


Não deixe de visitar esta exposição patente até ao dia 21 de Setembro!


Ainda pode apreciar esta exposição até ao final deste mês, no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
O encarregado do Museu e secretário da direcção do PARM no uso da palavra.
Como disse na ocasião o Encarregado do Museu, esta foi uma forma de homenagear e agradecer às inúmeras pessoas que têm ajudado o Museu do Ferro, desde os tempos do núcleo museológico da Ferrominas, sedeado no Carvalhal, assim como às entidades que contribuíram para a sua concretização e afirmação, ou ainda aos patrocinadores mais regulares dos eventos realizados, que têm colaborado oferecendo produtos ou serviços das suas áreas de actividade.
Aspecto parcial da Exposição e do público presente durante a sessão de criação dos Amigos do Museu
Foram agraciadas 37 pessoas e instituições, incluindo um caso a título póstumo, que foi o do Director da Ferrominas em Torre de Moncorvo, Engº. Gabriel Monteiro de Barros, um entusiasta e impulsionador da criação do Museu do Ferro daquela empresa mineira.
Os responsáveis presentes, do PARM e do município de Torre de Moncorvo, manifestaram ainda a intenção de, em cada ano, no dia internacional dos Museus, adicionarem novos Amigos à lista actual, conforme a colaboração prestada, esperando-se que um dia todos os moncorvenses (e não só) possam caber nesta classificação. Ou seja, pode-se "perder" em ingressos o que se ganhou em outras formas de colaboração, mas com acréscimo de um aspecto muito importante: as pessoas passarão a sentir o museu como "mais seu", conforme o "slogan" adoptado: "O Museu é Seu!"...
Celebrou-se no passado dia 19 de Março o feriado municipal da mui nobre villa da Torre de Mencorvo. Uma das actividades do programa consistiu na pintura de uma tela colectiva, por um grupo de pintores liderado por Aires Santos, com motivos alusivos ao nosso concelho. Um dos objectivos desta acção foi animar a Praça General Claudino, a antiga "praça das regateiras", mas que até ao século XIX era conhecida pelo Rossio da vila.
A obra está provisoriamente exposta na galeria de passagem do Museu, devendo depois constituir acervo da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, que patrocinou o trabalho.
Vista geral da exposição.
Auditório do Museu - uma sugestão para os seus fins de semana!
Caros sócios e amigos do Museu,
Foi inaugurada nos jardins do Museu do Ferro, no passado dia 1 de Março (sábado), uma exposição intitulada: “Amendoeira em Flor, uma abordagem artística”, que consta de várias esculturas (ou instalações) reproduzindo amendoeiras floridas, executadas em diversos materiais, desde arame, ferro, madeira, papel, “caricas” e até pipocas.



