domingo, 18 de maio de 2008

Exposição "Trabalhos do Museu" e criação de "Amigos do Museu"

Conforme anunciado, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo assinalou o Dia Internacional dos Museus com uma exposição retrospectiva dos eventos temporários realizados desde 2002 até ao presente, assim como com a criação de um grupo (informal) de Amigos do Museu.

O encarregado do Museu e secretário da direcção do PARM no uso da palavra.

Como disse na ocasião o Encarregado do Museu, esta foi uma forma de homenagear e agradecer às inúmeras pessoas que têm ajudado o Museu do Ferro, desde os tempos do núcleo museológico da Ferrominas, sedeado no Carvalhal, assim como às entidades que contribuíram para a sua concretização e afirmação, ou ainda aos patrocinadores mais regulares dos eventos realizados, que têm colaborado oferecendo produtos ou serviços das suas áreas de actividade.

Aspecto parcial da Exposição e do público presente durante a sessão de criação dos Amigos do Museu

Foram agraciadas 37 pessoas e instituições, incluindo um caso a título póstumo, que foi o do Director da Ferrominas em Torre de Moncorvo, Engº. Gabriel Monteiro de Barros, um entusiasta e impulsionador da criação do Museu do Ferro daquela empresa mineira.

Outro aspecto da sessão

Os Amigos do Museu receberam um cartão, um diploma e um CD com imagens do Museu e seus conteúdos, ficando isentos de pagamento de ingressos sempre que visitem o museu. No entanto, para além da colaboração já prestada, deverão continuar a apoiar o museu, na medida das suas possibilidades, prestigiando-o e divulgando a sua existência, fazendo com que outras pessoas o visitem.

O Engº. José Manuel Aires, vice-Presidente da Câmara, entrega o Diploma de Amigo do Museu ao ferreiro Sr. António Carvalho (87 anos).

Os responsáveis presentes, do PARM e do município de Torre de Moncorvo, manifestaram ainda a intenção de, em cada ano, no dia internacional dos Museus, adicionarem novos Amigos à lista actual, conforme a colaboração prestada, esperando-se que um dia todos os moncorvenses (e não só) possam caber nesta classificação. Ou seja, pode-se "perder" em ingressos o que se ganhou em outras formas de colaboração, mas com acréscimo de um aspecto muito importante: as pessoas passarão a sentir o museu como "mais seu", conforme o "slogan" adoptado: "O Museu é Seu!"...

Sem comentários: