quarta-feira, 19 de maio de 2010
Alunos da Fac. de Ciências da Universidade do Porto e Univ. Aveiro visitam Museu e Minas
No passado dia 19 de Maio, um grupo de alunos e docentes do mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos, promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em colaboração com a Universidade de Aveiro, visitaram o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, seguida de uma visita às minas de Ferro do Roboredo (Cabeço da Mua), de forma a tomarem conhecimento in loco das potencialidades de alguns recursos geológicos do Douro Superior.
A visita foi promovida pelos docentes Profª. Doutora Helena Sant'Ovaia Mendes da Silva, Profª. Doutora Maria Armanda Dória e Prof. Doutor Fernando Noronha. - Saliente-se que o Professor F. Noronha já é um "habitué" do Museu do Ferro, onde já proferiu duas brilhantes conferências.
Aqui fica um breve registo da sua passagem por terras de Moncorvo, orientada pelo pessoal do Museu e pelo nosso colaborador Dr. Rui Rodrigues (geólogo e sócio do PARM):
Dia Internacional dos Museus - Crianças visitam o Museu do Ferro
No âmbito das Comemorações do Dia Interncional dos Museus, as crianças do Jardim de Infância n.º 1 do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, visitaram o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
A visita foi organizada pela Srª. D. Amélia Cascais, estagiária no museu e aluna do curso de Gestão Sociocultural do IPB, em coordenação com as docentes do Agrupamento de Escolas/Jardim de Infância n.º 1 (Prof.ª São Cardoso e Prof.ª Regina Páscoa). Nesta acção as crianças puderam ver o museu, brincar nos jardins e participar num "atelier" criativo, realizando trabalhos de artes plásticas/decorativas, de forma muito interessada. Certamente esta foi uma visita inesquecível para os mais novos, esperando que se repita mais vezes.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Museu do Ferro & da região de Moncorvo num Roteiro Mineiro a nível nacional

Hoje é o Dia Internacional dos Museus!

.
Em 1977 o ICOM (Conselho Internacional dos Museus), organismo da UNESCO, determinou que o dia 18 de Maio fosse comemorado como Dia Mundial dos Museus, como forma de estimular e sensibilizar as pessoas para conhecerem melhor o património cultural (colectivo) que se guarda nestas instituições (Museus, Centros Culturais e afins).
Tempos houve em que os museus eram uma espécie de "templos" reservados apenas aos "entendidos" e às pessoas pretensamente cultas, onde se mostravam apenas valores culturais de valor excepcional (quadros de grandes mestres, mobiliário e jóias preciosas, normalmente procedentes de colecções da Igreja ou de grandes senhores). Progressivamente os museus têm vindo a democratizar-se, tal como o acesso à Cultura, neles cabendo até obras mais modestas, do quotidiano, ou simples resíduos, como "cacos" de cerâmica ou escórias de ferro, mas que nos dão informação sobre o modo de vida dos nossos antepassados.
É evidente que essas grandes obras (o que se chamava de "obras-primas") continuam a integrar as exposições de alguns grandes museus, mas hoje são explicadas de uma forma acessível, quer às pessoas comuns (que não os especialistas), quer, inclusivamente às crianças. Por isso, um sector fundamental dos museus de hoje são os chamados "Serviços Educativos".
O objectivo é que as pessoas tenham consciência da importância destes valores, que sintam que eles lhes pertencem, que os testemunhos resguardados nos museus fazem parte das suas memórias enquanto comunidade, e que os próprios espaços museológicos são como que "salas de visita" da sua casa, que é a sua terra, região, país, ou mesmo dessa casa maior que é o nosso planeta. - Em última instância, o objectivo dos museus hoje, é um maior envolvimento da comunidade nestes espaços (que lhes pertencem), é contribuir, dessa forma, para uma melhor cidadania.
Neste sentido, esteja onde estiver, talvez ao fim do dia (como forma de espairecer da jornada de trabalho), pegue na família e visite um museu perto de si!
_____
De forma a comemorar o Dia Mundial dos Museus, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (co-gerido em parceria entre a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a associação do PARM), convidam-no a uma visita - até às 18;00h > Entrada livre!
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Aves da Nossa Região
Para participar nesta actividade, podem inscrever-se através dos seguintes endereços:- no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Largo Dr. Balbino Rego, 9. 5160-241 Torre de Moncorvo (inscrição presencial);
- ou por telefone tlf: 279252724
- e e-mail: parmoncorvo@gmail.com / museu-ferro@hotmail.com
Contamos com a vossa participação!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jornadas sobre valorização do Património fronteiriço
Realizaram-se entre os dias 27 e 28 de Abril umas jornadas técnicas sobre a valorização de Património, no âmbito da candidatura "Terra de Fronteira e Vale do Douro", apresentada ao POCTEP pela DRCNorte e Junta de Castela e Leão.
Estas jornadas incluíram uma digressão por vários monumentos recentemente recuperados e valorizados ou em vias disso, como por exemplo a Domus Municipalis de Bragança, mosteiro de Castro de Avelãs, castelo de Algoso, Sé de Miranda do Douro, igreja de Freixo de Espada à Cinta e castelo de Ansiães.
A candidatura em que se inserem estas jornadas encontra-se em execução, prevendo-se um investimento de 360.000,00€ (com comparticipação do FEDER) para 2009/2010, só do lado português.
A Directora Regional da Cultura, Arqtª. Paula Silva, ao referir-se ao que já foi feito reconheceu que ainda há muito a fazer, no que toca à recuperação do património do interior próximo da zona fronteiriça: "...ainda há obras de vulto, pesadas, do ponto de vista financeiro, como a cobertura da Sé de Miranda e a igreja matriz de Moncorvo".
Congratulamo-nos, naturalmente, pelo trabalho realizado e também pela intenção de investimento na recuperação da nossa igreja. Apenas esperamos que, no caso do nosso monumento, os problemas se resolvam quanto antes, pois chove como na rua em alguns pontos do interior da igreja, com implicações na conservação da talha e das imagens (algumas bem antigas), além do estado periclitante do muro do adro (lado Poente), a carecer de escoramento, pois receamos que possa desabar em situação de maiores enxurradas.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
terça-feira, 13 de abril de 2010
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
No próximo Domingo, dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tendo o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios - ver: http://icomos.fa.utl.pt/ ; http://www.icomos.org/) designado como tema a celebrar, no presente ano, o Património associado à actividade agrícola e ao mundo rural em geral.Para assinalar esta data na nossa região, o Município de Torre de Moncorvo, a Junta de Freguesia de Adeganha, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e o PARM, decidiram promover um “Circuito Cultural pelo Património Rural das freguesias de Adeganha e Cardanha”, numa zona do concelho de particular encanto, mas em que a desertificação humana, a construção exógena e até o caso do "negócio" da delapidação de muros rústicos divisórios de propriedades, levados para Espanha "por dez réis de mel coado", já se fizeram sentir.
Pretende-se também com esta iniciativa sensibilizar as populações dos locais visitados, bem como todos os interessados nesta iniciativa, para a necessidade da preservação não só do Património Cultural em geral, mas também do chamado Património Rural, onde mergulham fundamente as raízes de muitos de nós.
9.00 h – saída de Torre de Moncorvo (a partir da Praça Francisco Meireles)
9.30 h – Visita ao Miradouro de S. Gregório e área adjacente, observando-se o que resta dos antigos muros divisórios de propriedades.
10.30 h – Paragem nos Estevais da Vilariça, com breve visita à povoação.
11.00h – Visita à povoação da Póvoa.
11.30 h – Passagem pela Cardanha
12.00 h – Chegada à Adeganha, com visita pela aldeia.
13.00h - Almoço (em princípio na Foz do Sabor).
Esta actividade é gratuita (excepto o almoço), sendo necessária a inscrição prévia, através dos seguintes contactos: telefones: 279 252 724, 279 258 350, 279 989 301; e-mail: museu-ferro@hotmail.com; helena.pontes@torredemoncorvo.pt; juntaadeganha@sapo.pt.
domingo, 28 de março de 2010
Exposição "Papoilas e outras cores de Trás-os-Montes" - inauguração
Como explicou o autor, Hernâni Carqueja, o colorido dos campos, no período primaveril, com destaque para o vermelho das papoilas, foi o que mais chamou a sua atenção nestas nossas paisagens, pelo que decidiu, desde há alguns anos, empreender o seu registo.
Aqui fica a nossa sugestão de visita para esta Primavera, uma vez que a exposição ficará patente até ao mês de Maio. A não perder!
Fotos PARM
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Projecto LIMPAR PORTUGAL
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
_____________
LIMPAR PORTUGAL/TORRE DE MONCORVO
No caso concreto de Torre de Moncorvo, desde cedo um grupo de jovens aderiu a este projecto, o que muito saudamos. Nos últimos tempos gerou-se uma dinâmica maior, tendo já aderido, até este momento, 42 pessoas (individuais e colectivas), entre as quais diversas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.
Está prevista uma reunião sobre este assunto, a qual terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro (SÁBADO) no auditório da Biblioteca Municipal.
LIMPAR PORTUGAL/GRUPO TORRE DE MONCORVO:
Pode inscrever-se aqui: http://limparportugal.ning.com/groups/group/show?id=3644063%3AGroup%3A12523&xg_source=msg_mes_group
COORDENADOR: Nuno Mourão Carvalho (Grupo de Jovens de T.Moncorvo)
__________________________________
Aproveitamos para informar que o PARM, no âmbito da programação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, promoveu, em 2005, uma exposição sobre esta temática, sob o título: "NÃO LIXEM A PAISAGEM". Na ocasião chegámos a "instalar" uma lixeira no espaço da exposição (auditório do museu), com televisores, maquinas de lavar, fogões, latas, garrafas plásticas, restos de entulhos e outras "porcarias" recolhidas nas valetas de diversas estradas da região. Além disso, foram expostas várias fotografias desses "pontos negros", os quais foram assinalados num mapa da região, deixando junto do mapa um lápis para os visitantes acrescentarem outros que conhecessem. Foram ainda expostos diversos trabalhos artísticos e criativos, elaborados pelas crianças das Escolas, na base de reciclagem de objectos que seriam deitados fora. Culminava a exposição na recriação de um Ecoponto, em que os visitantes deveriam distribuir o lixo (garrafas de vidro, papéis, plásticos, etc.) colocado ao lado. Numa mesa de trabalho, expuseram-se revistas e folhetos para consulta, e para reflexão e discussão. - O material informativo (fotos, mapa, etc) estão disponíveis para quem pretenda reeditar esta mostra.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
XV Aniversário do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo
Para assinalar a data, todos os visitantes dispuseram de entrada livre, bem como de visita guiada alargada às instalações do Museu. A iniciativa foi um sucesso, estando presentes cerca de uma centena de visitantes.
Exposição "O Ciclo da Amêndoa" II
Vitrine com as variedades de amêndoa (Foto PARM)






























