
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Orçamento de Estado para Cultura promete olhar mais para o Património
Foi divulgado ontem (dia 27) no Jornal de Notícias, que a verba do Orçamento de Estado para a Cultura vai crescer em 11% face ao orçamento de 2009, apostando na "promoção da Língua Portuguesa e a reabilitação do Património". Este último é um tema muito caro à nossa associação, conforme temos alertado neste blogue (veja-se, por exemplo os post's de 10 de Agosto e de 18 de Novembro de 2009).Esperemos que este incremento possa possibilitar a reabilitação necessária e urgente da Igreja Matriz de Moncorvo (Monumento Nacional afecto aos serviços do Ministério da Cultura), quer pelos problemas antigos, que se têm vindo a agravar - caso do muro do lado Poente, infestação dos altares por térmitas - mas também pelos problemas mais recentes - como é o caso das infiltrações na ábside do Altar das Chagas que obrigaram à remoção de algumas das imagens e que estão a destruir os retábulos de talha dourada, ou as infiltrações junto ao coro Sul.
Uma das medidas anunciadas, como se lê no recorte acima, é a criação de um "sistema de avaliação do estado dos imóveis classificados do Estado". Congratulamo-nos com esta medida, esperando que o Serviço de Bens Culturais das Direcções Regionais da Cultura implemente esse tipo de peritagens (para o que já demos um modesto contributo, no ano passado, no que toca à igreja matriz de Torre de Moncorvo), e, logo que haja disponibilidade de verbas, se passe à fase de recuperação, não descurando as medidas de manutenção e de conservação preventivas. Damos um exemplo: impõe-se, no caso de certas igrejas como a nossa, a limpeza dos canais de condução de águas pluviais, no topo das paredes ao nível dos telhados, normalmente obstruídos pelos excrementos de pombas, o que obriga à retenção de águas que geram infiltrações pelas paredes, interferindo depois com a estabilidade das estruturas.
Acrescentamos ainda que essas medidas de diagnóstico, e posterior intervenção, não se deveriam circunscrever aos "imóveis classificados do Estado", mas deveriam ser alargadas a outros imóveis (para já apenas os classificados) que sejam propriedade privada. Damos como exemplos o ermitério de Senhora da Teixeira (junto ao lugar de Sequeiros, fregª. de Açoreira, no concelho de Moncorvo), ou ruínas de Santa Cruz da Vilariça (fregª. de Adeganha, também no concelho de Torre de Moncorvo), isto só para mencionar dois casos a reclamar intervenção urgente, no nosso concelho. Muitos mais há, mas ficamo-nos por aqui, esperando que o reforço da dotação orçamental do M.C. não se fique apenas pelos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, Porto e Algarve, ou pela orla litoral, dado que o interior é cada vez mais procurado como destino turístico.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
sábado, 2 de janeiro de 2010
Bom Ano de 2010!
Entretanto, até ao dia 6 de Janeiro (dia de Reis), podem ainda ver, no Museu do Ferro, a exposição "Presé.pios" de João Pinto V. Costa.
http://florabrin.blogspot.com/2009/12/prese-pios-inauguracao-da-exposicao.html
http://florabrin.blogspot.com/2009/12/exposicao-de-prese-pios.html (neste link pode visionar uma excelente apresentação feita também pelo autor)
http://torredemoncorvoinblog.blogspot.com/2009/12/exposicao-prese-pios-patente-no-museu.html
http://labodegadelasolana.blogspot.com/2009/12/presepios-los-otros-belenes.htmlquinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Exposição "Presé-pios" no Museu do Ferro
É inaugurada no próximo dia 19 de Dezembro (sábado), pelas 15;30h, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, uma exposição intitulada "Presé-pios", de autoria de João Pinto Vieira Costa, professor de Português na Escola Camilo Castelo Branco (Vila Real) e artista nas horas vagas. Trata-se de uma maneira original de ver o Presépio, rompendo com os cânones convencionais. quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Igreja Matriz de Moncorvo - Recuperação de sacrário
Durante a operação de remoção do sacrário verificou-se que praticamente todos os colunelos que ladeiam o corpo da peça se encontravam muito atacados pelos xilófagos, assim como uma peça intermédia entre o sacrário e a sua cúpula. Na base, ao proceder-se ao levantamento, encontrou-se uma colónia de milhares de insectos. Segundo os técnicos, a praga pode ter-se instalado há cerca de 2 anos, sendo este um problema comum a muitas peças de arte em igrejas portuguesas, de há uns anos a esta parte, possivelmente relacionado com as alterações climáticas.
Espera-se o resultado final do restauro, de que se dará posterior informação. Entretanto a igreja matriz de Moncorvo, fica temporariamente privada de um dos seus tesouros artísticos, a bem da sua salvaguarda e recuperação (que se impunha).
Recuperação de pináculo na Igreja Matriz de Moncorvo
Património Artistico, Lda. (Tomar), contratada pela Direcção Regional da Cultura do Norte/Serviço de Bens Culturais, procedeu, na passada semana, à remontagem, consolidação e restauro de um pináculo, que se encontra na escadaria Sul da parte dianteira do Adro. - Congratulamo-nos com esta medida, esperando que se consigam arranjar as verbas necessárias para a consolidação de outros pináculos e cruzeiros, assim como para outras obras de restauro deste monumento que é o nosso ex-libris por excelência.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
II Passeio Micológico e workshop em Moncorvo
No final do dia, realizou-se o magusto, tendo sido servido um lanche com produtos regionais aos participantes do evento. A eles, os nossos agradecimentos pela participação e pelo interesse e empenho demonstrado.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Passeio Micológico II - Divulgação na Imprensa
O II Passeio Micológico e workshop, que se irá realizar amanhã, a partir das 10.00 horas, foi ontem divulgado na Revista Visão n.º 870, dedicado ao Ambiente, na secção "Sete", pág. 3.
Recorda-se a todos os interessados que deverão efectuar inscrição até às 17.00 horas de hoje.
.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
II Jornada Micológica em Torre de Moncorvo
PROGRAMA:
De manhã:
10;00h – Concentração no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo – breve explicação da acção e dos seus objectivos, por parte da organização;
10;15h – Saída a pé em direcção à serra do Roborêdo, pelo caminho da casa florestal (antigo caminho medieval que ia de Torre de Moncorvo para Mós, Freixo de Espada à Cinta, etc.);
Até às 12;00h – observação com colecta selectiva de alguns cogumelos para se classificarem e analisarem na sessão que terá lugar da parte da tarde.
12;30h – Chegada.
Almoço por conta dos participantes, nos locais à sua escolha.
Equipamento: o participante deverá levar calçado apropriado para andar no campo, impermeável e guarda-chuva, se o tempo a isso obrigar; máquina fotográfica; 2 canivetes; se é já um conhecedor de cogumelos e quiser trazer alguns para consumo próprio, deverá levar um saco especial para este efeito; se quiser recolher outros cogumelos para análise na sessão da tarde, deverão estes ser cuidadosamente apartados dos comestíveis – A colecta a realizar deverá ser feita de acordo com o Código de Conduta do Apanhador de Cogumelos, que será distribuído aos participantes.
Da parte da tarde:
14;30h – Encontro dos participantes no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, para assistirem à palestra sobre cogumelos, com projecção de uma apresentação PowerPoint, pelo Engº. Afonso Calheiros e Menezes (engenheiro florestal, técnico superior do PNDI e presidente da Direcção do PARM);
Após a palestra, será feita uma seriação e classificação das espécies recolhidas na acção de campo, com orientação do Engº. Afonso Calheiros e recurso a bibliografia especializada.
Ao final da tarde: Magusto /convívio.
Nota: Pede-se a todos os interessados que se inscrevam até às 17;00 horas do dia 6 de Novembro, através dos contactos habituais.
A organização.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
VI Partidela Tradicional da Amêndoa
Este ano contou com a participação especial do Grupo de Teatro "Alma de Ferro" que encenou vários dos aspectos do ciclo da amêndoa, particularmente a apanha, a descasca e a secagem, com alusões à "brecha" e ao "rebusco".
Seguiu-se a partidela onde participaram cerca de uma centena de pessoas do concelho, assim como vários visitantes do resto do país e até um representante da vizinha Espanha. Antes de ser servida a merenda tradicional, que acompanhava as antigas partidelas, a Tuna Tradicional da Lousa, brindou-nos com mais um concerto de grande qualidade, como é habitual.
A todos os artistas, participantes, colaboradores voluntários e patrocinadores os nossos agradecimentos, por terem tornado possível a concretização desta actividade, com empenho notável. Aqui fica uma breve reportagem fotográfica do evento:
O grupo de teatro Alma de Ferro, encenando a apanha da amêndoa.

Apanha da amêndoa com toldo (a partir dos anos 70 do séc. XX)
O numeroso público assistinda à representação - à direita, um Amigo vindo expressamente de Salamanca
O virar da amêndoa, para secagem, nos sobrados.
Idosas dos Lares e jovens, lado a lado, ao despique
Visitantes pertencentes ao grupo de teatro de Lordelo
Experimentados/as partidores/as cá da terra...
Uma representante da Madeira (futura guia-intérprete), que partiu amêndoa pela primeira vez
Outro aspecto da Partidela
Pancada seca de ferrinho sobre a amêndoa e... crásch!!
Uma festa para os mais novos verem como é (era)
Uns trabalham, outros observam... como se estivessem ao soalheiro
Actuação da tuna popular da Lousa, abrilhantando o eventosexta-feira, 16 de outubro de 2009
VI Partidela Tradicional da Amêndoa

Agradece-se a confirmação de presença até ao dia 21 de Outubro (Quarta-feira), podendo ser efectuadas através do telefone/fax 279252724 e dos mails museu-ferro@hotmail.com e parmoncorvo@gmail.com.
Saudações associativas!








.png)
.png)
.png)



