terça-feira, 1 de agosto de 2023

Exposição fotográfica de temática Duriense no Museu do Ferro

 De autoria do fotógrafo Rui Pires, a exposição foi organizada pelo Museu do Douro e cumpre uma itinerância pelos parceiros da rede MuD (Museus do Douro), de que o nosso Museu faz parte.

A inauguração foi Sábado, dia 5 de Agosto, no Auditório do Museu de Moncorvo.

Esta mostra tem por título "Rui Pires na colecção Museu do Douro", e está a itinerar pelos parceiros da rede MuD (Museus do Douro), que o nosso Museu integra.
A organização deve-se ao Museu do Douro, a partir de um acervo de mais de trezentas imagens oferecidas a esta entidade pelo autor.

Desse conjunto foi feita uma selecção de cerca de quatro dezenas de fotografias distribuídas por três grandes temas - Gentes do Douro, Paisagem e Património - sobretudo a cores e algumas preto e branco.

Sobre o autor, conceituado fotógrafo que tem percorrido diversas latitudes com o seu olhar fotográfico, ver aqui: https://www.ruipires-photography.com/

Com o patrocínio do Turismo de Portugal /Porto e Norte e, a nível local, com o apoio do Município de Torre de Moncorvo e do PARM, aqui fica o Cartaz e algumas fotos da montagem, no auditório do nosso Museu:








domingo, 22 de janeiro de 2023

Programa "Vivi Ficar" / Inauguração da Exposição «A Paisagem Fica"

Como anunciado, ralizou-se no sábado, dia 21/01/2023, a inauguração da Exposição do Curso de Fotografia que decorreu no Auditório do Museu Ferro entre Novembro de 2022 e Janeiro de 2023.
Esta mostra, denominada "A paisagem fica", realizou-se no âmbito do programa Vivificar, em estreita colaboração com o Museu do Douro, cuja Rede (MuD) integramos.
Aqui fica uma reportagem dos principais momentos ao longo do curso (sessões teóricas e práticas) e o momento alto, que foi o da inauguração dos trabalhos dos participantes locais (Afonso Calheiros, Arnaldo Silva, Francisco Pinto, Manuel Camisa, Rui Teixeira, Nelson Campos). Participaram ainda em algumas sessões Luís Lopes e António Joaquim Fernandes, igualmente aficcionados da Fotografia artística. Completa esta mostra um excelente documentário de autoria de Paula Preto, fotógrafa e professora de Artes da Imagem, sobre as minas de ferro de Moncorvo, realizado há poucos anos.
Expressamos aqui o nosso agradecimento à Profª. Paula Preto, pela sua dedicação, disponibilidade e imenso trabalho gráfico que culminou na exposição, mas também a toda a equipa do serviço educativo do Museu do Douro que tornaram possível esta realização, nomeadamente a Marisa Adegas, Sara Monteiro, Susana Rosa, Pedro e Sofia (desenhadora).
Agradecemos igualmente às seguintes entidades:
- Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, pela recuperação da parede da galeria de passagem;
- Adega Cooperativa de Torre de Moncorvo, pela oferta de garrafas de Vinho Fino para o beberete da inauguração;
- Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, pela prestimosa colaboração na colocação de uma tela alusiva à exposição na fachada do Museu, disponibilizando uma viatura e respectiva escada;
- Café Élite, pela disponibilização de espaço e meios audiovisuais para visionamento do filme "Malhas" (sobre o pescador da Foz do Sabor) de Paula Preto, e conversa aberta à comunidade sobre os problemas das terras do interior de Portugal;
- Restaurante "O Lagar", pela oferta dos muito apreciados torrões de amêndoa, além da excelente gastronomia regional.
A todos, o nosso Bem Hajam!
NOTA1: a exposição fica patente até ao final de Fevereiro, pelo que aguardamos a sua visita, no horário normal do museu (que abrange sábados e domingos).
NOTA2: ... e fica desde já o desafio aos amantes da Fotografia no sentido da criação de um Clube de aficcionados.
Apareça, fotografe e divulgue!


Cartaz alusivo à mostra Ateliês Vivos /Oficina de fotografia e vídeo "A paisagem fica"
/ Museu de Moncorvo de 21.01.2023 até final de Fevereiro


Momento da colocação da tela alusiva à exposição na fachada do Museu, com a prestimosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo.


Fachada do museu, já com a tela alusiva à exposição.


Jardins do Museu, no caminho para o Auditório, onde está patente a exposição, assinalada com mais uns "banners" nos socalcos.


Exposição em fase de concepção e início de montagem.


Exposição em fase de montagem.


Apreciando as telas alusivas ao trabalho, com as questões de princípio levantadas à partida...

Momento inaugural.


Momento inaugural, com pormenor de algumas fotos dos participantes nas ateliês/oficinas de fotografia.


Momento inaugural e de experimentação: Cianotipia.


Momento inaugural. Cianotipia. Acetatos e plantas para experimentação.




Momento inaugural, tomando um Vinho Generoso do Douro- produto regional (generoso patrocínio da Adega Cooperativa de Torre de Moncorvo, a quem agradecemos).


Visitante apreciando as fotografias da exposição.


Acetato reproduzindo fotografia antiga da praça de Torre de Moncorvo - para cianotipia.


Desenhos da ilustradora Sofia Borges sobre momentos de reflexão e discussão sobre os temas da interioridade...

Vídeo /documentário sobre as minas de Moncorvo (Ferrominas), produzido por Paula Preto (2018)