sexta-feira, 18 de junho de 2010

VI Simpósio sobre Mineração e Metalurgia históricas no SW europeu, começou hoje em Vila Velha de Ródão

Teve hoje início, em Vila Velha de Rodão, o VI Simpósio Internacional sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu, o qual irá decorrer até dia 20 do corrente.

O Encontro terá lugar na Casa das Artes e Cultura do Tejo, com algumas visitas de campo, nomeadamente às minas da Panasqueira.

O PARM e Museu do Ferro & da Região de Moncorvo serão representados pelo consócio e membro da direcção Nelson Campos

Ver: http://nomundodosmuseus.wordpress.com/2010/05/25/vi-simposio-sobre-mineracao-e-metalurgia-historicas-18-20-jun-2010/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Igreja matriz de Torre de Moncorvo é monumento nacional há 100 anos

.

Igreja matriz de Torre de Moncorvo (foto de N.Campos)

A tomada de consciência da importância dos chamados "monumentos pátrios" e da necessidade imperiosa da sua preservação foi uma longa odisseia, tendo decorrido emergido na Europa do século XIX, depois de os vendavais das revoluções liberais e da "política do camartelo" ter destruído imensos mosteiros, igrejas e castelos. Espíritos mais esclarecidos, como Victor Hugo, em França, ou Almeida Garrett e Alexandre Herculano em Portugal, clamaram no sentido da preservação e da recuperação dos monumentos.

Uma das medidas pensadas para se preservar o que hoje chamamos de "património" (conceito que implica a noção de "herança colectiva", a "heritage" dos ingleses), foi o seu reconhecimento e classificação.

No caso português, há que destacar o papel da Academia das Ciências, que em 1836 promoveu a criação de uma primeira comissão para o levantamento de edifícios importantes, que deveriam ser salvaguardados pelo Estado.

Mais tarde surgiu a Real Associação de Archeólogos e Architectos Civis, que viria a constituir também uma comissão de monumentos nacionais (criada em 1881), tendo em vista uma primeira inventariação de edifícios de excepção, com descrição do estado de conservação e, se possível, desenho.

Outras comissões se seguiriam, quer no âmbito do Ministério da Instrução Pública e de Belas Artes, quer do ministério das obras públicas, até que em 1901 se constituíu um Conselho de Monumentos Nacionais, responsável pela definição de um conjunto de critérios para a classificação de monumentos (decreto de 30.12.1901). - Uma primeira lista foi publicada com o decreto de 10 de Janeiro de 1907, sendo ratificada pelo decreto de 16 de Junho de 1910, faz hoje 100 anos (ver em baixo), incluindo-se neste primeiro lote de monumentos a igreja matriz de Torre de Moncorvo:

Diário do Governo, decº. de 16.06.1910, public. em 23.06.1910
Por: Nelson Campos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ervas Aromáticas e Medicinais

Realizou-se no dia 12 de Junho, a exposição/workshop sobre Ervas Aromáticas e Medicinais, com orientação do Eng. Afonso Calheiros e Menezes. Esta foi uma temática inovadora no quadro da programação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, que se tornou um verdadeiro sucesso.

Veja aqui algumas fotos deste evento:



A explicação inicial do Eng. Afonso sobre as ervas aromáticas.

Uma das secções com os aromas mais fortes...


A secção bibliográfica também foi muito apreciada.

O público no final da actividade.
A exposição ficará patente até ao final do mês de Julho. Visite e divulgue!
Mais informações sobre esta actividade em: http://torre-moncorvo.blogspot.com/ (post de 14 de Junho de 2010).
.
Fotos PARM (H. Tavares, N. Campos, R. Leonardo)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Exposição e workshop "Ervas aromáticas e medicinais"


Esta actividade consta de uma exposição fotográfica, palestra, seriação e mostra de espécies florísticas com propriedades aromáticas e medicinais, pelo nosso Presidente da Direcção, Engº. Afonso Calheiros e Menezes, técnico superior do Parque Natural do Douro Internacional.
Contamos com a vossa presença no próximo dia 23 de Maio (Sábado), pelas 15.30 horas, no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo - venha aprender mais sobre a flora da nossa terra!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Palestra "Parque Paleozóico de Valongo", pela Prof. Doutora Helena Couto

Conforme anunciado no post anterior, decorreu ontem, dia 23, no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, a palestra "Parque Paleozóico de Valongo - exemplo de geoconservação na área metropolitana do Porto", proferida pela Prof. Doutora Helena Couto (professora associada do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e coordenadora científica do Parque Paleozóico de Valongo),

Apresentação da oradora Doutora Helena Couto.

A sessão iniciou-se pelas 15.00 horas, tendo o Dr. Rui Rodrigues, coordenador da secção de geologia do PARM, apresentado a palestrante, e o motivo de oportunidade da palestra, no contexto do lançamento do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico, de que o Parque Paleozóico de Valongo e o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, são parceiros (ver post de 18 de Maio).

Aspecto geral da assistência.

Seguiu-se a intervenção da Prof. Doutora Helena Couto, que começou por referir o processo de criação do Parque Paleozóico, no seguimento de uma candidatura ao programa LIFE (1995), tendo culminado em 1998, a que se seguiu um protocolo entre a Câmara Municipal de Valongo e a Associação para o Desenvolvimento Científico /Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entidade que presta apoio ao parque através do seu Centro de Geologia.

Em 2002 foi emitido parecer científico com vista à obtenção da figura de área de paisagem protegida para as Serras de Valongo, tendo em vista a protecção do património geológico, paleontológico, geomineiro e biológico.

Em 2004, foi feita uma proposta mais específica para protecção do património paleontológico, intitulada: “Ordovician fossils from Valongo Anticline”.

Todo este trabalho viria a ser reconhecido através da atribuição de um prémio, em 2003, à Câmara Municipal de Valongo e, em 2005, com o Prémio de Geoconservação PROGEO (prémio a que o município de Torre de Moncorvo também concorreu, em 2008, com o projecto “Museu do Ferro & da Região de Moncorvo”, tendo obtido uma Menção Honrosa).

Uma das trilobites que existem no Parque Paleozóico de Valongo.

Antes de referir as características e os aspectos mais relevantes do Parque (nomeadamente as condições de acesso e visita, os percursos, e o centro de interpretação), e dado que a palestra foi direccionada para um tipo de público não especializado, a autora apresentou uma breve cronologia das eras geológicas, desde o Pré-Câmbrico (542-488 Milhões de anos), pormenorizando de seguida os períodos de que existe um maior conjunto de testemunhos no contexto do Parque, ou seja, o Ordovícico (488-444 M.a.) e o Silúrico (444-416 M.a.), mas também do período Carbónico (359-299 M.a.), num tempo em que a península Ibérica já estava na região do Equador. – Nas fases anteriores, a massa de terra hoje correspondente à Em consonância com estes períodos, foi mencionado o tipo de rochas existentes e à sua génese, com destaque para as trilobites (adentro do Ordovícico), até aos últimos sedimentos da fácies marinha registados em Valongo (anticlinal de Valongo), do Silúrico. Referindo-se de seguida às várias mineralizações que ocorreram (Ouro, Antimónio, mas também Ferro), foi salientada a actividade humana, em termos de exploração, ao longo dos séculos, de que se encontram vestígios desde a época romana (mineração de ouro), até ao séc. XX (extracção de lousa e de carvão).

A assistência observando as cruzianas.

A finalizar, a Doutora Helena Couto explicitou a estrutura de funcionamento do Parque, com suporte no Centro de Interpretação Ambiental (C.M.Valongo), o qual faz actividades de divulgação a partir do centro interpretativo, a partir do qual se organizam vários percursos (“percurso verde”, "percurso amarelo", "percurso vermelho") com incidência na geomorfologia e minas visitáveis, numa viagem temporal desde o séc. I d.C., além de várias publicações e uma página na internet. O P.P.V. é muito procurado, quer por estudantes universitários, investigadores, público em geral e muitas visitas escolares (cerca de 10.000 alunos por ano). Até à data as visitas são gratuitas.

A Doutora Helena Couto explicando as diferenças entre vários tipos de trilobites.

Seguiu-se um período de debate e esclarecimento de dúvidas, e por fim, foram apresentados alguns exemplares de fósseis existentes no Parque Paleozóico, que foram cedidos pelo nosso consócio Dr. Higino Tavares, para esta palestra.
.
Para mais informações sobre o Parque Paleozóico, poderão consultar: http://www.paleozoicovalongo.com/local.swf ou a página Valongo Ambiental. Para marcações ou visitas guiadas fazer deverá contactar o posto de turismo da autarquia (224227900) ou o e-mail: e-daqv@cm-valongo.pt.

Fotos PARM/MF&RM

quinta-feira, 20 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alunos da Fac. de Ciências da Universidade do Porto e Univ. Aveiro visitam Museu e Minas

.
No passado dia 19 de Maio, um grupo de alunos e docentes do mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos, promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em colaboração com a Universidade de Aveiro, visitaram o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, seguida de uma visita às minas de Ferro do Roboredo (Cabeço da Mua), de forma a tomarem conhecimento in loco das potencialidades de alguns recursos geológicos do Douro Superior.

A visita foi promovida pelos docentes Profª. Doutora Helena Sant'Ovaia Mendes da Silva, Profª. Doutora Maria Armanda Dória e Prof. Doutor Fernando Noronha. - Saliente-se que o Professor F. Noronha já é um "habitué" do Museu do Ferro, onde já proferiu duas brilhantes conferências.

Aqui fica um breve registo da sua passagem por terras de Moncorvo, orientada pelo pessoal do Museu e pelo nosso colaborador Dr. Rui Rodrigues (geólogo e sócio do PARM):


Os alunos e docentes nos jardins do Museu (Foto PARM/Dr. Rui Rodrigues)


Entrada Norte da galeria do Cabeço da Mua (Foto PARM)

Os especialistas observando algumas das particularidades das formações ferríferas (Foto PARM)

Dia Internacional dos Museus - Crianças visitam o Museu do Ferro

.
No âmbito das Comemorações do Dia Interncional dos Museus, as crianças do Jardim de Infância n.º 1 do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, visitaram o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

A visita foi organizada pela Srª. D. Amélia Cascais, estagiária no museu e aluna do curso de Gestão Sociocultural do IPB, em coordenação com as docentes do Agrupamento de Escolas/Jardim de Infância n.º 1 (Prof.ª São Cardoso e Prof.ª Regina Páscoa). Nesta acção as crianças puderam ver o museu, brincar nos jardins e participar num "atelier" criativo, realizando trabalhos de artes plásticas/decorativas, de forma muito interessada. Certamente esta foi uma visita inesquecível para os mais novos, esperando que se repita mais vezes.

Os meninos na "Oficina do Conhecimento" (Foto D. Amélia Cascais)

... descendo para o Auditório (Foto PARM)

Os trabalhos em massa de modelar, de que já são peritos! (Foto PARM)

O Final do Dia em grande nos jardins do museu... (Foto PARM)

E a fotografia de grupo da praxe! (Foto PARM)
.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Museu do Ferro & da região de Moncorvo num Roteiro Mineiro a nível nacional

Coincidindo com a comemoração do Dia Internacional dos Museus, foi hoje disponibilizada a plataforma informática do "Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal".

Este projecto, promovido pela Direcção Geral de Energia e Geologia, com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, visa articular numa rota virtual um conjunto de locais e iniciativas de interesse mineiro e geológico em curso no território português, tendo em vista aumentar o potencial turístico de cada local, indo ao encontro de um tipo de público cada vez mais interessado nesta temática (Turismo Científico, em geral, e mineiro, em particular).
O Museu do Ferro & da Região de Moncorvo integra esta iniciativa desde a primeira hora, sendo um dos 21 locais aderentes, e o único no distrito de Bragança.

Pode aceder ao site através de http://www.roteirodeminas.pt/.

* * *
Aproveitando o contexto do Dia Internacional dos Museus e da disponibilização do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo lançou um folheto comemorativo do 15º Aniversário em que se sedeado na vila de Torre de Moncorvo (Solar do Barão de Palme), que aqui se reproduz:

Destacamos o contributo do PARM para a concretização do projecto do Museu do Ferro, desde o primeiro protocolo celebrado com o município de Torre de Moncorvo em 1993, tendo elaborado a inventariação de espólios, acompanhado a trasladação do núcleo museológico da Ferrominas para a sede do concelho (1995) e elaborado várias candidaturas a fundos comunitários, quer para o projecto de recuperação, obras e re-instalação, sempre em parceria com o município.
Após uma nova fase, iniciada em 2002, tem sido implementada uma programação regular, com realização de inúmeros eventos, com objectivo de envolvimento da população local, além de visitantes de outras paragens, quer de Portugal, quer do estrangeiro.

Hoje é o Dia Internacional dos Museus!


.

Em 1977 o ICOM (Conselho Internacional dos Museus), organismo da UNESCO, determinou que o dia 18 de Maio fosse comemorado como Dia Mundial dos Museus, como forma de estimular e sensibilizar as pessoas para conhecerem melhor o património cultural (colectivo) que se guarda nestas instituições (Museus, Centros Culturais e afins).

Tempos houve em que os museus eram uma espécie de "templos" reservados apenas aos "entendidos" e às pessoas pretensamente cultas, onde se mostravam apenas valores culturais de valor excepcional (quadros de grandes mestres, mobiliário e jóias preciosas, normalmente procedentes de colecções da Igreja ou de grandes senhores). Progressivamente os museus têm vindo a democratizar-se, tal como o acesso à Cultura, neles cabendo até obras mais modestas, do quotidiano, ou simples resíduos, como "cacos" de cerâmica ou escórias de ferro, mas que nos dão informação sobre o modo de vida dos nossos antepassados.

É evidente que essas grandes obras (o que se chamava de "obras-primas") continuam a integrar as exposições de alguns grandes museus, mas hoje são explicadas de uma forma acessível, quer às pessoas comuns (que não os especialistas), quer, inclusivamente às crianças. Por isso, um sector fundamental dos museus de hoje são os chamados "Serviços Educativos".

O objectivo é que as pessoas tenham consciência da importância destes valores, que sintam que eles lhes pertencem, que os testemunhos resguardados nos museus fazem parte das suas memórias enquanto comunidade, e que os próprios espaços museológicos são como que "salas de visita" da sua casa, que é a sua terra, região, país, ou mesmo dessa casa maior que é o nosso planeta. - Em última instância, o objectivo dos museus hoje, é um maior envolvimento da comunidade nestes espaços (que lhes pertencem), é contribuir, dessa forma, para uma melhor cidadania.

Neste sentido, esteja onde estiver, talvez ao fim do dia (como forma de espairecer da jornada de trabalho), pegue na família e visite um museu perto de si!

_____

De forma a comemorar o Dia Mundial dos Museus, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (co-gerido em parceria entre a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a associação do PARM), convidam-no a uma visita - até às 18;00h > Entrada livre!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aves da Nossa Região

Para participar nesta actividade, podem inscrever-se através dos seguintes endereços:

- no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Largo Dr. Balbino Rego, 9. 5160-241 Torre de Moncorvo (inscrição presencial);
- ou por telefone tlf: 279252724
- e e-mail: parmoncorvo@gmail.com / museu-ferro@hotmail.com

Contamos com a vossa participação!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jornadas sobre valorização do Património fronteiriço

(Jornal de Notícias, 2010.04.28 - para Ampliar: clicar sobre o recorte)

Realizaram-se entre os dias 27 e 28 de Abril umas jornadas técnicas sobre a valorização de Património, no âmbito da candidatura "Terra de Fronteira e Vale do Douro", apresentada ao POCTEP pela DRCNorte e Junta de Castela e Leão.
Estas jornadas incluíram uma digressão por vários monumentos recentemente recuperados e valorizados ou em vias disso, como por exemplo a Domus Municipalis de Bragança, mosteiro de Castro de Avelãs, castelo de Algoso, Sé de Miranda do Douro, igreja de Freixo de Espada à Cinta e castelo de Ansiães.
A candidatura em que se inserem estas jornadas encontra-se em execução, prevendo-se um investimento de 360.000,00€ (com comparticipação do FEDER) para 2009/2010, só do lado português.
A Directora Regional da Cultura, Arqtª. Paula Silva, ao referir-se ao que já foi feito reconheceu que ainda há muito a fazer, no que toca à recuperação do património do interior próximo da zona fronteiriça: "...ainda há obras de vulto, pesadas, do ponto de vista financeiro, como a cobertura da Sé de Miranda e a igreja matriz de Moncorvo".
Congratulamo-nos, naturalmente, pelo trabalho realizado e também pela intenção de investimento na recuperação da nossa igreja. Apenas esperamos que, no caso do nosso monumento, os problemas se resolvam quanto antes, pois chove como na rua em alguns pontos do interior da igreja, com implicações na conservação da talha e das imagens (algumas bem antigas), além do estado periclitante do muro do adro (lado Poente), a carecer de escoramento, pois receamos que possa desabar em situação de maiores enxurradas.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Decorreu ontem, a Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dedicado ao Património Rural das Freguesias de Cardanha e Adeganha.
Aqui ficam algumas imagens deste evento, que convidamos os leitores e participantes a comentarem.
1 - Miradouro de S. Gregório

2 - Estevais da Vilariça

3 - Estevais da Vilariça

4 - Estevais da Vilariça

5 - Estevais da Vilariça


6 - Póvoa

7 - Póvoa

8 - Póvoa

9 - Póvoa

10 - Póvoa

11 - Cardanha

12 - Cardanha

13 - Cardanha

14 - Cardanha


15 - Adeganha

16 - Adeganha
Fotografias de PARM (NR/RL)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No próximo Domingo, dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tendo o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios - ver: http://icomos.fa.utl.pt/ ; http://www.icomos.org/) designado como tema a celebrar, no presente ano, o Património associado à actividade agrícola e ao mundo rural em geral.

Para assinalar esta data na nossa região, o Município de Torre de Moncorvo, a Junta de Freguesia de Adeganha, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e o PARM, decidiram promover um “Circuito Cultural pelo Património Rural das freguesias de Adeganha e Cardanha”, numa zona do concelho de particular encanto, mas em que a desertificação humana, a construção exógena e até o caso do "negócio" da delapidação de muros rústicos divisórios de propriedades, levados para Espanha "por dez réis de mel coado", já se fizeram sentir.
Pretende-se também com esta iniciativa sensibilizar as populações dos locais visitados, bem como todos os interessados nesta iniciativa, para a necessidade da preservação não só do Património Cultural em geral, mas também do chamado Património Rural, onde mergulham fundamente as raízes de muitos de nós.


Programa do Circuito Cultural previsto para o próximo dia 18 de Abril (Domingo):

9.00 h – saída de Torre de Moncorvo (a partir da Praça Francisco Meireles)
9.30 h – Visita ao Miradouro de S. Gregório e área adjacente, observando-se o que resta dos antigos muros divisórios de propriedades.
10.30 h – Paragem nos Estevais da Vilariça, com breve visita à povoação.
11.00h – Visita à povoação da Póvoa.
11.30 h – Passagem pela Cardanha
12.00 h – Chegada à Adeganha, com visita pela aldeia.
13.00h - Almoço (em princípio na Foz do Sabor).

Esta actividade é gratuita (excepto o almoço), sendo necessária a inscrição prévia, através dos seguintes contactos: telefones: 279 252 724, 279 258 350, 279 989 301; e-mail: museu-ferro@hotmail.com; helena.pontes@torredemoncorvo.pt; juntaadeganha@sapo.pt.
Participe!
.