segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

VÍTIMAS DA EXPLOSÃO DO CASTELO DE MIRANDA DO DOURO

No seguimento das escavações arqueológicas dirigidas pela Drª Mónica Salgado (nossa consócia) encontraram-se alguns esqueletos das vítimas da grande explosão do paiol do castelo de Miranda, naquele fatídico dia 8.05.1762.

O episódio ocorreu durante a Guerra dos Sete Anos, conhecida regionalmente como a "Guerra do Mirandum", em que os espanhóis, comandados pelo general Marquês de Sarriá, cercaram a cidade de Miranda. Depois de uma troca de tiros de artilharia, deu-se a referida explosão, em que morreram centenas de pessoas, precipitando a queda da cidade.
No seguimento da tomada de Miranda, os espanhóis avançaram para Vimioso e Outeiro, e depois para sul, chegando a Torre de Moncorvo, que se entregou sem luta. Aqui as autoridades e a guarnição passaram o Douro para o lado de V. N. de Foz Côa, tendo queimado a barca para evitar o avanço espanhol para sul, tendo tomado posições na margem esquerda do Douro.

Enquanto isso o exército espanhol, depois de exigir aos moncorvenses uma elevada quantia em dinheiro e valores, avançou ainda até Vila Flor, onde prosseguiu o saque e represálias.
Foi uma guerra de muito má memória para os trasmontanos...

Link Publicação Facebok: https://tinyurl.com/2mjkxdkr

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ARQUIVO MEMÓRIAS - PARM 1987


Os primeiros trabalhos arqueológicos de carácter sistemático no arqueossítio do Baldoeiro foram iniciados pelo PARM em 1986. Neste ano, após a descoberta da localização da desaparecida capela de S. Mamede (mencionada na bibliografia), fez-se uma primeira acção de limpeza do terreno (corte de vegetação) e registo fotográfico.
No ano seguinte (1987) foram iniciadas as escavações, que se desenvolveram ao longo do mês de Julho-Agosto. - Foi há 33 anos!

Da parte da manhã realizavam-se os trabalhos de campo. Regressávamos por volta do meio-dia, se não houvesse banhoca no Sabor. À tarde, faziam-se alguns trabalhos de gabinete: lavagem e marcação de cerâmica.

Aqui ficam alguns "slides" desses tempos (colecção particular de Miguel Areosa Rodrigues):






(clicar sobre cada imagem para a AMPLIAR)

Ver também no Facebook do PARM: 



sexta-feira, 20 de março de 2020

Assembleia Geral - Adiamento

Caros consócios,
Estando inicialmente prevista a realização da Assembleia Geral da nossa associação para o próximo dia 4/04/2020 (sábado), pelos motivos que todos sabem, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, de comum acordo com a Direcção, decidem adiar esta reunião para data mais oportuna, a anunciar logo que seja possível.
Certos da vossa compreensão pelo inaudito desta situação, desejamos-vos muita saúde e tudo de bom.
Cumpram as regras da "quarentena" e resguardem-se!
Saudações associativas.