segunda-feira, 18 de maio de 2009

Comemoração do Dia Internacional dos Museus

Conforme anunciámos aqui no blogue, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (gerido pelo PARM em parceria com o município de Torre de Moncorvo) promoveu várias actividades, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus várias actividades, sobretudo centradas no dia 16 (sábado), com destaque para um passeio cultural a Felgueiras (antiga aldeia encaixada na serra do Roborêdo, onde outrora se produziu ferro), um almoço de confraternização com Amigos do Museu do Ferro e, da parte da tarde, uma sessão em que se procedeu à entrega de diplomas aos novos Amigos do Museu.

Ainda na sessão da tarde, que teve lugar no auditório do Museu do Ferro, a equipa de trabalho do museu aproveitou a ocasião para fazer um balanço das actividades realizadas desde o ano passado, com destaque para os contributos dos Amigos do Museu.
Um destes valiosos contributos foi um DVD contendo alguns documentários, de autoria do nosso Amigo Leonel Brito, produzidos para a RTP através da empresa Cinequanon, de que foi fundador, em 1974. A série intitulava-se “Artes e Ofícios” e versava sobre actividades em extinção (à época) e hoje completamente extintos, pelo menos os que foram registados na nossa região: o moleiro e respectivo moinho (na altura ainda em funcionamento), no Souto da Velha; a tecedeira no seu tear, mãe do jornalista Afonso Praça, no Felgar; o oleiro Sr. António Rebouta, também no Felgar; e, no final, o lagar da cera de Felgueiras, tudo ainda em actividade!
O autor/realizador/ofertante, que também foi autor do filme sobre a “Encomendação das Almas”, passado no auditório do Museu no dia 10 de Abril (ver post de 13.04.2009), fez uma pequena introdução a este seu trabalho, dizendo, a propósito, muito modestamente, “que hoje só tem valor por tudo isto ter acabado”.
Informamos todos os interessados que poderão visionar estes documentários no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, na Biblioteca Municipal ou no Centro de Memória, sendo de se pensar numa edição em DVD.
Aqui fica a reportagem da jornada do dia 16.05.2009:
Grupo de Amigos do Museu, na visita a Felgueiras (ao início da Rua do Escouradal)

Canelha, na zona do Escouradal, onde ficava a antiga forja do Sr. António Carvalho.

Neste local foi arrazado há poucos anos um quarteirão de casas antigas, sendo aí colocado um grande bloco de escória de ferro, arrancado no Escouradal (um Amigo do Museu observa o bloco de escória).

O mais velho Amigo do Museu (e também o mais idoso), o Sr. António Carvalho, grande ferreiro natural de Felgueiras, aqui junto da entrada da sua antiga forja.

Lagar comunitário da cera de Felgueiras - vista do exterior.

Grupo de Amigos do Museu, ao início da sessão da tarde, no auditório do Museu.

Entrega de Diplomas e de cartão de Amigos do Museu - na foto, o Sr. Prof. Doutor Adriano Vasco Rodrigues recebe do Sr. Presidente da Câmara Municipal o título de Amigo do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo

O Amigo do Museu Sr. Engº. Leonel Brito, realizador com vasta obra cinematográfica e fonográfica, fazendo a apresentação dos seus documentários sobre Artes e Ofícios, produzidos em 1974 no nosso concelho.
Imagem do documentário de Artes e Ofícios, de Leonel Brito, com o oleiro António Rebouta exibindo uma cântara acabada de fazer.

A tecedeira Srª. elisa Praça, do Felgar, trabalhando no seu tear (imagem do filme de Leonel Brito)

Cereeiro de Felgueiras, fabricando velas de cera (imagem do filme de Leonel Brito)

Sem comentários: