domingo, 28 de março de 2010

Exposição "Papoilas e outras cores de Trás-os-Montes" - inauguração

O autor em 1º plano, à esquerda, na foto
.
Conforme anunciado, foi inaugurada no dia 27 de Março, no auditório do Museu do Ferro, a exposição "Papoilas e outras cores de Trás-os-Montes", de autoria do Dr. Hernâni Carqueja. Aqui se patenteiam mais de uma centena de fotografias, que são resultado de um paciente trabalho realizado sobretudo ao longo das margens do rio Sabor, por um amante da fotografia com raízes no Felgar.
.

Como explicou o autor, Hernâni Carqueja, o colorido dos campos, no período primaveril, com destaque para o vermelho das papoilas, foi o que mais chamou a sua atenção nestas nossas paisagens, pelo que decidiu, desde há alguns anos, empreender o seu registo.

Mas aqui avultam outros elementos patrimoniais: as côrtes do gado, a antiga aldeia deserta de Silhades, simples muros rústicos. Acresce que muitos destes cenários, daqui a poucos anos, serão irremediavelmente apagados, em virtude da sua submersão pela barragem do baixo Sabor... O que confere a estas imagens um valor acrescido, como se fossem preciosas jóias na iminência de serem perdidas para sempre...


Aqui fica a nossa sugestão de visita para esta Primavera, uma vez que a exposição ficará patente até ao mês de Maio. A não perder!

Fotos PARM

quarta-feira, 3 de março de 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Projecto LIMPAR PORTUGAL

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

http://www.limparportugal.org/

_____________

LIMPAR PORTUGAL/TORRE DE MONCORVO
No caso concreto de Torre de Moncorvo, desde cedo um grupo de jovens aderiu a este projecto, o que muito saudamos. Nos últimos tempos gerou-se uma dinâmica maior, tendo já aderido, até este momento, 42 pessoas (individuais e colectivas), entre as quais diversas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.
Está prevista uma reunião sobre este assunto, a qual terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro (SÁBADO) no auditório da Biblioteca Municipal.

LIMPAR PORTUGAL/GRUPO TORRE DE MONCORVO:

Pode inscrever-se aqui: http://limparportugal.ning.com/groups/group/show?id=3644063%3AGroup%3A12523&xg_source=msg_mes_group

COORDENADOR: Nuno Mourão Carvalho (Grupo de Jovens de T.Moncorvo)

__________________________________

Aproveitamos para informar que o PARM, no âmbito da programação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, promoveu, em 2005, uma exposição sobre esta temática, sob o título: "NÃO LIXEM A PAISAGEM". Na ocasião chegámos a "instalar" uma lixeira no espaço da exposição (auditório do museu), com televisores, maquinas de lavar, fogões, latas, garrafas plásticas, restos de entulhos e outras "porcarias" recolhidas nas valetas de diversas estradas da região. Além disso, foram expostas várias fotografias desses "pontos negros", os quais foram assinalados num mapa da região, deixando junto do mapa um lápis para os visitantes acrescentarem outros que conhecessem. Foram ainda expostos diversos trabalhos artísticos e criativos, elaborados pelas crianças das Escolas, na base de reciclagem de objectos que seriam deitados fora. Culminava a exposição na recriação de um Ecoponto, em que os visitantes deveriam distribuir o lixo (garrafas de vidro, papéis, plásticos, etc.) colocado ao lado. Numa mesa de trabalho, expuseram-se revistas e folhetos para consulta, e para reflexão e discussão. - O material informativo (fotos, mapa, etc) estão disponíveis para quem pretenda reeditar esta mostra.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

XV Aniversário do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo


No passado dia 20 de Fevereiro (Sábado), comemorou-se o XV Aniversário do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Para assinalar a data, todos os visitantes dispuseram de entrada livre, bem como de visita guiada alargada às instalações do Museu. A iniciativa foi um sucesso, estando presentes cerca de uma centena de visitantes.

Exposição "O Ciclo da Amêndoa" II

Decorreu, no dia 13 de Fevereiro a inauguração da exposição "O ciclo da amêndoa", integrada nas festividades da Amendoeira em Flor. Aqui ficam algumas imagens da exposição, que ficará patente até ao dia 14 de Março. Contamos com a vossa visita!

Momento inicial da explicação da exposição
(imagem de Foto Bento, a quem agradecemos)
Vitrine com as variedades de amêndoa (Foto PARM)

Pormenor de um dos espaços da exposição com um toldo e varas, pá de revolver a amêndoa, e bacia assente sobre meia talha ou "caco", usada para o fabrico da amêndoa coberta (Foto PARM)


Os visitantes assistindo à explicação, com a mesa da partidela, em primeiro plano (imagem de Foto Bento, a quem agradecemos)


Vista Geral da exposição "O Ciclo da Amêndoa" (Foto PARM)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Orçamento de Estado para Cultura promete olhar mais para o Património

Foi divulgado ontem (dia 27) no Jornal de Notícias, que a verba do Orçamento de Estado para a Cultura vai crescer em 11% face ao orçamento de 2009, apostando na "promoção da Língua Portuguesa e a reabilitação do Património". Este último é um tema muito caro à nossa associação, conforme temos alertado neste blogue (veja-se, por exemplo os post's de 10 de Agosto e de 18 de Novembro de 2009).

Esperemos que este incremento possa possibilitar a reabilitação necessária e urgente da Igreja Matriz de Moncorvo (Monumento Nacional afecto aos serviços do Ministério da Cultura), quer pelos problemas antigos, que se têm vindo a agravar - caso do muro do lado Poente, infestação dos altares por térmitas - mas também pelos problemas mais recentes - como é o caso das infiltrações na ábside do Altar das Chagas que obrigaram à remoção de algumas das imagens e que estão a destruir os retábulos de talha dourada, ou as infiltrações junto ao coro Sul.

Uma das medidas anunciadas, como se lê no recorte acima, é a criação de um "sistema de avaliação do estado dos imóveis classificados do Estado". Congratulamo-nos com esta medida, esperando que o Serviço de Bens Culturais das Direcções Regionais da Cultura implemente esse tipo de peritagens (para o que já demos um modesto contributo, no ano passado, no que toca à igreja matriz de Torre de Moncorvo), e, logo que haja disponibilidade de verbas, se passe à fase de recuperação, não descurando as medidas de manutenção e de conservação preventivas. Damos um exemplo: impõe-se, no caso de certas igrejas como a nossa, a limpeza dos canais de condução de águas pluviais, no topo das paredes ao nível dos telhados, normalmente obstruídos pelos excrementos de pombas, o que obriga à retenção de águas que geram infiltrações pelas paredes, interferindo depois com a estabilidade das estruturas.

Acrescentamos ainda que essas medidas de diagnóstico, e posterior intervenção, não se deveriam circunscrever aos "imóveis classificados do Estado", mas deveriam ser alargadas a outros imóveis (para já apenas os classificados) que sejam propriedade privada. Damos como exemplos o ermitério de Senhora da Teixeira (junto ao lugar de Sequeiros, fregª. de Açoreira, no concelho de Moncorvo), ou ruínas de Santa Cruz da Vilariça (fregª. de Adeganha, também no concelho de Torre de Moncorvo), isto só para mencionar dois casos a reclamar intervenção urgente, no nosso concelho. Muitos mais há, mas ficamo-nos por aqui, esperando que o reforço da dotação orçamental do M.C. não se fique apenas pelos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, Porto e Algarve, ou pela orla litoral, dado que o interior é cada vez mais procurado como destino turístico.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MF&RM - Balanço de Actividades 2009 e Plano de Acção para 2010

Contamos com a vossa presença e a melhor divulgação deste evento!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Bom Ano de 2010!

A associação do PARM deseja a todos os seus associados e amigos, bem como a todos os moncorvenses e visitantes do nosso blogue, um bom ano de 2010, esperando que participem nas nossas actividades e se empenhem na valorização e defesa do Património Cultural da nossa terra!
Entretanto, até ao dia 6 de Janeiro (dia de Reis), podem ainda ver, no Museu do Ferro, a exposição "Presé.pios" de João Pinto V. Costa.

O autor e a sua obra
Aspecto da Exposição, na montra do museu - uma exposição patente 24 horas por dia!
Entretanto, pode ainda ver os seguintes links:

http://florabrin.blogspot.com/2009/12/prese-pios-inauguracao-da-exposicao.html

http://florabrin.blogspot.com/2009/12/exposicao-de-prese-pios.html (neste link pode visionar uma excelente apresentação feita também pelo autor)

http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/12/exposicao-prese-pios-patente-no-museu.html

http://labodegadelasolana.blogspot.com/2009/12/presepios-los-otros-belenes.html

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Exposição "Presé-pios" no Museu do Ferro

É inaugurada no próximo dia 19 de Dezembro (sábado), pelas 15;30h, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, uma exposição intitulada "Presé-pios", de autoria de João Pinto Vieira Costa, professor de Português na Escola Camilo Castelo Branco (Vila Real) e artista nas horas vagas. Trata-se de uma maneira original de ver o Presépio, rompendo com os cânones convencionais.
Embora natural de Alpendurada (Marco de Canaveses), o Dr. João Pinto V. Costa é um amigo de Moncorvo, concelho que bem conhece por via do seu casamento com uma moncorvense de Sequeiros. Esta é segunda vez que expõe os seus trabalhos no Museu, tendo-nos presenteado em 2006, com a "Flora de Brincadeiras", que deu origem a uma publicação.
A presente mostra ficará patente até ao dia 6 de Janeiro (dia de Reis)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Boas Festas

(clique na imagem para aumentar)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Exposição Presé-pios



Apareça e divulgue!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Igreja Matriz de Moncorvo - Recuperação de sacrário

No dia 16.11.2009, da parte da manhã, uma equipa da empresa Arte & Talha (de Santa Comba Dão, Viseu), procedeu à remoção do Sacrário localizado no absidíolo correspondente à capela do Santiíssimo Sacramento, com vista ao seu restauro – trabalho adjudicado pela Direcção Regional da Cultura do Norte/Serviço de Bens Culturais, após informação de duas técnicas superiores de Conserv. e Restauro de Tibães.

Durante a operação de remoção do sacrário verificou-se que praticamente todos os colunelos que ladeiam o corpo da peça se encontravam muito atacados pelos xilófagos, assim como uma peça intermédia entre o sacrário e a sua cúpula. Na base, ao proceder-se ao levantamento, encontrou-se uma colónia de milhares de insectos. Segundo os técnicos, a praga pode ter-se instalado há cerca de 2 anos, sendo este um problema comum a muitas peças de arte em igrejas portuguesas, de há uns anos a esta parte, possivelmente relacionado com as alterações climáticas.

Espera-se o resultado final do restauro, de que se dará posterior informação. Entretanto a igreja matriz de Moncorvo, fica temporariamente privada de um dos seus tesouros artísticos, a bem da sua salvaguarda e recuperação (que se impunha).

(Fotos PARM)

Recuperação de pináculo na Igreja Matriz de Moncorvo

Em Agosto de 2009, na sequência da cedência do muro Poente do adro da igreja matriz de Torre de Moncorvo, e da posterior retirada de três pináculos do mesmo muro, que foram vandalizados, a direcção do PARM deliberou analisar o estado de conservação de todos estes elementos arquitectónicos, assim como de todos os cruzeiros e pontos de fragilidade do muro que delimita o adro, e outros aspectos a carecer de intervenção urgente por parte da tutela do monumento. O relatório dessa "peritagem" foi entregue à tutela do monumento, assim como ao Município de Torre de Moncorvo.
Os técnicos no decorrer dos trabalhos. O pináculo depois de restaurado.
Entretanto, uma equipa da empresa Ca CO3, Conservação do
Património Artistico, Lda. (Tomar),
contratada pela Direcção Regional da Cultura do Norte/Serviço de Bens Culturais, procedeu, na passada semana, à remontagem, consolidação e restauro de um pináculo, que se encontra na escadaria Sul da parte dianteira do Adro. - Congratulamo-nos com esta medida, esperando que se consigam arranjar as verbas necessárias para a consolidação de outros pináculos e cruzeiros, assim como para outras obras de restauro deste monumento que é o nosso ex-libris por excelência.

(Fotos PARM)