nomeadamente mosquitos. Na zona de Moncorvo habitam sobretudo cavidades rochosas, buracos de minas, ou edifícios antigos, como é o caso da igreja matriz desta vila, onde se encontra a 2ª. maior colónia de morcegos-rabudos em Portugal. Ainda na nossa região, encontra-se o morcego-anão, o morcego de ferradura (grande e pequeno), o morcego de peluche (em grutas e minas), o morcego orelhudo, o morcego negro (que se encontra nas fendas das árvores, nomeadamente na mancha de carvalhos da serra do Roboredo), o morcego de água, que habita as linhas de água, nomeadamente no vale do Sabor.

As principais ameaças aos morcegos são os pesticidas, a deflorestação sem regras, as visitas descontroladas a minas e grutas, entre outros.

O período de 2011-2012 foi declarado Ano Internacional do Morcego (Year of Bat), pela IUCN (International Union for Conservation of Nature), pela convenção do UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) para a Protecção de Espécies Migrantes (CMS) e do Acordo para a Conservação de Morcegos Europeus (Eurobats). Ver mais: http://www.yearofthebat.org/

Sobre este assunto, ver mais:
http://www.torredemoncorvo.pt/palestra-sobre-morcegos-na-regi-o-de-moncorvo

Sem comentários: