segunda-feira, 24 de maio de 2010

Palestra "Parque Paleozóico de Valongo", pela Prof. Doutora Helena Couto

Conforme anunciado no post anterior, decorreu ontem, dia 23, no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, a palestra "Parque Paleozóico de Valongo - exemplo de geoconservação na área metropolitana do Porto", proferida pela Prof. Doutora Helena Couto (professora associada do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e coordenadora científica do Parque Paleozóico de Valongo),

Apresentação da oradora Doutora Helena Couto.

A sessão iniciou-se pelas 15.00 horas, tendo o Dr. Rui Rodrigues, coordenador da secção de geologia do PARM, apresentado a palestrante, e o motivo de oportunidade da palestra, no contexto do lançamento do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico, de que o Parque Paleozóico de Valongo e o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, são parceiros (ver post de 18 de Maio).

Aspecto geral da assistência.

Seguiu-se a intervenção da Prof. Doutora Helena Couto, que começou por referir o processo de criação do Parque Paleozóico, no seguimento de uma candidatura ao programa LIFE (1995), tendo culminado em 1998, a que se seguiu um protocolo entre a Câmara Municipal de Valongo e a Associação para o Desenvolvimento Científico /Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entidade que presta apoio ao parque através do seu Centro de Geologia.

Em 2002 foi emitido parecer científico com vista à obtenção da figura de área de paisagem protegida para as Serras de Valongo, tendo em vista a protecção do património geológico, paleontológico, geomineiro e biológico.

Em 2004, foi feita uma proposta mais específica para protecção do património paleontológico, intitulada: “Ordovician fossils from Valongo Anticline”.

Todo este trabalho viria a ser reconhecido através da atribuição de um prémio, em 2003, à Câmara Municipal de Valongo e, em 2005, com o Prémio de Geoconservação PROGEO (prémio a que o município de Torre de Moncorvo também concorreu, em 2008, com o projecto “Museu do Ferro & da Região de Moncorvo”, tendo obtido uma Menção Honrosa).

Uma das trilobites que existem no Parque Paleozóico de Valongo.

Antes de referir as características e os aspectos mais relevantes do Parque (nomeadamente as condições de acesso e visita, os percursos, e o centro de interpretação), e dado que a palestra foi direccionada para um tipo de público não especializado, a autora apresentou uma breve cronologia das eras geológicas, desde o Pré-Câmbrico (542-488 Milhões de anos), pormenorizando de seguida os períodos de que existe um maior conjunto de testemunhos no contexto do Parque, ou seja, o Ordovícico (488-444 M.a.) e o Silúrico (444-416 M.a.), mas também do período Carbónico (359-299 M.a.), num tempo em que a península Ibérica já estava na região do Equador. – Nas fases anteriores, a massa de terra hoje correspondente à Em consonância com estes períodos, foi mencionado o tipo de rochas existentes e à sua génese, com destaque para as trilobites (adentro do Ordovícico), até aos últimos sedimentos da fácies marinha registados em Valongo (anticlinal de Valongo), do Silúrico. Referindo-se de seguida às várias mineralizações que ocorreram (Ouro, Antimónio, mas também Ferro), foi salientada a actividade humana, em termos de exploração, ao longo dos séculos, de que se encontram vestígios desde a época romana (mineração de ouro), até ao séc. XX (extracção de lousa e de carvão).

A assistência observando as cruzianas.

A finalizar, a Doutora Helena Couto explicitou a estrutura de funcionamento do Parque, com suporte no Centro de Interpretação Ambiental (C.M.Valongo), o qual faz actividades de divulgação a partir do centro interpretativo, a partir do qual se organizam vários percursos (“percurso verde”, "percurso amarelo", "percurso vermelho") com incidência na geomorfologia e minas visitáveis, numa viagem temporal desde o séc. I d.C., além de várias publicações e uma página na internet. O P.P.V. é muito procurado, quer por estudantes universitários, investigadores, público em geral e muitas visitas escolares (cerca de 10.000 alunos por ano). Até à data as visitas são gratuitas.

A Doutora Helena Couto explicando as diferenças entre vários tipos de trilobites.

Seguiu-se um período de debate e esclarecimento de dúvidas, e por fim, foram apresentados alguns exemplares de fósseis existentes no Parque Paleozóico, que foram cedidos pelo nosso consócio Dr. Higino Tavares, para esta palestra.
.
Para mais informações sobre o Parque Paleozóico, poderão consultar: http://www.paleozoicovalongo.com/local.swf ou a página Valongo Ambiental. Para marcações ou visitas guiadas fazer deverá contactar o posto de turismo da autarquia (224227900) ou o e-mail: e-daqv@cm-valongo.pt.

Fotos PARM/MF&RM

1 comentário:

Castela disse...

Tem aqui um belo blog que passarei a seguir com atenção. Realmente os Monumentos Naturais têm sido esquecidos das rotas turísticas portuguesas e os quartzitos do Ordovícico dão paisagens excepcionais.