segunda-feira, 30 de junho de 2008

Novos contributos para a Biblioteca do PARM

O nosso prezado consócio João Pinto V. Costa acaba de nos oferecer vários números da revista Tellus, incluindo o último, recentemente saído (o 48º), em edição da Câmara Municipal de Vila Real e Grémio Literário vilarealense, a quem também dirigimos o nosso agradecimento e felicitamos por esta relevante publicação.
Rev. Tellus, nº. 48, Junho de 2008

Ainda por indicação do consócio João Pinto, a editora Esfera dos Livros ofereceu-nos um magnífico livro intitulado D. Teresa, a primeira rainha de Portugal, de autoria de Marsilio Cassotti.

Neste livro, profusamente ilustrado com fotografias de elementos patrimoniais e documentos medievos, há uma fotografia de autoria de João Pinto V. Costa, tirada ao túmulo de Egas Moniz, na igreja do mosteiro de Paço de Sousa. Aliás, foi a alta qualidade da fotografia, "postada" num "site" de fotografia, que levou a Esfera dos Livros a contactar o João Pinto, tendo-lhe sido garantidos os direitos autorais e a oferecidos alguns exemplares, incluindo o que nos foi enviado.
Ao sócio João Pinto V. Costa e à Esfera dos Livros, os nossos sinceros agradecimentos.

Sobre o livro referido, aqui fica esta sinopse:
Teresa de Portugal, mãe de D. Afonso Henriques, é uma personagem fundamental da História portuguesa. No entanto a sua vida é pouco conhecida. E o que se sabe tem sido distorcido por interesses políticos e por preconceitos ancestrais. Descendente de nobres portucalenses, entre outros a poderosa Mumadona de Guimarães, ao casar-se com Henrique de Borgonha, seu pai, o rei D. Afonso VI de Castela e Leão, deu-lhe em dote os ricos e estratégicos territórios a sul do Minho que constituíram a origem do Portugal actual. Viúva aos vinte e cinco anos com três filhos pequenos, durante dez anos de governo autónomo e proveitoso, soube ganhar o apoio dos colaboradores do seu marido, como Egas Moniz, repelir os ataques muçulmanos a Coimbra e vencer mais de uma vez, pela astúcia ou pelas armas, a sua meia-irmã, a rainha Urraca de Castela. Caso único da História ocidental, uma mulher pode assim colocar-se à cabeça de um regnum até então inexistente e exercer o poder com o mesmo desembaraço que os homens. Em 1116, o Papa Pascoal II reconheceu-lhe o título de Rainha de Portugal. A sua relação política e sentimental com o conde Fernando Pérez de Trava desencadeou a rejeição daqueles que, baseados numa tradição milenar, consideravam que o governo nas mãos de uma mulher era algo perigoso ou, até mesmo, diabólico. Um confronto que acabaria em 1128 com a lendária batalha de São Mamede em que D.Teresa foi derrotada pelas forças partidárias do seu filho e herdeiro. Primeira narrativa da extraordinária vida de uma das governantes mais originais, inteligentes e empenhadas da Idade Média.

Título: D. Teresa, a primeira rainha de Portugal.
Editora: Esfera dos Livros
Colecção: História Biográfica
Nº. de páginas: 256+40 extra-textos
P.V.P. - 23 € Formato: 16 x 232,5

Para outros títulos desta editora, ver: www.esferadoslivros.pt

Disponível para consulta na biblioteca do PARM / Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Sem comentários: