quinta-feira, 21 de novembro de 2013

X PARTIDELA TRADICIONAL DA AMENDOA, no Museu do Ferro!

.
(clicar sobre o cartaz para AMPLIAR)

Informamos todos os associados, moncorvenses em geral, visitantes e amigos, que se realiza no próximo sábado, dia 23 de Novembro, no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, a X Partidela Tradicional da Amêndoa.
O início está previsto para as 14:30h e decorre até ao fim da tarde.

Completa-se uma década sobre o início da realização desta iniciativa, uma das mais marcantes e regulares da programação do nosso Museu, cuja gestão, relembramos, decorre de uma protocolo entre o PARM e o Município de Torre de Moncorvo.

O objectivo foi (e é) a recriação de uma actividade tradicional que se encontrava quase extinta, uma vez que a redução da produção da amêndoa, a desertificação humana, a alteração das vivências e costumes, e a mecanização dos processos de descasque, levaram a que esta prática se tornasse numa vaga memória de outros tempos, em que as pessoas se juntavam em casa de cada um dos produtores e, em sistema de entre-ajuda, partiam a casca lenhosa das amêndoas para retirarem o miolo, que assim era melhor pago pelos negociantes do sector.

Como era também costume, no final do serão, quando eram pequenos e médios proprietários e o trabalho não era remunerado, o anfitrião oferecia uma merenda aos(às) partidores(as). Assim se faz também no Museu do Ferro, entidade que possui algumas amendoeiras no seu jardim, plantadas intencionalmente, tendo em vista o cartaz da Flor da Amendoeira e também a produção de amêndoa, que é utilizada neste actividade. No entanto, como a produção é pequena, recorremos a outros produtores locais que contribuem com mais alguma quantidade para este evento, assim como o comércio local que, generosamente, acorre à chamada com produtos regionais (vinho, queijo, enchidos, confeitaria, etc.), apesar deste tempos de crise (entidades colaborantes e patrocinadores encontram-se mencionados no respectivo Cartaz).
Também se menciona a participação do grupo de teatro "Alma de Ferro" e a "Tuna Popular da Lousa", presença já habitual nas Partidelas do Museu.

Trata-se de um pretexto para um momento de convívio inter-generacional, preservando as nossas tradições, como é objectivo dos organizadores.

A organização cabe ao Museu, PARM e Município de Torre de Moncorvo.

A entrada é livre. - Não faltem!!

----
Sobre este tema, ver também: http://torre-moncorvo.blogspot.pt/2013/11/x-partidela-tradicional-da-amendoa-no.html
.

Sem comentários: