sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inauguração da Exposição "Ferrominas.1957"

No dia 7 de Agosto, teve lugar no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, a inauguração da Exposição "Ferrominas 1957". Fotografias a cores do Fundo Eng.º Gabriel Monteiro de Barros / Arquivo MF&RM".

A sessão teve início pelas 15:30 horas, com um discurso de boas-vindas, proferido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, que agradeceu a presença do Eng.º Fernando de Mello Mendes, pioneiro da Ferrominas, e do Eng.º João Pedro Monteiro de Barros Cabral, amigo do MF&RM e doador do espólio fotográfico patente na exposição.
Seguiu-se a visita à exposição e no final, o Engº. Mello Mendes, proferiu algumas palavras sobre os tempos iniciais da Ferrominas, e o Eng.º Monteiro de Barros Cabral referiu-se ao seu tio Eng.º Gabriel Monteiro de Barros, autor do conjunto fotográfico.
No final, a Dra. Maria do Carmo Serén, efectuou uma breve análise da qualidade e das motivações das fotografias expostas.
Aqui ficam algumas fotografias do evento:



Entre o numeroso público contavam-se muitos antigos trabalhadores da Ferrominas (foto Patrick Esteves/Foto Bento)


Vista geral da exposição (Foto PARM)

Pormenor da exposição, vendo-se em primeiro plano, o equipamento de soldador, doado ao Museu pelo Sr. Manuel da Cruz Rebouta (Foto PARM)

Confraternização entre os visitantes da exposição (Foto Patrick Esteves/Foto Bento)

Intervenção dos Eng.os Mello Mendes e João Pedro M. Barros Cabral (Foto PARM)



Drª. Maria do Carmo Serén durante a sua intervenção, falando sobre a importância do espólio fotográfico de G. Monteiro de Barros (foto Higino Tavares/PARM)



Uma das fotos da Exposição, mostrando a pá mecânica Ruston-Bucyrus carregando um camião "Euclid" (foto de Engº. Gabriel M. de Barros/Arquivo Fotográfico do MF&RM/doação de Engº. João Pedro Monteiro de Barros Cabral e Esposa)



Em 1º. plano, à direita, o ferreiro Sr. António Carvalho (Amigo do Museu) enquanto o colaborador do Museu e membro do PARM actualiza no computador uma ficha de registo do Sr, Acácio Teixeira, antigo trabalhador da Ferrominas, actualmente a residir em França (Foto Higino Tavares/PARM)



Sem comentários: