terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Em defesa do património mineiro de S. Pedro da Cova

                                                                                               Foto: CS

Criou-se um movimento cívico em S. Pedro da Cova para defesa do património industrial, mais particularmente o emblemático cavalete do Poço de S. Vicente, das minas de carvão, o qual há vários anos aguarda o desfecho do processo de classificação.

Foi criado um blogue com várias informações em: http://patrimoniospc.blogspot.com - que contém também um link para uma petição on-line.

No próximo dia 28 de Fevereiro haverá uma conferência de imprensa junto ao cavalete para divulgar o movimento à comunicação social.

O PARM, enquanto associação igualmente empenhada na defesa e valorização do património mineiro, solidariza-se com esta causa, por considerar relevanta a preservação deste monumento técnico, quer pelo seu simbolismo e significado social para as memórias de uma comunidade mineira, quer pela mais-valia que pode representar, em termos económicos, numa perspectiva de musealização e fruição turística destas antigas e importantes minas da bacia carbonífera do Douro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Do grupo de discussão da GeoMin recebemos a seguinte informação, quanto a este assunto:

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. actualizado às 08:26 - 20 Maio '09

Candidata PS Isabel Santos pede rápida classificação do Cavalete do Poço de S. Vicente
Gondomar, Porto, 20 Mai (Lusa) - A deputada Isabel Santos, do PS, é a primeira signatária de um documento entregue na Assembleia da República em que pede ao Governo rapidez na classificação do Cavalete do Poço de S. Vicente, em S. Pedro da Cova, Gondomar.
Isabel Santos explicou à Agência Lusa que a iniciativa é uma "resposta ao movimento de cidadãos que surgiu em S. Pedro da Cova" com vista à defesa de uma estrutura ligada à actividade mineira que durante cerca de 170 anos foi desenvolvida ali.

Professores da Escola Secundária local lançaram, em Fevereiro, uma petição em defesa do Cavalete do Poço de S. Vicente e apresentaram, já em Abril, o Movimento Cívico em Defesa do Património Histórico-Cultural de S. Pedro da Cova.

ver mais:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Candidata-PS-Isabel-Santos-pede-rapida-classificacao-do-Cavalete-do-Poco-de-S-Vicente.rtp&article=220895&visual=3&layout=10&tm=4&source=mail

CARLOS RIBEIRO disse...

FINALMENTE,APÓS TER ESTADO PRESENTE NO AUDITORIO DA ESCOLA EB 2,3 NO DIA 22 DE MAIO, SENTI,QUE A VELHA E COSTUMADA CANTILENA SOBRE O MUSEU MINEIRO E SEU COUTO COMEÇA ASSIM A ANDAR AO FIM DE MUITOS E MUITOS ANOS, AGORA APRESENTADO O PROJECTO DE RESOLUÇAO NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA PELA SRA DEPUTADA E CANDIDATA A GONDOMAR ESTA NO CAMINHO CERTO,O EXEMPLO VEM DE CIMA,MAS EM TERMOS DE CONSTRUÇAO A OBRA DEVE COMEÇAR POR BAIXO,PASSO A PASSO E CAMINHAR EM FRENTE,MAS O QUE ATÉ AGORA FALTOU FOI O PASSO, POR ISSO NÃO PODE HAVER O CAMINHAR.S PEDRO DA COVA MEREÇE TER UM MUSEU MINEIRO ,UM MUSEU VIVO .
QUE SEJA O ORGULHO DOS GONDOMARENSES E S. PEDRENSES AO SERVIÇO DO PAÍS E DO MUNDO.HAJA ASSIM VONTADE POLITICA.
SILVINO FIGUEIREDO UM DIA ESCREVEU:
"CAVALETE DE S.VICENTE QUE DESCIAS à ESCURIDAO,AGORA JAZES INERTE ,CONDENADO à DESTRUIÇAO,HAJA QUEM TE LIBERTE E FIQUES SEMPRE RECORDAÇAO"
OBRIGADO PELA VOSSA INICIATIVA.
EM NOME DE TODOS OS MINEIROS DAS MINAS DE S.PEDRO DA COVA