quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Projecto LIMPAR PORTUGAL

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

http://www.limparportugal.org/

_____________

LIMPAR PORTUGAL/TORRE DE MONCORVO
No caso concreto de Torre de Moncorvo, desde cedo um grupo de jovens aderiu a este projecto, o que muito saudamos. Nos últimos tempos gerou-se uma dinâmica maior, tendo já aderido, até este momento, 42 pessoas (individuais e colectivas), entre as quais diversas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.
Está prevista uma reunião sobre este assunto, a qual terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro (SÁBADO) no auditório da Biblioteca Municipal.

LIMPAR PORTUGAL/GRUPO TORRE DE MONCORVO:

Pode inscrever-se aqui: http://limparportugal.ning.com/groups/group/show?id=3644063%3AGroup%3A12523&xg_source=msg_mes_group

COORDENADOR: Nuno Mourão Carvalho (Grupo de Jovens de T.Moncorvo)

__________________________________

Aproveitamos para informar que o PARM, no âmbito da programação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, promoveu, em 2005, uma exposição sobre esta temática, sob o título: "NÃO LIXEM A PAISAGEM". Na ocasião chegámos a "instalar" uma lixeira no espaço da exposição (auditório do museu), com televisores, maquinas de lavar, fogões, latas, garrafas plásticas, restos de entulhos e outras "porcarias" recolhidas nas valetas de diversas estradas da região. Além disso, foram expostas várias fotografias desses "pontos negros", os quais foram assinalados num mapa da região, deixando junto do mapa um lápis para os visitantes acrescentarem outros que conhecessem. Foram ainda expostos diversos trabalhos artísticos e criativos, elaborados pelas crianças das Escolas, na base de reciclagem de objectos que seriam deitados fora. Culminava a exposição na recriação de um Ecoponto, em que os visitantes deveriam distribuir o lixo (garrafas de vidro, papéis, plásticos, etc.) colocado ao lado. Numa mesa de trabalho, expuseram-se revistas e folhetos para consulta, e para reflexão e discussão. - O material informativo (fotos, mapa, etc) estão disponíveis para quem pretenda reeditar esta mostra.

1 comentário:

N.Campos disse...

É extraordinária a dinâmica que se tem verificado em redor deste projecto "Limpar Portugal", em espcial no concelho de Torre de Moncorvo. Creio que é um bom augúrio para o dia 20, o dia do "arregaçar das mangas".
Como tem sido dito nas reuniões que já houve, este dia é sobretudo um momento simbólico, mas pode ser uma grande oportunidade para um "pontapé de saída" (para usar a gíria do futebol) e começar um grande jogo, que é deixar os nossos "relvados", florestas, valetas, ruas, em "pratos limpos".
Acho que seria bom que a nossa associação não ficasse de fora e aderisse em peso, primeiro porque sempre tivémos esta preocupação ambiental (está nos estatutos: património cultural e natural), depois porque o lixo fica mal em todo o lado, mas junto de valores culturais (sejam capelas, igrejas, óu sítios arqueológicos, etc) pior ainda!
Ainda o ano passado, neste blogue, clamámos aqui contra a conspurcação do adro da igreja matriz cá da vila (monumento nacional, como se sabe), o que poderíamos repetir em relação a outros monumentos ou imóveis de interesse.
Mas não nos podemos alhear também do resto da paisagem. Sempre dissemos que a paisagem é um valor em si mesmo, que deve ser preservado e valorizado.
Dejectar lixo na paisagem é como cuspir na face da Mãe-Terra!
Se queremos fazer uma aposta no Turismo, agro-turismo, turismo ambiental, turismo cultural, etc., temos de estar cientes de todas as implicações deste problema.
Sabemos que os resíduos resultantes da actividade humana têm q estar em algum lado, mas então que sejam em sítios próprios, onde possam ser eliminados o mais possível, reciclados, ou pura e simplesmente aterrados. Lançar um electrodoméstico velho ou entulhos, ou outro tipo de porcarias, à berma das estradas, ou no meio do monte, à sucapa, ao anoitecer, é um acto reprovável, sobretudo quando as entidades públicas até têm serviços de recolha (se não funcionam bem, tem de se exigir q funcionem, e isso é outra questão). Tudo isto tem a ver com outro aspecto: CIDADANIA, CIVISMO.
Por todas estas razões, apelamos aos sócios do PARM para aderirem a esta iniciativa.
Temos na sede da associação (sede provisória: no Museu do Ferro) fichas de inscrição disponíveis. Ou podem fazê-lo a título indivudual através do endereço do Grupo de Moncorvo do Limpar Portugal: http://limparportugal.ning.com/group/ajm?commentId=3644063%3AComment%3A259587&xg_source=msg_com_group

Não se demita! contamos consigo.
Com um abraço,
Nelson C. Rebanda