Esta foi uma das primeiras imagens tiradas pela sonda Curiosity's (Curiosidade), da NASA, que pousou em Marte na noite de 5 de Agosto PDT (=manhã de 6 de agosto EDT). - Desde esse momento, a referida sonda, instalada num veículo (Rover), continua a enviar imagens.
Não é, no entanto, a primeira foto que se obtém do solo marciano, pois desde há muitos anos que outras sondas (a partir das Mars 2 e 3, da antiga URSS) captam imagens da superfície do chamado planeta vermelho, seja a partir do ar, seja no solo. Àparte a colisão (como Mars 2) ou o esgotamento de baterias, esses objectos humanos que já conspurcam o solo marciano, tínhamos ainda uma superfície virgem, de um planeta com biliões de anos de História (com ou sem seres vivos). Agora, a nova sonda, acrescentará algo mais nesse conceito de pegada humana: os trilhos do seu rodado e o esgadunhamento para recolha de amostras. É claro que as tempestades de poeiras em breve apagarão esses trilhos e essas marcas. Nada de grave, portanto, se ficassemos por aqui, uma vez satisfeita a Curiosidade (Curiosity). Mas, no cenário que muitos defendem (os anjos do deus Progresso), de montar colónias em Marte e proceder à sua "terraformação" (conceito que quer dizer: alterar a atmosfera de Marte, derretendo os gelos que se crê estarem sob as poeiras, daí libertando àgua, e, a partir desta, replicar a atmosfera terrestre), teremos, então, mais outro planeta estragado. Porque o Homem ao "evoluir" para uma matriz civilizacional de tipo urbano, assente na exploração intensiva de recursos (extracção de minerais, etc.), em que se concebe a Natureza como algo que deve estar ao serviço do Homem, e não como espaço de equilíbrio ecossistémico de que o Homem é apenas um elemento, acabou por gerar índices de antropização que se comprazem na anulação das paisagens e superfícies naturais, modeladas apenas pelos elementos/fenómenos telúricos/atmosféricos.
Assim, contemplar essa superfície intocada de Marte, uma paisagem virgem de um planeta virgem, é observar uma paleopaisagem ausente de Humano - onde o Tempo obrou, mas sem que alguém o percepcionasse (na convicção de que nunca houve formas de vida inteligentes, ou, no mínimo, com capacidade de apreensão das dimensões Espaço/Tempo, apenas - que se saiba - concebíveis pelo bicho-Homem). A grande questão é saber se se deve ou não continuar esse percurso natural, a-histórico, ou, pelo menos de um Histórico monitorizado e percepcionado à distância de uns 60 milhões de Km (distância de Marte à Terra, na sua maior aproximação, ou de 360 milhões na elíptica maior), ou não.... E a questão subjacente é se o conceito de facto arqueológico se pode aplicar à paisagem intocada (depois de transformada), ou se é apenas inerente ao aparecimento do artefacto, ou arte-facto, ainda que sejam "malas artes" disruptivas de equilíbrios absentes de Humano, gerando mutações topográficas e paisagísticas, pontuadas por construções e acumulações (mais ou menos estratigrafadas) de outros elementos de "cultura material". E ainda, se o ser consciente deve ter um pensamento crítico sobre os limites da intervenção humana, ou se deve ser peça dessa engrenagem tenebrosa, vivendo, no final da cadeia, do "estudo" (por vezes bem remunerado) dessas transformações geradas pelo sistema da máquina civilizacional do Homo Faber, desculpabilizando a consciência com o estômago cheio... - São as reflexões que esta imagem do dia nos suscita...
.
- Para saber mais, ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marte_(planeta) e http://www.nasa.gov/
.
Txt.: N.Campos
Foto/Image credit: NASA/JPL-Caltech
.
| ||||
terça-feira, 7 de agosto de 2012
olá Marte, chegámos !?...
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Adeganha - actividades tradicionais e visita guiada à igreja, este fim de semana
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Programa de Visitas a Monumentos do Leste trasmontano principia por Moncorvo
Este programa vai decorrer no período de férias de Verão, com uma 1ª fase em Julho/início de Agosto e, numa 2ª fase, em Setembro.
O primeiro monumento que será alvo de visita é a igreja matriz de Torre de Moncorvo, já no próximo Sábado, dia 30 de Junho (com repetição no dia 1 de Julho), pelas 16:00h.
Pode inscrever-se através do telef. nº. 22 619 78 96 (das 9 às 13 horas dos dias úteis).
Ver mais em: http://www.culturanorte.pt/destaques,0,552.aspx
Foto: Arquivo do PARM/Direitos reservados.
terça-feira, 26 de junho de 2012
"Património no Território" - exposição na Biblioteca Municipal
Instalada no átrio e interior do 1º piso da Biblioteca Municipal, esta exposição pode ainda ser visitada até à próxima sexta-feira, dia 29 de Junho.

Pormenor do folheto da exposição "Património no Território"
A não perder: só até sexta-feira, dia 29 de Junho, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo!!
Txt. e fotos: N.Campos; folheto: DRC-N.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Igreja matriz de Torre de Moncorvo: DRC-N intervém no alpendre da Senhora do Coberto
Esta intervenção, realizada por uma empresa de Conservação e Restauro ao serviço da Direcção Regional da Cultura do Norte, incluíu ainda a colocação de uma série de pontas metálicas ao longo das cornijas e saliências sob o alpendre, de forma a evitar a concentração de pombas nesses pontos, com respectiva acumulação de dejectos.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, visite o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Amanhã: 5.05.2012 - comemorações do foral manuelino, com exposição e apresentação de livro da Doutora Assunção Carqueja Rodrigues
sábado, 21 de abril de 2012
Passeio pedestre à capela de Senhora da Esperança
Este passeio vem sendo realizado desde 2008, com objectivo de se recuperar a antiga tradição de se desfazer o folar, o que ocorria na Segunda-feira da Pascoela. Por se tratar de dia de trabalho, a retoma dessa tradição efectuar-se no Domingo imediatamente anterior. Todavia, tanto o ano passado como no presente, por questões climatéricas, a organização resolveu adiar a actividade para o fim de semana subsequente.
A concentração dos participantes deverá efectuar-se junto da sede da Junta de Freguesia de Moncorvo (ao lado do Cine-teatro), pelas 14;30 horas. Segue-se o percurso pedestre pelo caminho antigo (velho caminho de Santiago) até à capela da Senhora da Esperança, onde decorrerá o resto do programa.
PARTICIPEM!!
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Novo livro do Prof. Adriano Vasco Rodrigues sobre Fortificação das Fronteiras portuguesas
Hoje, 18 de Abril, chegou-nos às mãos o novo livro de autoria do nosso Sócio Honorário Professor Adriano Vasco Rodrigues, intitulado "A fortificação das fronteiras na estratégia da expansão portuguesa", numa excelente edição coordenada pelo Doutor Arquitecto João Campos e direcção gráfica de Armando Alves. Esta obra constitui separata do nº. 8 (Dezembro de 2011) da revista CEAMA, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida/Câmara Municipal de Almeida, sendo versão corrigida e ampliada de uma comunicação do Sr. Professor Adriano ao Seminário Internacional realizado entre 26-28 de Agosto de 2011, no âmbito das comemorações do cerco de Almeida, sob o tema "As novas fronteiras de modernidade e a fortificação abalaurtada".A magnífica edição agora saída a lume, além do texto em português, possui uma tradução em inglês, sob o título "Frontier fortifications on the portuguese expansion strategy".
Versando sobretudo sobre o processo de fortificação das praças-fortes do antigo Ultramar português, desde África, Índia e Brasil, o autor aproveita para fazer uma reflexão sobre o interesse cultural do património construído pelos portugueses, apresentando ainda uma pequena bibliografia selectiva e legendas circunstanciadas sobre a preciosa iconografia que recolheu: gravuras, fotografias, mapas e plantas alusivos às fortificações referidas no texto. Muitas dessas fotos, antigas, a preto & branco, são verdadeiros documentos, pois resultam de trabalhos arqueológicos que o Professor Adriano dirigiu, nomeadamente em Angola. Foi precisamente uma destas a escolhida para a capa, onde se vêm alguns estudantes durante as escavações realizadas no embarcadouro do fortim da Corimba (Luanda), em 1968.
Aqui felicitamos o Professor Adriano Vasco Rodrigues por mais este trabalho, agradecendo a gentileza da sua oferta, que em melhor data não podia calhar, já que hoje se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios!
Bem haja!
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Exposição "Picasso em Ferro" de Plácido Souto, no Museu do Ferro
Foi inaugurada no passado dia 25 de Fevereiro, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, a exposição "Picasso em Ferro", de autoria de Plácido Souto, um artista do ferro de Vilar de Mouros.
Esta é a segunda vez que Plácido Souto expõe no Museu e em Torre de Moncorvo, já que no ano passado aqui tivémos outra mostra de trabalhos seus, na exposição "Artes do Ferro". Antigo ferreiro, serralheiro e soldador de terras do Minho, um dia demandou as terras do Sul, tendo trabalhado na grande indústria da construção naval da "margem sul" (do Tejo). Depois de reformado regressou às origens, terras de Caminha e Vilar de Mouros, onde havia uma arreigada arte do ferro, expressa em várias oficinas de ferreiro, onde principiou a sua formação na "escola da vida" - ver a propósito a proposta de classificação de uma dessas forjas no blogue da nossa congénere GEPPAV, de que o Sr. Plácido Souto faz parte: http://geppav.blogspot.com/2011/12/proposta-classificacao-patrimonial-das.htmldo mês de Março.
domingo, 8 de janeiro de 2012
Reportagem sobre as minas de Ferro de Moncorvo, na TVI
No seguimento das notícias que foram saindo nos últimos meses de 2011 sobre a possibilidade de se retomar a exploração do ferro de Moncorvo, uma equipa da TVI composta por Víctor Bandarra (repórter) e Bruno Vinhas ("camara-man") realizou, nos inícios de Novembro do passado ano, uma reportagem sobre o tema, intitulada "Miragem do Ferro", a qual foi ontem (7.01.2012) transmitida pelo referido canal televisivo:sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Feliz Natal e Bom ano 2012
terça-feira, 26 de julho de 2011
Cimeira do Património, dia 27 de Julho em Lisboa
Realiza-se a 27 de Julho uma Cimeira do Património, organizada pela AHP (Associação das Aldeias Históricas de Portugal), a qual terá lugar na Universidade Lusófona de Lisboa. Neste encontro serão discutidos os diversos problemas que afectam o nosso património construído e medidas a tomar para obstar à sua completa degradação.sexta-feira, 1 de julho de 2011
Sai amanhã (dia 2 de Julho) livro sobre igreja da Adeganha, de autoria de Eugénio Cavalheiro
É apresentada amanhã, sábado, dia 2 de Julho, uma monografia sobre a igreja matriz de Adeganha, de autoria do nosso ilustre consócio e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do PARM, comandante Eugénio Cavalheiro.
A apresentação do autor e da obra será feita pelo Dr. Roger Teixeira Lopes, editor responsável da editora João Azevedo, de Mirandela.
(clicar sobre o Convite para AMPLIAR) Eugénio Cavalheiro nasceu em Lisboa em 1935, embora com origens no concelho de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, descendente dos antigos proprietários da Quinta do Campo, perto da barragem do Pocinho. Tendo frequentado a academia da Marinha, é capitão-de-mar-e-guerra na situação de reforma. Desde sempre interessado em História de Arte e nos temas de Cultura em geral, o comandante Cavalheiro frequentou um curso de História de Arte na Open University inglesa, complementado depois na Universidade Aberta portuguesa. É autor de monografias sobre monumentos de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente "A igreja matriz de Torre de Moncorvo" (em colaboração com N. Rebanda), "Os frescos da capela da Senhora da Teixeira". "Arte dos frescos de Vila Real" e, agora, a "Igreja de Santiago de Adeganha". Além disso, tem vários artigos dispersos em obras colectivas ou publicações periódicas.
Sobre a igreja da Adeganha, diremos apenas que é Monumento Nacional desde 1944 (dec. 33587, de 27/03), sendo um edifício em alvenaria de granito, possuindo campanário de sineira dupla, com arcos de volta de volta inteira na sineira e nas portas laterais (Norte e Sul). Contudo o pórtico principal possui já um arco apontado, o que comprova tratar-se de um templo já tardio, entre o período românico e o gótico, razão pela qual se considera uma datação entre o século XIII e XIV. É dedicada ao apóstolo Sant'Iago maior, pelo que deveria inserir-se num caminho de peregrinação. No interior existem várias pinturas a fresco, que foram alvo de restauro há poucos anos, com destaque para uma representação do Santo padroeiro (Santiago), na parede de fundo da capela-mor (por detrás do altar). Os altares de talha barroca foram também alvo de restauro, por parte da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. No adro sabe-se da existência de sepulturas medievais. - informação retirada da respectiva ficha de "Carta Arqueológica e valores arquitectónicos do concelho de Torre de Moncorvo", de autoria do PARM (versão de 2008).
Mas, para mais informações sobre esta preciosa jóia do nosso património, nada melhor do que comparecer amanhã, pelas 15;00 horas na Biblioteca Municipal, para ouvir o nosso prezado consócio comandante Cavalheiro e, claro está, adquirir esta importante monografia. Decerto todos os participantes ficarão sumamente enriquecidos e dotados de uma outra capacidade para compreender este importante monumento da nossa região.
Turismo geo-mineiro
«As minas portuguesas estão a tornar-se num destino turístico para cada vez mais portugueses que querem conhecê-las e saber a sua história, tendo até já sido criado um 'Roteiro das Minas'.'Cada vez mais as pessoas procuram este tipo de abordagem turística', disse à Agência Lusa o subdiretor-geral da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Carlos Caxaria. Para dar resposta a essa procura e para promover o património mineiro, a DGEG criou há um ano o 'Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico em Portugal que em breve terá uma versão em espanhol e em inglês' ». - Fonte: RTP














