quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jornadas sobre valorização do Património fronteiriço
Realizaram-se entre os dias 27 e 28 de Abril umas jornadas técnicas sobre a valorização de Património, no âmbito da candidatura "Terra de Fronteira e Vale do Douro", apresentada ao POCTEP pela DRCNorte e Junta de Castela e Leão.
Estas jornadas incluíram uma digressão por vários monumentos recentemente recuperados e valorizados ou em vias disso, como por exemplo a Domus Municipalis de Bragança, mosteiro de Castro de Avelãs, castelo de Algoso, Sé de Miranda do Douro, igreja de Freixo de Espada à Cinta e castelo de Ansiães.
A candidatura em que se inserem estas jornadas encontra-se em execução, prevendo-se um investimento de 360.000,00€ (com comparticipação do FEDER) para 2009/2010, só do lado português.
A Directora Regional da Cultura, Arqtª. Paula Silva, ao referir-se ao que já foi feito reconheceu que ainda há muito a fazer, no que toca à recuperação do património do interior próximo da zona fronteiriça: "...ainda há obras de vulto, pesadas, do ponto de vista financeiro, como a cobertura da Sé de Miranda e a igreja matriz de Moncorvo".
Congratulamo-nos, naturalmente, pelo trabalho realizado e também pela intenção de investimento na recuperação da nossa igreja. Apenas esperamos que, no caso do nosso monumento, os problemas se resolvam quanto antes, pois chove como na rua em alguns pontos do interior da igreja, com implicações na conservação da talha e das imagens (algumas bem antigas), além do estado periclitante do muro do adro (lado Poente), a carecer de escoramento, pois receamos que possa desabar em situação de maiores enxurradas.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
terça-feira, 13 de abril de 2010
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
No próximo Domingo, dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tendo o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios - ver: http://icomos.fa.utl.pt/ ; http://www.icomos.org/) designado como tema a celebrar, no presente ano, o Património associado à actividade agrícola e ao mundo rural em geral.Para assinalar esta data na nossa região, o Município de Torre de Moncorvo, a Junta de Freguesia de Adeganha, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e o PARM, decidiram promover um “Circuito Cultural pelo Património Rural das freguesias de Adeganha e Cardanha”, numa zona do concelho de particular encanto, mas em que a desertificação humana, a construção exógena e até o caso do "negócio" da delapidação de muros rústicos divisórios de propriedades, levados para Espanha "por dez réis de mel coado", já se fizeram sentir.
Pretende-se também com esta iniciativa sensibilizar as populações dos locais visitados, bem como todos os interessados nesta iniciativa, para a necessidade da preservação não só do Património Cultural em geral, mas também do chamado Património Rural, onde mergulham fundamente as raízes de muitos de nós.
9.00 h – saída de Torre de Moncorvo (a partir da Praça Francisco Meireles)
9.30 h – Visita ao Miradouro de S. Gregório e área adjacente, observando-se o que resta dos antigos muros divisórios de propriedades.
10.30 h – Paragem nos Estevais da Vilariça, com breve visita à povoação.
11.00h – Visita à povoação da Póvoa.
11.30 h – Passagem pela Cardanha
12.00 h – Chegada à Adeganha, com visita pela aldeia.
13.00h - Almoço (em princípio na Foz do Sabor).
Esta actividade é gratuita (excepto o almoço), sendo necessária a inscrição prévia, através dos seguintes contactos: telefones: 279 252 724, 279 258 350, 279 989 301; e-mail: museu-ferro@hotmail.com; helena.pontes@torredemoncorvo.pt; juntaadeganha@sapo.pt.
domingo, 28 de março de 2010
Exposição "Papoilas e outras cores de Trás-os-Montes" - inauguração
Como explicou o autor, Hernâni Carqueja, o colorido dos campos, no período primaveril, com destaque para o vermelho das papoilas, foi o que mais chamou a sua atenção nestas nossas paisagens, pelo que decidiu, desde há alguns anos, empreender o seu registo.
Aqui fica a nossa sugestão de visita para esta Primavera, uma vez que a exposição ficará patente até ao mês de Maio. A não perder!
Fotos PARM
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Projecto LIMPAR PORTUGAL
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
_____________
LIMPAR PORTUGAL/TORRE DE MONCORVO
No caso concreto de Torre de Moncorvo, desde cedo um grupo de jovens aderiu a este projecto, o que muito saudamos. Nos últimos tempos gerou-se uma dinâmica maior, tendo já aderido, até este momento, 42 pessoas (individuais e colectivas), entre as quais diversas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.
Está prevista uma reunião sobre este assunto, a qual terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro (SÁBADO) no auditório da Biblioteca Municipal.
LIMPAR PORTUGAL/GRUPO TORRE DE MONCORVO:
Pode inscrever-se aqui: http://limparportugal.ning.com/groups/group/show?id=3644063%3AGroup%3A12523&xg_source=msg_mes_group
COORDENADOR: Nuno Mourão Carvalho (Grupo de Jovens de T.Moncorvo)
__________________________________
Aproveitamos para informar que o PARM, no âmbito da programação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, promoveu, em 2005, uma exposição sobre esta temática, sob o título: "NÃO LIXEM A PAISAGEM". Na ocasião chegámos a "instalar" uma lixeira no espaço da exposição (auditório do museu), com televisores, maquinas de lavar, fogões, latas, garrafas plásticas, restos de entulhos e outras "porcarias" recolhidas nas valetas de diversas estradas da região. Além disso, foram expostas várias fotografias desses "pontos negros", os quais foram assinalados num mapa da região, deixando junto do mapa um lápis para os visitantes acrescentarem outros que conhecessem. Foram ainda expostos diversos trabalhos artísticos e criativos, elaborados pelas crianças das Escolas, na base de reciclagem de objectos que seriam deitados fora. Culminava a exposição na recriação de um Ecoponto, em que os visitantes deveriam distribuir o lixo (garrafas de vidro, papéis, plásticos, etc.) colocado ao lado. Numa mesa de trabalho, expuseram-se revistas e folhetos para consulta, e para reflexão e discussão. - O material informativo (fotos, mapa, etc) estão disponíveis para quem pretenda reeditar esta mostra.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
XV Aniversário do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo
Para assinalar a data, todos os visitantes dispuseram de entrada livre, bem como de visita guiada alargada às instalações do Museu. A iniciativa foi um sucesso, estando presentes cerca de uma centena de visitantes.
Exposição "O Ciclo da Amêndoa" II
Vitrine com as variedades de amêndoa (Foto PARM)terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Orçamento de Estado para Cultura promete olhar mais para o Património
Foi divulgado ontem (dia 27) no Jornal de Notícias, que a verba do Orçamento de Estado para a Cultura vai crescer em 11% face ao orçamento de 2009, apostando na "promoção da Língua Portuguesa e a reabilitação do Património". Este último é um tema muito caro à nossa associação, conforme temos alertado neste blogue (veja-se, por exemplo os post's de 10 de Agosto e de 18 de Novembro de 2009).Esperemos que este incremento possa possibilitar a reabilitação necessária e urgente da Igreja Matriz de Moncorvo (Monumento Nacional afecto aos serviços do Ministério da Cultura), quer pelos problemas antigos, que se têm vindo a agravar - caso do muro do lado Poente, infestação dos altares por térmitas - mas também pelos problemas mais recentes - como é o caso das infiltrações na ábside do Altar das Chagas que obrigaram à remoção de algumas das imagens e que estão a destruir os retábulos de talha dourada, ou as infiltrações junto ao coro Sul.
Uma das medidas anunciadas, como se lê no recorte acima, é a criação de um "sistema de avaliação do estado dos imóveis classificados do Estado". Congratulamo-nos com esta medida, esperando que o Serviço de Bens Culturais das Direcções Regionais da Cultura implemente esse tipo de peritagens (para o que já demos um modesto contributo, no ano passado, no que toca à igreja matriz de Torre de Moncorvo), e, logo que haja disponibilidade de verbas, se passe à fase de recuperação, não descurando as medidas de manutenção e de conservação preventivas. Damos um exemplo: impõe-se, no caso de certas igrejas como a nossa, a limpeza dos canais de condução de águas pluviais, no topo das paredes ao nível dos telhados, normalmente obstruídos pelos excrementos de pombas, o que obriga à retenção de águas que geram infiltrações pelas paredes, interferindo depois com a estabilidade das estruturas.
Acrescentamos ainda que essas medidas de diagnóstico, e posterior intervenção, não se deveriam circunscrever aos "imóveis classificados do Estado", mas deveriam ser alargadas a outros imóveis (para já apenas os classificados) que sejam propriedade privada. Damos como exemplos o ermitério de Senhora da Teixeira (junto ao lugar de Sequeiros, fregª. de Açoreira, no concelho de Moncorvo), ou ruínas de Santa Cruz da Vilariça (fregª. de Adeganha, também no concelho de Torre de Moncorvo), isto só para mencionar dois casos a reclamar intervenção urgente, no nosso concelho. Muitos mais há, mas ficamo-nos por aqui, esperando que o reforço da dotação orçamental do M.C. não se fique apenas pelos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, Porto e Algarve, ou pela orla litoral, dado que o interior é cada vez mais procurado como destino turístico.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
sábado, 2 de janeiro de 2010
Bom Ano de 2010!
Entretanto, até ao dia 6 de Janeiro (dia de Reis), podem ainda ver, no Museu do Ferro, a exposição "Presé.pios" de João Pinto V. Costa.
http://florabrin.blogspot.com/2009/12/prese-pios-inauguracao-da-exposicao.html
http://florabrin.blogspot.com/2009/12/exposicao-de-prese-pios.html (neste link pode visionar uma excelente apresentação feita também pelo autor)
http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/12/exposicao-prese-pios-patente-no-museu.html
http://labodegadelasolana.blogspot.com/2009/12/presepios-los-otros-belenes.htmlquinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Exposição "Presé-pios" no Museu do Ferro
É inaugurada no próximo dia 19 de Dezembro (sábado), pelas 15;30h, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, uma exposição intitulada "Presé-pios", de autoria de João Pinto Vieira Costa, professor de Português na Escola Camilo Castelo Branco (Vila Real) e artista nas horas vagas. Trata-se de uma maneira original de ver o Presépio, rompendo com os cânones convencionais.
























