sábado, 3 de maio de 2008

"Entre Quem é!", de Maria de Assunção Morais, em Torre de Moncorvo

Informamos os prezados consócios de que será apresentado no próximo dia 8 de Maio (quinta-feira), pelas 14;30 h, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, o livro da Drª. Maria da Assunção Anes Morais, intitulado: Entre quem é! - Tradições de Trás-os-Montes e alto Douro, no Diário de Miguel Torga.


A autora, Maria da Assunção Anes Morais é natural de Chaves. As suas raízes, bem profundas em terras transmontanas e barrosãs, são razão suficiente para justificar o seu amor à terra e ao que de mais genuíno se pode encontrar nessas paragens.
Licenciou-se em Humanidades na Faculdade de Filosofia de Braga – Universidade Católica Portuguesa. Estagiou na Escola Secundária/3 Sá de Miranda, em Braga, e tornou-se Professora de Português e de Latim.
A paixão pela língua portuguesa e pela literatura leva-a a matricular-se no Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que concluiu com uma dissertação no estudo da obra de Miguel Torga e das tradições da sua região.
Actualmente é Professora de Português e de Latim na Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar.
É sócia do Grupo Cultural Aquae Flaviae (Chaves) e membro da Direcção do Círculo Cultural Miguel Torga (S. Martinho de Anta).
Publicou artigos de carácter académico sobre a obra torguiana e sobre lendas, sendo este o seu primeiro trabalho editorial de largo espectro, que já alcançou o respeito de vários especialistas e academias portuguesas.
Participou activamente nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Miguel Torga

Quanto ao livro, como escreveu a propósito o Prof. Doutor João David Pinto Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Centro de Tradições Populares portuguesas), "o estudo de Maria da Assunção Anes Morais (...) constitui apreciável contributo para o aprofundamento de um dos vectores mais importantes na obra de Miguel Torga (...). Percorrem-se atentamente as centenas de páginas da obra do escritor transmontano e, a partir da sistematização das oportunas e abundantes ocorrências, consideram-se com pertinência e muito cuidado os costumes, as crenças, as festas, as romarias, as composições orais tradicionais (canto das malhas, teatro popular, lendas), tudo quanto, nesse "reino maravilhoso" impressionou o saber e a sensibilidade do médico e escritor, mas, poder-se-á acrescentar, de um muito atento observador de vocação etnográfica, com curiosidade de antropólogo (...)".

Embora a hora seja pouco propícia, fica o convite aos nossos associados e ao público em geral para participarem nesta apresentação, dado o aliciante do tema, e num tempo em que a Trasmontânia parece estar a definhar, exaurida de gentes e esquecida das suas tradições de antanho...

Ficha Técnica:

Título: "Entre quem é! Tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro no Diário de Miguel Torga"

Autora: Maria da Assunção Anes Morais

Ano de publicação: 2007

Editora: Pé de Página - http://www.pedepagina.pt/

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro conterrâneo Nelson o site de Mós foi cancelado no servidor devido a problemas técnicos de momento está inop, brevemente teremos outro servidor.

Cumprimentos
LOPES

Anónimo disse...

Caro Lopes, Mensagem recebida. Esperemos que seja de resolução rápida e que nos comunique as alterações para "linkarmos" o novo endereço.
Abraço,
Nelsn

cleo marques anes disse...

oi sera que vc é parente ´prox. de meu marido ele vive ca no brasil. e o nome ´we antonio do nascimento morais anes. é de santulhão.

meu e ail cleo_anes@yahoo.com.br