Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Exposição "Escombros - As Minas de Trás-os-Montes"





Não deixe de visitar esta exposição patente até ao dia 21 de Setembro!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

quinta-feira, 3 de julho de 2008

"Mitos, sonhos e realidades" - Exposição de pintura, no Museu do Ferro

Informamos os nossos consócios, amigos do Museu e público em geral, que será inaugurada no próximo sábado, dia 5 de Julho, às 16;00 horas, no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, uma exposição colectiva de pintura intitulada "Mitos, Sonhos e Realidades", da responsabilidade do Grupo Ibérico Mensagem, que se dedica à Arte, Cultura e Pensamento no Mundo.



Serão apresentados trabalhos de Júlia Guerra, Fernanda Viçoso, Perez Gabrielli e Luís Flores, artistas residentes e a trabalhar em Lisboa e Madrid, alguns dos quais contando já com várias exposições no seu curriculum.

Esta exposição ficará patente até ao dia 31 de Julho.

sábado, 14 de junho de 2008

Exposição "Diversidades" - II

Aqui ficam algumas imagens da exposição de gravura "Diversidades", de autoria de um conjunto de artistas da Associação de Gravura do Porto, inaugurada no passado fim de semana:
Ainda pode apreciar esta exposição até ao final deste mês, no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Venha tomar um café ao Auditório do Museu, e, num ambiente ameno e confortável, aprecie tranquilamente esta bela exposição!
A entrada é livre!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Exposição Colectiva de Gravura "Diversidades"


Caros sócios e Amigos do Museu,

No próximo Sábado, dia 7 de Junho, terá lugar no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, pelas 15.00 horas, a inauguração de uma Exposição Colectiva de Gravura intitulada "Diversidades".

Assim, vão ser expostos trabalhos de vários artistas pertencentes à "Matriz" - Associação de Gravura do Porto: Carla Marques, Céu Costa, Júlia Pintão, Mamy Higuchi, Miriam Rodrigues e Renata Carneiro.

Contamos com a vossa presença e divulgação deste evento!

Saudações Associativas.

domingo, 18 de maio de 2008

Exposição "Trabalhos do Museu" e criação de "Amigos do Museu"

Conforme anunciado, o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo assinalou o Dia Internacional dos Museus com uma exposição retrospectiva dos eventos temporários realizados desde 2002 até ao presente, assim como com a criação de um grupo (informal) de Amigos do Museu.

O encarregado do Museu e secretário da direcção do PARM no uso da palavra.

Como disse na ocasião o Encarregado do Museu, esta foi uma forma de homenagear e agradecer às inúmeras pessoas que têm ajudado o Museu do Ferro, desde os tempos do núcleo museológico da Ferrominas, sedeado no Carvalhal, assim como às entidades que contribuíram para a sua concretização e afirmação, ou ainda aos patrocinadores mais regulares dos eventos realizados, que têm colaborado oferecendo produtos ou serviços das suas áreas de actividade.

Aspecto parcial da Exposição e do público presente durante a sessão de criação dos Amigos do Museu

Foram agraciadas 37 pessoas e instituições, incluindo um caso a título póstumo, que foi o do Director da Ferrominas em Torre de Moncorvo, Engº. Gabriel Monteiro de Barros, um entusiasta e impulsionador da criação do Museu do Ferro daquela empresa mineira.

Outro aspecto da sessão

Os Amigos do Museu receberam um cartão, um diploma e um CD com imagens do Museu e seus conteúdos, ficando isentos de pagamento de ingressos sempre que visitem o museu. No entanto, para além da colaboração já prestada, deverão continuar a apoiar o museu, na medida das suas possibilidades, prestigiando-o e divulgando a sua existência, fazendo com que outras pessoas o visitem.

O Engº. José Manuel Aires, vice-Presidente da Câmara, entrega o Diploma de Amigo do Museu ao ferreiro Sr. António Carvalho (87 anos).

Os responsáveis presentes, do PARM e do município de Torre de Moncorvo, manifestaram ainda a intenção de, em cada ano, no dia internacional dos Museus, adicionarem novos Amigos à lista actual, conforme a colaboração prestada, esperando-se que um dia todos os moncorvenses (e não só) possam caber nesta classificação. Ou seja, pode-se "perder" em ingressos o que se ganhou em outras formas de colaboração, mas com acréscimo de um aspecto muito importante: as pessoas passarão a sentir o museu como "mais seu", conforme o "slogan" adoptado: "O Museu é Seu!"...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pintura ao vivo no Largo do Rossio de Torre de Moncorvo

Celebrou-se no passado dia 19 de Março o feriado municipal da mui nobre villa da Torre de Mencorvo. Uma das actividades do programa consistiu na pintura de uma tela colectiva, por um grupo de pintores liderado por Aires Santos, com motivos alusivos ao nosso concelho. Um dos objectivos desta acção foi animar a Praça General Claudino, a antiga "praça das regateiras", mas que até ao século XIX era conhecida pelo Rossio da vila.

A obra está provisoriamente exposta na galeria de passagem do Museu, devendo depois constituir acervo da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, que patrocinou o trabalho.

Exposição "Traços de um Património" - 2

Informamos que está ainda patente no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo a Exposição "Traços de um património", de autoria de Aires dos Santos.

Vista geral da exposição.

O visitante pode, calmamente sentado, apreciar as obras expostas e tomar um café, um chá ou um cálice de vinho generoso do Douro. Fica o convite!
Auditório do Museu - uma sugestão para os seus fins de semana!

segunda-feira, 17 de março de 2008

quarta-feira, 12 de março de 2008

Exposição "Traços de um Património"

Caros sócios e amigos do Museu,
Depois de uma nota primaveril no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, com as exposições de Cristina Camargo e dos Alunos do CET - "Amendoeira em Flor, Uma Abordagem Artística", convidamos-vos a participar na inauguração da Exposição do Pintor Aires dos Santos, intitulada "Traços de um Património", que terá lugar no próximo Domingo, dia 16 de Março, no auditório do Museu.

Contamos com a sua presença!

terça-feira, 4 de março de 2008

“Plantação” de amendoeiras artísticas no jardim do Museu

Foi inaugurada nos jardins do Museu do Ferro, no passado dia 1 de Março (sábado), uma exposição intitulada: “Amendoeira em Flor, uma abordagem artística”, que consta de várias esculturas (ou instalações) reproduzindo amendoeiras floridas, executadas em diversos materiais, desde arame, ferro, madeira, papel, “caricas” e até pipocas.



Estas obras de arte foram executadas por alunos do CET (Curso de Especialização Tecnológica) da área de Promoção Turística e Cultural, promovido pelo IPB (Instituto Politécnico de Bragança) e a funcionar em Torre de Moncorvo. A orientadora dos trabalhos foi a professora Raquel Pires.

Esta exposição, tendo como motivo as amendoeiras em flor, vem complementar, de certa forma, a instalação ao ar livre de autoria de Cristina Camargo, representando uma série de pássaros em vidro, fixados em varetas metálicas. Uma alegoria à Primavera que se aproxima e que constitui um bom motivo de visita ao Museu do Ferro e aos seus jardins.
A visita às Exposições temporárias é livre. Aproveite, venha ver, e de caminho tome um café no Auditório!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Inauguração da Exposição "tit-didelit-tit", de autoria de Cristina Camargo


Aqui ficam algumas fotografias da inauguração da exposição de pintura, da autoria de Cristina Camargo. Fica o convite para a visitarem no decorrer das Festividades da Amendoeira em Flor.





Algumas notas:

Cristina Camargo
Nasceu em Lisboa.

Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Licenciatura em Design Industrial pela ESAD – Matosinhos.
Frequência do Curso de Arquitectura da FAUP
Curso de Formação de Formadores em Design Industrial pela ESAD - Matosinhos.
Colabora regularmente, como artista plástica, com uma equipa pluridisciplinar no Serviço de Reabilitação do Hospital Magalhães Lemos concebendo, dinamizando e orientando os ateliers de cerâmica, pintura, fusão de vidro e reciclagem de papel (desde 1991).
Colabora regularmente como artista plástica na Fundação de Serralves orientando a oficina Espaço de Prática Criativa (desde 1999).
Orienta a Formação na Fundação de Serralves na área de Azulejaria e de Fusão de Vidro.
Colabora, como artista plástica, com outras instituições desenvolvendo oficinas com público diversificado.
Expõe regularmente desde 1990.
Desenvolve trabalho de pintura, azulejaria, fusão de vidro, instalação. Encontra-se representada em colecções em Portugal, Alemanha, Austrália, Angola, Brasil e EUA.

Sobre a Exposição:
"Tit-didelit-tit" é a reprodução do canto de um pássaro mágico, do Brasil, terra natal de sua mãe, a quem a autora dedica algumas obras da exposição.


“Pássaros, que são e não são, dependendo do modo de os olhar. Sutis, tornam-se íntimos, passeiam sobre os nossos corpos, nossas mentes, transmitindo-nos pureza, carinho, talvez, e por vezes agressividade.
O princípio e o fim. Os opostos que se tocam”. – Arabella Camargo. São Paulo, Agosto 2003

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Tit-didelit-tit

Estão convidados para mais uma exposição de pintura de Cristina Camargo, a realizar-se no Auditório do Museu. será inaugurada no próximo Domingo, dia 17 de Fevereiro, ás 15.00 horas.


quinta-feira, 11 de outubro de 2007