Caros/as consócios/as e amigos/as,
Quando escrevemos Terra com "T" (maiúsculo), estamos, obviamente a referirmo-nos ao nosso planeta. "Nosso", porque é de todos... E não só dos que se julgam senhores do mundo e o conspurcam, agridem, destroem, maltratam... e, com isso, põem em causa a vida de outras espécies que têm tanto direito a existir como a nossa, já que são nossos companheiros na grande solidão do Universo... (ainda que haja outras formas de vida, estão tão distantes que dificilmente podemos sonhar em visitá-los... ou "eles" a nós...).
Mas não são só os outros seres vivos terrestres que estão em perigo... Numa voragem suicida, parece que se está a põr em causa a existência da nossa própria espécie, o género Homo, tudo em nome daquela célebre justificação do economista ao político americano: "it's the Economy, stupid!"...
Caso não saibam, desde o ano passado que se celebra, por todo o mundo, o Ano Internacional do Planeta TERRA, por decisão da UNESCO. Na realidade o A.I.P.T. são 3 anos: 2007, 2008 e prolongar-se-á por 2009.
Por este motivo, o PARM através do Museu do Ferro vai associar-se oficialmente ao conjunto de eventos que se estão a realizar a nível nacional e internacional, solicitando a sua adesão à Comissão de Representantes do Comité Nacional para o Ano Internacional do Planeta Terra (A.I.P.T.). - Assim, esperamos que as próximas palestras sobre temáticas geológicas, que ainda vão decorrer neste ano, possam ter já esta chancela. O mesmo acontecerá com outros eventos correlacionados, no próximo ano > Estejam atentos à nossa programação!!!
Entretanto e a propósito, aproveitem para dar uma olhada no endereço electrónico que vai em baixo, e ver um belíssimo documentário (ainda que com a chancela de um conhecido livro)...
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Eis o mais belo planeta do sistema solar e, quiçá da Via Láctea, para não mencionar outros mundos que não conhecemos:
Planet Earth forever! - Clic no Link:
http://video.thesecret.tv/windowsmedia/planet_earth.wmv
é uma ode belíssima, uma elevada mensagem, sobre a nossa TERRA, A BELA AZUL....
E não se esqueça: Terra, há só uma... Vamos preservá-la!!!!
Saudações do PARM!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Exposição sobre Nery Delgado - sugestão de visita, no Museu Geológico
Nery Delgado (1835-1908) foi um eminente geólogo da "velha guarda", que também se referiu ao jazigo de minério de ferro de Moncorvo, razão pela qual é mencionado no nosso Museu do Ferro.
Por ocasião do centenário do seu falecimento, o Museu Geológico (dependente do INETI e situado na rua da Academia das Ciências, em Lisboa), promove uma exposição sobre a vida e obra deste investigador, intitulada: Nery Delgado (1835-1908), geólogo do Reino, a qual será inaugurada no próximo dia 1 de Outubro, ficando patente ao público até 31 de Março de 2009.
Fica a sugestão a todos os nossos associados que se interessem pela Geologia, bem como a todos os que acedam ao nosso "site":


Por ocasião do centenário do seu falecimento, o Museu Geológico (dependente do INETI e situado na rua da Academia das Ciências, em Lisboa), promove uma exposição sobre a vida e obra deste investigador, intitulada: Nery Delgado (1835-1908), geólogo do Reino, a qual será inaugurada no próximo dia 1 de Outubro, ficando patente ao público até 31 de Março de 2009.
Fica a sugestão a todos os nossos associados que se interessem pela Geologia, bem como a todos os que acedam ao nosso "site":


(clique na imagem para aumentar)
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Exposição de Pintura

Convidam-se todos os interessados para a inauguração da exposição de pintura "Na Crista da Onda", que terá lugar no próximo sábado, dia 27 de Setembro, pelas 15;30 horas, no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
Esta é uma exposição colectiva de artistas moncorvenses e de concelhos vizinhos que frequentemente expõem no MF&RM, sempre com um notório sucesso!
Contamos com a vossa presença!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Acompanhamento da Intervenção no Muro Poente da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo
Durante os meses de Julho e Agosto, decorreu uma intervenção no Muro Poente da Igreja Matriz de Moncorvo, cujo acompanhamento arqueológico foi efectuado pelo PARM.
Sucintamente, como se devem lembrar há cerca de dois anos, houve um período de grandes chuvas, que fez com que a sustentabilidade do muro estivesse ameaçada, isto é, em perigo de derrocada. Depois deste tempo todo, a actual Direcção Regional de Cultura - Norte, decidiu intervir.
Assim, como poderão ver através das imagens seguintes, foi desmontado grande parte do muro, tendo em atenção o aterro interior e o muro foi reconstruído e devidamente drenado. Por fim, foi reposto o lageado com uma pequena pendente para o muro para o melhor escoamento das águas.
De referir que, no decorrer do acompanhamento, foram recolhidos alguns materiais cerâmicos, osteológicos e metálicos, os quais serão tratados no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e aqui deverão ficar depositados se a Direcção Regional da Cultura do Norte assim o autorizar.
Há ainda a assinalar o achado de duas pedras decoradas, em granito, com motivos que poderemos considerar do período românico, ou tardo-românico. São mais dois elementos que podem confirmar a suspeita levantada há mais de 10 anos, sobre a localização da antiga igreja medieval de Santa Maria, no local da actual igreja matriz (ver, a propósito, a obra: "A igreja matriz de Torre de Moncorvo", de Eugénio Cavalheiro e Nelson Rebanda, Edição de João Azevedo, Mirandela, 1998 - pode ser pedida directamente ao Editor, ao Posto de Turismo de Torre de Moncorvo, ou ao Museu do Ferro & da Região de Moncorvo).
Ficam aqui algumas imagens do recorrer da obra:



























Sucintamente, como se devem lembrar há cerca de dois anos, houve um período de grandes chuvas, que fez com que a sustentabilidade do muro estivesse ameaçada, isto é, em perigo de derrocada. Depois deste tempo todo, a actual Direcção Regional de Cultura - Norte, decidiu intervir.
Assim, como poderão ver através das imagens seguintes, foi desmontado grande parte do muro, tendo em atenção o aterro interior e o muro foi reconstruído e devidamente drenado. Por fim, foi reposto o lageado com uma pequena pendente para o muro para o melhor escoamento das águas.
De referir que, no decorrer do acompanhamento, foram recolhidos alguns materiais cerâmicos, osteológicos e metálicos, os quais serão tratados no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo e aqui deverão ficar depositados se a Direcção Regional da Cultura do Norte assim o autorizar.
Há ainda a assinalar o achado de duas pedras decoradas, em granito, com motivos que poderemos considerar do período românico, ou tardo-românico. São mais dois elementos que podem confirmar a suspeita levantada há mais de 10 anos, sobre a localização da antiga igreja medieval de Santa Maria, no local da actual igreja matriz (ver, a propósito, a obra: "A igreja matriz de Torre de Moncorvo", de Eugénio Cavalheiro e Nelson Rebanda, Edição de João Azevedo, Mirandela, 1998 - pode ser pedida directamente ao Editor, ao Posto de Turismo de Torre de Moncorvo, ou ao Museu do Ferro & da Região de Moncorvo).
Ficam aqui algumas imagens do recorrer da obra:



























quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Ciência Viva - Cabeço da Mua
O dia final do Programa Ciência Viva - Geologia no Verão em Moncorvo, foi de retorno ás minas. Desta vez visitamos o Cabeço da Mua, com bastante participação e mostras de verdadeiro interesse e alguma adrenalina. Termina assim mais uma actividade promovida pelo PARM, que no cômputo geral foi muito positiva. Aqui ficam algumas imagens desta última actividade.

Mais uma vez reforçamos que muito agradecíamos que os participantes de todos os eventos nos enviem alguns depoimentos e fotos do(s) evento(s) em que participaram! Podem fazê-lo para o mail parmoncorvo@gmail.com. Esperamos por novidades para partilhar
Saudações científicas e associativas!

Mais uma vez reforçamos que muito agradecíamos que os participantes de todos os eventos nos enviem alguns depoimentos e fotos do(s) evento(s) em que participaram! Podem fazê-lo para o mail parmoncorvo@gmail.com. Esperamos por novidades para partilhar
Saudações científicas e associativas!
(Fotos PARM)
Ciência Viva - Vale da Vilariça
O quinto dia do Programa Ciência Viva - Geologia no Verão, promovido pelo PARM, teve lugar no Vale da Vilariça, particularmente na aldeia de Adeganha, Senhora do Castelo e o sítio arqueológioco do Baldoeiro. Eis um breve registo fotográfico desta actividade.
O Baixo Vale da Vilariça, a partir do sítio arqueológico do Baldoeiro. Ao centro pode-se ver a elevação que constitui a vila deserta de Santa Cruz da Vilariça.
O Baixo Vale da Vilariça, a partir do sítio arqueológico do Baldoeiro. Ao centro pode-se ver a elevação que constitui a vila deserta de Santa Cruz da Vilariça.(Fotos PARM)
Ciência Viva - Mós e Chapa Cunha
A visita a Mós e à Chapa Cunha constitui o quarto dia de actividades do Programa Ciência Viva - Geologia no Verão. Aqui fica um breve registo deste dia!
(Fotos PARM)
Subscrever:
Mensagens (Atom)





























